7 Unicórnios brasileiros que você precisa conhecer

Apesar de raros, os unicórnios existem no mundo do empreendedorismo. E, para alegria geral, o número deles está aumentando cada vez mais no Brasil e no mundo. Afinal, o cenário está favorável para o crescimento das startups.

Então, que tal descobrir o que são os unicórnios brasileiros e conhecer casos de sucesso por aqui e em outros países? Neste post, trouxemos muitas informações interessantes sobre isso!

O que são unicórnios

O termo que se refere às criaturas raras da mitologia foi o escolhido por Aileen Lee, uma investidora americana, para designar startups que alcançam a marca de 1 bilhão de dólares em avaliação do mercado.

As startups são empresas de tecnologia com negócio escalável, conhecidas por buscar crescimento rápido. Algumas delas apresentam produtos tão diferenciados e gestores tão eficientes que conseguem atingir marcas incríveis.

Assim, as que chegam a esse patamar começaram a ser chamadas de unicórnios, fazendo alusão à raridade e ao poder desses animais mitológicos. Em geral, as empresas conquistam seu valor de mercado a partir de altos aportes feitos por investidores que veem potencial no negócio.

O nome dado por Aileen Lee para as empresas deixa claro o quanto é difícil crescer de maneira tão eficiente e rápida. Para a investidora, o índice de startups que se tornam unicórnios é de 0,07% em relação ao geral. Em 2017, havia somente 277 empresas nesse nível em todo o mundo.

7 unicórnios brasileiros

Felizmente, temos empreendedores nacionais na lista de unicórnios. A ótima notícia é que o número só aumenta. Conheça algumas das empresas que diferenciaram o mercado e conseguiram um destaque incrível nos seus setores!

1. 99

A 99, empresa de transporte compartilhado, foi a primeira brasileira a entrar para o hall de unicórnios. Isso aconteceu em janeiro de 2018, quando ela finalmente atingiu a marca de 1 bilhão de dólares ao ser controlada por Didi Chuxing, uma empresa chinesa.

Os empreendedores Renato Freitas, Ariel Lambrecht e Paulo Vera fundaram a 99 em 2012, inicialmente como um aplicativo de táxi. Com a concorrência de motoristas particulares, a empresa se adaptou ao mercado e continuou crescendo mesmo competindo fortemente com a Uber.

2. Nubank

O Nubank é outro caso de sucesso de unicórnios brasileiros. Na verdade, a empresa foi fundada por um colombiano, David Veléz, que decidiu trazer o empreendimento para o nosso país.

A startup vem crescendo surpreendentemente nos últimos anos e conquistado cada vez mais o público que busca alternativas aos serviços bancários tradicionais. Com isso, em março de 2018 o Nubank conseguiu se tornar mais um dos casos de sucesso por aqui.

3. Movile

A Movile é uma empresa que congrega algumas startups, como Apontador, Sympla e, sem dúvida a mais famosa, o iFood. Essa última foi a grande responsável por transformar a Movile em um unicórnio no mês de novembro de 2018.

O iFood é um dos principais exemplos de apps que passaram a fazer parte da vida de inúmeros brasileiros. Ele revolucionou o setor de alimentação com o uso da tecnologia — e, agora, precisa lidar com o aumento da concorrência na área.

4. PagSeguro

A tecnologia também causou um forte impacto nos meios de pagamento no Brasil. Atualmente, a maioria dos serviços online oferece possibilidade de realizar as transações por meio do PagSeguro. Assim, a empresa se ampliou muito.

No começo do ano de 2018, ela abriu seu capital na bolsa de valores e chegou a uma marca incrível de 9,2 bilhões de dólares. Desde então, o valor de mercado da PagSeguro cresceu ainda mais e ela continua se expandindo no país.

5. Stone

A Stone é outra startup no setor de meios de pagamento. Meses depois da PagSeguro, em outubro de 2018, ela também conseguiu alcançar o patamar de unicórnio ao abrir seu capital na bolsa de valores e atrair investidores.

A empresa foi criada por André Street em 2012 e enfrentou um mercado de muita concorrência, principalmente com outros negócios de máquinas de cartão de crédito — como Cielo e Rede. Desde sua fundação, ela foi ganhando cada vez mais espaço e crescendo em desempenho.

6. Loggi

O sexto exemplo de unicórnio brasileiro é um negócio do setor de logística. Assim como o Nubank, a Loggi também foi fundada no Brasil por um estrangeiro: Fabien Mendez é natural da França, mas resolveu empreender em São Paulo.

A empresa foca seus serviços na organização de entregas e atende a diversos nichos. Ela se tornou unicórnio em junho de 2019, depois de receber investimentos massivos de fundos estrangeiros, como o japonês SoftBank.

7. Brex

Já que apresentamos algumas startups brasileiras fundadas por estrangeiros, que tal falarmos sobre o trabalho que dois brasileiros estão realizando nos Estados Unidos? Pedro Franceschi e Henrique Dubugras são sócios da Brex e conseguiram alcançar o patamar de unicórnio recentemente.

A empresa foi criada em 2017 e apenas 2 anos depois já chegou à marca de mais de 1 bilhão de dólares. Os brasileiros conquistaram muito crescimento e retorno financeiro ao oferecer serviços de cartão de crédito para outras startups.

Unicórnios internacionais

Depois de conhecer 7 casos de sucesso de startups brasileiras, que tal conferir alguns exemplos de grandes empresas internacionais? Sem dúvida, você já ouviu falar delas!

AirBNB

O aplicativo AirBNB causou uma verdadeira revolução no ramo de hospedagem. Ele facilitou muito a vida de viajantes e ainda permitiu que pessoas encontrassem opções de renda extra ao alugar seus imóveis ou quartos por temporada.

A empresa foi fundada pelos empreendedores Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia em 2008 e tem sede em São Francisco, nos EUA, mas logo se internacionalizou. Hoje, o app é utilizado por pessoas de mais de 150 países.

Netflix

A Netflix é mais uma startup internacional conhecida mundialmente. Ela foi criada no ano de 1997, na Califórnia, EUA.

Inicialmente, era um negócio de entregas de DVD, mas se adaptou às mudanças do mercado e acabou se transformando em um dos maiores exemplos de unicórnio.

Super-unicórnios

Se os exemplos que demos até aqui parecem tão incríveis, o que dizer da existência de super-unicórnios? Esse é o nome dado para empresas que chegam à marca inacreditável de 100 bilhões de dólares em seu valor de mercado.

Quer descobrir algumas que conquistaram isso? O Google e o Facebook. O primeiro começou como uma startup na década de 1990 e hoje é um dos maiores casos de sucesso mundiais. Já o Facebook ganhou destaque nos anos 2000.

Agora você sabe o que são os unicórnios e conheceu 7 unicórnios brasileiros que merecem sua admiração. Quem sabe eles não servem de inspiração para que o seu negócio cresça dessa forma? Sem dúvida, ainda há muito espaço para startups que transformem o mundo!

Quer melhorar seus resultados como empreendedor? Veja como inovar na experiência do consumidor!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: