8 Aplicativos grátis para empresas que vale a pena conhecer

Melhorar a eficiência de um negócio é um dos passos essenciais para alcançar o sucesso e manter-se competitivo no mercado. Para isso, é possível aperfeiçoar os processos com mais economia para ampliar os lucros. Nesse sentido, os aplicativos grátis para empresas podem ser grandes aliados.

Existe uma variedade de ferramentas gratuitas no mercado que podem ajudar a equipe a manter-se organizada e realizar o trabalho com mais produtividade. Assim, o seu negócio é capaz de economizar e aumentar os lucros, sem perder a qualidade.

Neste artigo, você conhecerá 8 aplicativos grátis para empresas que podem atender às necessidades do seu negócio e ajudá-lo a se tornar mais eficiente e completo. Confira!

Qual a importância dos aplicativos para empresas?

Antes de conhecer os aplicativos, vale entender por que é importante fazer o uso dessas ferramentas no seu negócio. Primeiramente, é preciso saber que existem diversos tipos de apps com finalidades e funções específicas. Assim, eles podem trazer benefícios para todas as áreas da companhia.

As ferramentas de comunicação instantânea, por exemplo, permitem que as informações cheguem de forma ágil e rápida aos seus destinatários. Como elas otimizam o atendimento ao cliente, esses sistemas podem ajudar a gerar resultados positivos à empresa.

Já os apps de finanças são essenciais para o controle empresarial. Por meio deles, é possível rastrear gastos com facilidade, por exemplo. Com essas informações, você pode fazer as adaptações necessárias para melhorar o uso do dinheiro e manter a saúde financeira do negócio.

Empresas que necessitam de processos logísticos mais eficientes também podem contar com o auxílio de aplicativos de frete, por exemplo. Esse tipo de aplicação oferece recursos utilizados para traçar rotas estratégias para economizar tempo e reduzir custos com transporte, entre outros benefícios.

Quais são os 8 principais aplicativos grátis para empresas?

Sabendo da importância de utilizar aplicativos no seu negócio, é preciso conhecer as soluções disponíveis no mercado. Confira 8 soluções tecnológicas e saiba como elas podem otimizar a gestão de processos no dia a dia da sua empresa, a custo zero!

1. WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo de comunicação desenvolvido para empresas. Por isso, ele possui funcionalidades que não são oferecidas na versão original. Um recurso que merece destaque no app é a automatização de respostas, que possibilita otimizar o tempo dos atendimentos.

Outra função importante é a etiqueta de contatos. Com ela, é possível organizar as conversas com os clientes e melhorar o controle sobre os processos de venda via WhatsApp. Por exemplo, você pode classificar as mensagens em nova compra, pagamento pendente e pedido finalizado.

2. Slack

Outro aplicativo de comunicação é o Slack. Com este app, a equipe pode trocar mensagens entre si em tempo real, acelerando a solução de problemas e melhorando a produtividade. Além disso, o histórico da conversa fica salvo na plataforma — facilitando e organizando a comunicação, principalmente, entre colaboradores da empresa.

Com a integração do Slack com outros aplicativos, você pode centralizar os fluxos de trabalho em um único local. Ao ter as principais informações em fácil acesso, não é preciso alternar entre elas. Isso ajuda a evitar possíveis distrações com o excesso de abas e janelas abertas no computador, por exemplo.

3. Asana

O Asana é outro aplicativo gratuito para empresas que vale a pena conhecer. Trata-se de um app de gestão de tarefas e projetos. Com ele, você pode controlar com eficiência o fluxo de trabalho de qualquer setor da companhia por meio de uma lista personalizável.

Assim, fica mais fácil acompanhar o progresso dos projetos e encontrar em tempo hábil gargalos nos processos, o que permite estudar alternativas para realizar melhorias. O Asana ainda conta com um fórum de discussão. Com isso, a comunicação com a equipe envolvida nas atividades é mais assertiva.

4. Mailchimp

O Mailchimp também faz parte da lista de aplicativos grátis para empresas. Trata-se de uma ferramenta de envio de e-mail marketing que automatiza o funil de vendas. Assim, é possível otimizar o trabalho da equipe.

Com o Mailchimp, o time também pode criar landing pages para as campanhas de marketing e captar leads para o funil de vendas. Além disso, ele tem um sistema que coleta dados sobre os processos comerciais, permitindo tomar decisões embasadas e melhorar os resultados da empresa.

5. TruckPad Pay

Para a gestão logística de sua empresa, você pode usar o TruckPad Pay. Por meio dele, é possível encontrar e contratar motoristas para realizar as suas entregas, sem complicação. Você pode acompanhar a rota desde a coleta até o destino final, trazendo mais segurança para a negociação.

Quando o produto é entregue ao cliente, o profissional deve tirar uma foto do comprovante e enviar digitalmente para a empresa. Assim, o contratante do serviço saberá se o consumidor recebeu a mercadoria no prazo esperado, visando garantir a sua satisfação.

6. Contestoque

Um gerenciamento de estoques eficaz auxilia a reduzir ou evitar prejuízos financeiros por perdas relacionadas aos produtos fora da validade, por exemplo. Além disso, a prática pode fazer toda diferença na hora de planejar as próximas compras para que não haja excesso ou falta de itens.

Nesse sentido, um dos aplicativos grátis para empresas que pode ser bastante útil é o Contestoque. Com ele, você pode conferir os estoques por meio de um leitor de código de barras, diretamente pela câmera do smartphone.

Em seguida, é possível importar os arquivos de contagem para um gerenciador de estoque. Para otimizar o processo, existem diversas opções de configurações. É o caso do cadastramento de itens no app, que ajuda a identificar códigos de barras de produtos que estão disponíveis, mas não constam no sistema.

7. Zapier

Mais uma ferramenta gratuita que pode fazer a diferença em qualquer negócio é o Zapier. Com esse app, é possível conectar várias ferramentas de marketing e ampliar o posicionamento do seu negócio no ambiente online.

Ele permite, por exemplo, que você distribua os conteúdos publicados no seu blog em diferentes redes sociais — como LinkedIn, Twitter e Facebook — de maneira automatizada. Assim, você ganha em eficiência e escala e impulsiona a sua marca na internet sem necessidade de intervenções manuais.

Assim como a maior parte das ferramentas desse tipo, o Zapier conta com um pacote gratuito — que pode atender às necessidades da maior parte das empresas do mercado.

8. BTG Pactual Empresas

Para finalizar a lista de aplicativos grátis de gestão empresarial, é hora de conhecer o BTG Pactual Empresas. Com ele, você encontra soluções financeiras que podem auxiliar no crescimento do seu negócio — como a emissão e gerenciamento de boletos bancários.

Isso facilita o controle dos vencimentos, possibilitando que a empresa envie lembretes de cobranças aos clientes para evitar atrasos no pagamento. Dessa forma, ela reduz o risco de inadimplência, o que poderia comprometer o fluxo de caixa do negócio.

Além do app do BTG, é possível encontrar diversos aplicativos para organizar as finanças da companhia. Entre eles, estão o Banco BS2 Empresas, Banco Inter Empresas e o Itaú empresas.

Como você viu, contar com aplicativos grátis para gestão de empresas pode contribuir para a organização empresarial e a redução de custos. Por isso, não deixe de analisar as 8 sugestões para identificar e implementar a que melhor atende às necessidades do seu negócio.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita para conhecer 4 ferramentas de gestão empresarial para potencializar os resultados do seu negócio!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: