Meta. Palavra que determina um objetivo, e que se apresenta como um dos maiores eliminadores de sono dos vendedores.

Quem trabalha com vendas com certeza já ficou apreensivo próximo à data de fechamento das metas. Isso ocorre especialmente com os colaboradores que ainda não atingiram suas metas e precisam resolver o problema o mais rápido possível. O problema é que metas não se batem com pressa, mas sim com estratégia.

Obter bons resultados de vendas é essencial para a carreira de um vendedor e para os resultados empresariais, por isso, não são poucos os profissionais que se esmeram para aprimorar suas técnicas de venda e follow up, a fim de conquistar bons números no final de cada mês.

Se você faz parte desse time que está em busca de otimização para seu trabalho e quer se tornar o batedor de metas oficial do seu time, fique atento às 7 dicas práticas para bater meta de vendas que selecionamos para você. Boa leitura!

1. Seja organizado com sua agenda

Vendedores possuem uma agenda repleta de compromissos. Dentre as atividades da rotina da equipe de vendas encontram-se:

  1. Ligações com clientes e interessados;
  2. Reuniões de apresentação/demonstração;
  3. Videoconferências;
  4. Visitas.

Com tantos compromissos fica fácil se confundir. E a falta de domínio da sua agenda representa dois riscos grandes: o de perder boas oportunidades de negócios e o de se queimar com clientes e interessados.

O primeiro ponto de atenção para o vendedor que quer bater suas metas é ficar muito atento à agenda, evitar choque de horários e estruturar uma dinâmica de trabalho que seja positiva.

Não vai adiantar nada colocar 5 reuniões de 2 horas no seu dia. O cansaço e a repetição vão atrapalhar seu desempenho. Fique atento à distribuição das suas demandas para não perder nenhuma oportunidade.

2. Controle e atualize seu desempenho frente às metas de vendas

A partir do momento que a empresa estabelece as metas, faça um controle do seu desempenho com base nelas. Ao monitorar seus resultados diariamente, você ganha controle sobre o tempo restante para atingir os objetivos, além de conseguir analisar seu sucesso nas atividades já realizadas.

Planos de ação fazem parte da rotina dos vendedores, estejam eles perto ou longe da meta, e a melhor forma de traçar um planejamento eficiente é com base em dados sólidos sobre o seu desempenho.

3. Use o CRM à exaustão!

Se a sua empresa oferece um CRM para controle das atividades de vendas, extraia o máximo dessa ferramenta.

Um bom CRM é repleto de recursos para monitoramento de resultados, follow up, acompanhamento do funil de vendas e muito mais. Fique atento a tudo que o CRM da empresa pode fazer para facilitar sua rotina e use o sistema sempre que possível.

Profissionais que sabem usar bem o CRM têm mais chances de gerenciar seu trabalho com organização e estratégia, e isso é fundamental para bater as metas de vendas.

4. Faça prospecção para criar diversidade nas fontes de negócios

Diversificar os canais de aquisição vai além do recomendável, tratando-se de um procedimento essencial para ter diferentes oportunidades de negócio.

Não tenha medo de pedir indicações para clientes fiéis ou fazer prospecção outbound (ou seja, em uma lista criada por você e que não faz parte da empresa, mas sim das suas relações profissionais).

Um vendedor tem que vender, não importa como a oportunidade surgiu, o fundamental é analisar as chances de negócio, criar um bom relacionamento e fazer uma oferta no momento certo!

5. Saiba diferenciar o quente do frio

Leads aquecidos são as melhores oportunidades de vendas, contudo, o vendedor precisa ter um certo feeling sobre a capacidade de fechar o negócio ou não.

Tome cuidado no momento de escolher seus principais alvos e analise o contexto da negociação. Se possível, utilize os dados do CRM para analisar quais foram as interações feitas com os clientes e busque mapear quais deles realmente apresentam boas oportunidades.

Bater metas de venda é um desafio que exige mais do que apenas boas técnicas para fechamento de negócios. É preciso ser empático, analítico e estratégico para detectar quais são as oportunidades que realmente estão interessadas no seu produto.

6. Esteja em evolução constante

Mesmo que você seja o líder isolado de vendas da sua equipe e esteja batendo metas todos os meses, isso não significa que você atingiu a perfeição. Sempre dá para fazer melhor, tudo depende do seu conhecimento e estratégia.

Por essa razão, uma dica imprescindível é: esteja sempre melhorando, busque formas de estar cada vez mais adequado para seu trabalho.

A procura por aprimoramento é parte da rotina dos melhores profissionais. Busque cursos, conteúdos, livros ou qualquer tipo de recurso que lhe ofereça novidades e melhorias.

E tenha em mente que nunca é tarde para estudar e melhorar. Se você está na área há muito tempo e ainda não estudou para melhorar, lembre-se de um velho ditado chinês: o melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos atrás, o segundo melhor é agora.

7. Não se desespere com as metas!

Por fim, saiba que criar uma angústia e ansiedade sobre a necessidade de resultados não vai adiantar nada. Tenha calma, busque compreender as formas para atingir as metas e como você e seus colegas irão atuar para construir o resultados.

Pensar só na meta não vai levar você até ela, apenas o seu trabalho fará essa condução. E se você estiver ocupado demais sofrendo com os números, terá menos tempo para focar em produção.

Respire, planeje e execute, esse é o caminho até as metas. E lembre-se que a meta não batida em um mês não é o fim do mundo. O mau resultado pode até colocar pressão sobre seu trabalho, contudo, com base nessas dicas e com o seu esforço, com certeza os próximos meses serão mais produtivos!

Quais são as suas estratégias para bater meta? Quer acrescentar mais algum item na nossa lista? Deixe seu comentário e ajude mais vendedores a atingir suas metas com as nossas (e as suas) dicas!