7 Softwares de gestão financeira para empresas que você deve conhecer

Gerir um empreendimento é uma tarefa bastante complexa. Afinal, ela exige que o empreendedor desenvolva conhecimentos em áreas diversas. Além da atividade final da empresa, é necessário entender sobre administração, finanças, gestão de recursos humanos, etc.

É claro que você não precisa ficar responsável por todas as atividades sozinho. Aliás, é recomendado que o empresário tenha profissionais e recursos com os quais contar — especialmente no caso de tarefas em que ele não tem conhecimentos ou experiências aprofundadas ainda.

Nesse cenário, os softwares de gestão financeira para empresas ganham importância. Eles ajudam em um dos pontos mais desafiadores para um gestor. Veja qual é a importância deles e confira algumas indicações de softwares para sua empresa!

Saiba por que a gestão financeira é importante

O tema das finanças empresariais deve ser um dos mais importantes logo que surge a iniciativa de começar um empreendimento. Não é exagero falar que a gestão financeira é uma das demandas fundamentais de uma empresa.

O principal objetivo de um empreendedor é atrair clientes para seus produtos e serviços e garantir vendas, certo? Além disso, o dinheiro das vendas deve ser suficiente para custear a manutenção e o crescimento do negócio no mercado.

Então, em resumo, todas as atividades da gestão empresarial estão relacionadas ao aspecto financeiro. Um dos maiores objetivos do empreendedor é organizar os custos e ganhos de maneira sustentável. Isso sem falar nas obrigações contábeis e fiscais.

O problema é que realizar a gestão financeira para empresas pode ser uma tarefa bastante difícil. Mais ainda se considerarmos um negócio de médio ou grande porte, quando as contas se tornam cada vez mais complexas.

Por isso, contar com ferramentas eficientes para organização das finanças é interessante. Do contrário, pode haver muito desperdício de tempo e recursos nas atividades de gestão — além de existir o risco de se desorganizar e colocar a saúde do negócio em perigo.

Conheça 7 softwares de gestão financeira para empresas

Como você viu, não é aconselhável ficar responsável pela gestão financeira de uma empresa sozinho, principalmente sem contar com recursos eficientes. A boa notícia é que a tecnologia oferece diversas soluções para ajudar desde micro empresários até grandes companhias.

Confira 7 opções de softwares que certamente podem ser úteis na gestão financeira do seu negócio.

1. Omie

Omie é um sistema de gestão financeira voltado para pequenas e médias empresas. O software oferece suporte às atividades centrais de um negócio — como emissão de notas fiscais, controle de compras e estoque, gestão de contratos, etc.

Ele possibilita a gestão online das informações da empresa, o que facilita a organização dos documentos e dados relevantes. Os planos oferecidos dependem do enquadramento fiscal da empresa.

Um diferencial do software é a parceria com profissionais contadores. As empresas que utilizam o programa podem integrar sua plataforma ao sistema do contador, de modo a otimizar as tarefas contábeis e fiscais.

2. Quickbooks

As micro e pequenas empresas também podem contar com as soluções oferecidas pelo software Quickbooks. O objetivo do programa é organizar toda a gestão financeira do empreendimento de maneira eficiente e online.

Com uso dele, é viável acompanhar o fluxo de caixa, cadastrar pagamentos e recebimentos, controlar estoque, gerir funcionários e analisar suas finanças por meio de relatórios intuitivos produzidos pelo software.

O Quickbooks pode ser utilizado por múltiplos usuários da empresa. As funcionalidades do programa são diferentes, de acordo com o porte do negócio e com o plano escolhido por você.

3. Conta Azul

O Conta Azul é mais uma opção de software de gestão financeira para empresas focado em empreendimentos de pequeno e médio porte. Assim como os demais, ele presta suporte nas demandas financeiras básicas, tais quais:

  • Emissão de boletos e notas fiscais;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Planejamento do orçamentário;
  • Conciliação bancária;
  • Relatórios financeiros.

Os valores cobrados para a empresa também dependem do tamanho do cliente. Além disso, existem planos específicos para empresas contábeis.

4. Nibo

Quem busca mais opções de programas para auxiliar na gestão financeira pode contar as facilidades do software Nibo. Ele atende tanto a empresas quanto a contadores e oferece planos específicos de acordo com as funcionalidades.

Um diferencial do Nibo é que os clientes passam a ter uma conta digital e podem realizar pagamentos de contas e até de funcionários pelo software. Também é possível automatizar cobranças dos seus clientes.

Assim como outros programas, o Nibo permite conciliar dados com diversos sistemas. Desta forma, fica mais fácil e rápido importar documentos e organizar suas informações financeiras.

5. Sage Start

O Sage Start é outro sistema de gestão para empresas. A proposta dele é centralizar todas as informações importantes para o negócio — controle financeiro, estoque, vendas, emissão de notas fiscais, etc.

Além disso, ele oferece também funcionalidades para que o empresário faça seu controle financeiro pessoal. Como você já deve saber, separar as finanças do negócio e as pessoais é uma das boas práticas para a saúde financeira.

Em um mesmo software é possível organizar os dados da empresa e conferir relatórios gerenciais sobre as finanças dela, enquanto faz um controle do orçamento pessoal.

6. Bling

Se você gerencia um e-commerce, gostará de saber que o Bling é um software especializado nas atividades de lojas virtuais. Ele tem o objetivo de promover a gestão financeira do negócio, ajudando a organizar as vendas e o pagamento de comissões.

Também é possível realizar o controle de estoque e caixa, além de registrar todas as movimentações financeiras e emitir as notas fiscais. Seu diferencial é fazer integração com os correios para gerenciar as entregas e, ainda, com sites de vendas — como o Mercado Livre ou WCommerce.

7. TOTVS

Por fim, nossa última sugestão é o programa TOTVS, que tem mais de 30.000 clientes de diferentes portes. Sua principal proposta é a acompanhar as empresas de modo flexível, para se adaptar ao crescimento do negócio.

Além disso, as soluções oferecidas não se limitam à gestão financeira, mas atendem a diversas áreas gerenciais, como a de recursos humanos. Assim, o programa serve bem às empresas que estão tornando suas atividades mais complexas e precisam de ferramentas que abranjam isso.

Acabamos de apresentar 7 softwares de gestão financeira para empresas. Com certeza, as opções que demos podem ser muito úteis para melhorar os resultados do seu empreendimento. Não deixe de buscar profissionais e ferramentas capazes de otimizar o tempo e o dinheiro investidos no seu negócio.

E então, o que achou das sugestões? Tem alguma dúvida ou quer compartilhar mais uma indicação de programa? Deixe um comentário!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: