7 dos melhores encurtadores de URL disponíveis online

Contar com alguns dos melhores encurtadores de URL disponíveis pode ser uma excelente forma de tornar os links do seu site ou do seu blog mais otimizados, simples é até mesmo mais atraentes.

No universo online, um link menor e com uma extensão mais comum pode aumentar as chances das pessoas clicarem. Você já viu URLs nada amigáveis, compridas e com diversos símbolos? Elas assustam, são difíceis de serem lembradas e muitas pessoas têm medo e desconfiança de serem direcionadas a sites suspeitos ou com vírus.

Por esses e outros motivos, valer-se de algumas dessas ferramentas pode deixar seus links mais aceitáveis, o que faz muita diferença nos resultados. Continue a leitura do artigo e veja alguns dos melhores encurtadores de URL que você pode utilizar!

O que é um encurtador de URL?

De forma simples, um encurtador de URL é um programa, que pode ser oferecido em uma página online ou em um aplicativo mobile, por exemplo, que tem como objetivo transformar o endereço web de uma página em um link mais curto.

Encurtar links pode ser vantajoso para transformar links extensos em links curtos e, assim, economizar caracteres nas mensagens. Pode ser muito útil, por exemplo, no uso de links em redes sociais ou espaços limitados de caracteres.

Quais as vantagens de um encurtador de URL?

Os encurtadores podem ser úteis para os negócios em diversas situações. Em postagens nas redes sociais, por exemplo, ajuda a economizar caracteres e deixar a mensagem menor e mais clara, pois URLs extensas tendem a poluir a informação.

Outra vantagem tem a ver com a personalização. Como citado, alguns links não apresentam-se como seguros e tendem a assustar alguns internautas, podendo causar hesitação ou dificultar a digitação, quando necessário. Encurtá-los nesses casos pode evitar que a pessoa deixe de clicar no link que você encaminhou.

A possibilidade de monitorar os links e quantos cliques ele recebeu também é um diferencial e ajuda a ter um controle dos acessos que a URL está recebendo.

Quais os 7 melhores encurtadores de URL disponíveis?

Muitos profissionais e empreendedores costumavam utilizar o Google URL Shortener, que era o programa da Google para encurtar os links. Contudo, a empresa anunciou que essa ferramenta seria descontinuada em 2019.

Esse encurtador era provavelmente o mais utilizado em todo o mundo. E a notícia da Google deixou muitos usuários preocupados. Felizmente, há outras alternativas disponíveis no mercado e que fazem um excelente trabalho.

Confira algumas delas!

1. Bitly

O Bitly é um dos encurtadores mais conhecidos e com mais usuários. A plataforma conta com um site e um aplicativo para celular. Quem precisa de um encurtador e não deseja desembolsar nada por um certo período, o Bitly conta com um plano gratuito bem atraente.

Esse plano conta com algumas funcionalidades que podem ser o bastante para os pequenos negócios, como:

  • personalização de URL encurtadas;
  • rastreamento de cliques;
  • dados geográficos das pessoas que clicaram nos links;
  • dados relacionados ao compartilhamento dos links.

Além disso, o Bitly deixa você fazer até 500 links personalizados ou 10 mil não personalizados na plataforma. Conforme seu negócio for crescendo, os planos pagos podem ser uma alternativa viável.

2. Owly

Owly é um encurtador de link do Hootsuite, que é uma ferramenta de gestão de redes sociais muito conhecida e utilizada. Ou seja, para utilizar esse encurtador, é necessário ter uma conta no Hootsuite.

Essa ferramenta dá a possibilidade de customizar os links e ainda oferece relatório de tráfego, que pode ser interessante para você analisar a eficácia da sua estratégia online.

O Owly permite que você encurte automaticamente os links na hora de agendar os posts nas suas redes sociais.

As funcionalidades podem ser boas, mas lembre-se que esse encurtador serve apenas para aqueles que utilizam o Hootsuite para gerenciar as mídias sociais da empresa.

3. BI.ink

Esse encurtador é uma ferramenta para pequenas empresas e oferece tudo o que pequenos empresários e empreendedores precisam para encurtar as URLs e acompanhar o desempenho delas.

A ferramenta oferece opções de relatórios completos, dispondo de uma página de estatísticas. E permite acompanhar conteúdos populares, horário nos quais as pessoas mais clicam nos links, acesso a dados demográficos e ainda fornece a opção de adicionar tags específicas para gerenciar melhor o desempenho.

A desvantagem é que o BI.ink é pago e não dispõe de um plano sem mensalidade, o que faz com que muitos recorram a outros encurtadores gratuitos que sejam tão bons quanto.

4.  Short.cm

O Short.cm é um serviço de encurtamento de URLs completo. Dispõe de praticamente todos os recursos dos quais você precisa. A maior vantagem do Short.cm é o fato de ser totalmente gratuito. Ou seja, você não terá que se preocupar com limite de URLs encurtadas e rastreadas.

5. Encurtador

O Encurtador é outra alternativa simples que pode ajudar em determinados momentos. Para utilizá-lo, basta entrar no site e colar a URL que deseja encurtar. A plataforma também traz a possibilidade de acompanhar a quantidade de cliques que o link recebeu.

Trata-se de uma ferramenta extremamente simples, podendo ser utilizada apenas para encurtamento e rastreio. O Encurtador está disponível em português, o que pode ser uma vantagem para quem tem dificuldades com a língua inglesa.

6. TinyURL

Essa ferramenta pode ser considerada a mais simples da lista e serve para aqueles que desejam apenas encurtar seus links. Para utilizá-lo, não é necessário ter cadastro e nem fazer um plano pago, pois a ferramenta é totalmente gratuita.

Ou seja, se você procura por algo com mais funcionalidades além do encurtamento, essa talvez não seja a ferramenta mais adequada. Para encurtar as URLs, basta entrar no site, colar o link desejado e aplicar.

Personalizar os links também é possível ser feito de forma simples e rápida. No geral, a ferramenta é muito utilizada por diversos profissionais.

7. Is.Gd

Parecido com o Bitly, pode ser considerado um dos mais completos e melhores entre os disponíveis no mercado. No site, é possível encurtar URLs de maneira rápida, customizá-las e rastrear os cliques sem mesmo precisar realizar o cadastro.

O interessante do Is.Gd é que ele oferece a possibilidade de gerar um código QR da URL para colocar em material impresso, como cartões de visita e panfletos, por exemplo. O único lado negativo pode ser a interface, que muitos consideram confusa no primeiro contato, mas é algo que não atrapalha a usabilidade.

Esses são alguns dos melhores encurtadores de URL disponíveis na internet. Aconselha-se testar todos e verificar qual deles mais lhe agrada e se adequa à sua necessidade, trazendo benefícios para o seu negócio.

Por falar na sua empresa, como anda a sua estratégia de marketing de conteúdo? Que tal alavancar sua autoridade na internet e entregar valor para seus clientes e público-alvo? Fale agora mesmo com um de nossos consultores e descubra como a ABContent pode ajudar você a se destacar perante a concorrência!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: