8 Erros que empresas de finanças cometem na hora de captar e conquistar clientes

Captar clientes não é simples e pode ser um grande desafio. Diversas empresas que atuam no setor financeiro, como fintechs, assessorias de investimentos, instituições financeiras e até escritórios de contabilidade, por exemplo, sabem que precisam investir em práticas para prospectar interessados em seus serviços e produtos. 

No entanto, muitas dessas companhias podem cometer alguns erros que podem prejudicá-las no momento de atrair e conquistar as pessoas. Inclusive grandes empresas. 

Por isso, a ABContent preparou esse artigo. Vamos ajudar você a identificar 8 dos erros mais comuns e que muitos negócios cometem – em diversos ramos – e como evitá-los 

Acompanhe e descubra quais são! 

1. Esquecer o pós-venda

Esse é um dos erros mais prejudiciais ao conquistar e captar clientes. Os consumidores têm o costume de recomendar empresas para os outros, mas eles só indicam quando percebem que o atendimento e o serviço prestado têm qualidade. 

Assim, o pós-venda é fundamental para que seus clientes recomendem sua organização. E, principalmente, ajuda a mantê-los fiéis ao seu negócio. 

Por isso, não cometa o erro de desconhecer se o que ofereceu sanou as necessidades dos seus clientes. O pós-venda é o momento ideal para captar dados relacionados ao nível de satisfação com a empresase ainda precisam de ajuda ou se há algo a melhorar. 

Esse contato é essencial principalmente para empresas do ramo financeiro, sendo que a maioria oferece apenas serviços. Por ser uma relação contínua, esse pós-venda deve ocorrer com certa periodicidade e em todos os momentos em que algum serviço for solicitado e finalizado. 

2.Não estabelecer uma persona

Esse é talvez um dos erros mais comuns ao captar clientes. Todo negócio precisa definir uma persona, que é o perfil do seu cliente ideal.  

Sem um público-alvo bem definido, torna-se impossível conseguir bons resultados. Lembre-se de que quem tenta vender para todos não consegue vender para ninguém. 

Ter uma persona lhe ajudará a entender as necessidades, hábitos e desejos do seu público. Dessa forma, é possível pensar em estratégias de captação focadas no que os consumidores do seu serviço precisam. 

3. Não oferecer um atendimento personalizado

Outro dos erros que impedem empresas de conquistar clientes pode também contribuir para perdê-los para a concorrência.  Mesmo que sua companhia tenha um público bem segmentado, é preciso ter em mente que cada indivíduo é único e tem suas particularidades. 

Por exemplo, se você tem uma fintech de empréstimos, cada pessoa poderá procurar seus serviços por motivos diferentes. Enquanto alguns solicitam dinheiro para empreender, outros podem apenas precisar porque desejam adquirir um imóvel, por exemplo. 

Nesse caso, é essencial oferecer um atendimento personalizado para cada um. Ofertar as mesmas condições para ambos pode transparecer desinteresse em atender as distintas exigências.   

Para captar clientes, é preciso demonstrar que sua companhia oferece um atendimento diferenciado e que tem uma solução única e própria para cada um deles 

4. Não escutar o que o cliente precisa 

Para conseguir captar clientes ao longo do tempo é preciso estar em constante contato com seu público e ouvir o que ele precisa. Necessidades e desejos mudam conforme os anos. Por esse motivo, busque sempre compreender essas novas dores para poder oferecer soluções cada vez melhores. 

Não basta apenas procurar o que seus consumidores precisam. No atendimento, seja ele presencial ou online, procure falar menos e escutar mais para poder criar uma conexão, estabelecer confiança e deixar a pessoa mais satisfeita com a conversa. 

5.Não pedir feedbacks

Os feedbacks são importantes aliados para aperfeiçoamento de seus serviços, setores da organização e cada um dos colaboradores.  

Sendo assim, depois de um atendimento, peça para seus clientes avaliarem. Solicite opiniões também dos seus serviços de maneira regular.  

Os comentários podem ajudar a encontrar defeitos que ninguém da sua equipe percebia, bem como necessidades de melhorias.  

Quando percebem que suas sugestões estão sendo ouvidas, os consumidores tendem a se sentir mais satisfeitos e sua empresa consegue se aprimorar ainda mais. Organizações que estão em constante desenvolvimento conseguem captar mais clientes, pois aprendem a dialogar melhor e entregam soluções cada vez mais aprimoradas. 

6.Ignorar o quepúblico diz  

Diversos sites, como o Reclame Aqui, deram maior poder ao consumidor para relatar problemas que tiveram no momento da aquisição de um produto ou serviço em um empreendimento. 

Além dessas plataformas, as redes sociais também se tornaram um ambiente para usuários comentarem sobre o que consumiram.  

Tente observar o que dizem nessas mídias sobre sua empresa. Mesmo que seu negócio seja pequeno e local, comentários negativos podem prejudicar sua reputação.  

Escute os clientes satisfeitos, mas dê atenção aos insatisfeitos para entender o que pode ter ocorrido e buscar soluções para que desentendimentos não voltem a ocorrer. 

7. Não utilizar diversos canais de comunicação

Outro erro que impede companhias de captar clientes é justamente ter meios de contatos limitados. Existem diversos canais de comunicação que um empreendimento pode utilizar, como: redes sociais, WhatsApp, e-mail, SMS, telefone, chat, dentre outros.  

Com o avanço da tecnologia, exige-se a inclusão de novos meios para contato com o público, principalmente os de mensagem instantânea.  

Muitos já aderiram a esses novos canais, mas não é incomum encontrar negócios que ainda utilizam apenas telefone e formulários no site, por exemplo. 

Se o contato não for facilitado, prospects podem desistir e procurar um concorrente que seja mais acessível.  

8. Não entregar conteúdo

Esse é talvez o maior equívoco de todos. Com a presença da internet cada vez maior no dia a dia da população, as pessoas passaram a ter um grande poder de escolhaE, diante de diversas opções, a concorrência com certeza se tornou muito mais acirrada. 

Grande parte dos usuários atualmente utiliza os mecanismos de busca para procurar conteúdos que resolvam seus problemas. Conforme as pesquisas, passam a avaliar as diferentes alternativas no mercado. Somente no fim é que decidem adquirir o serviço ou produto que mais lhe atenda. 

Nesse processo, as pessoas compram daquela empresa que mais lhe gerou valor. Ao ler os conteúdos de uma determinada marca, o individuo passa a confiar nela, vendo-a como uma autoridade. 

A entrega de conteúdo é atualmente a melhor maneira de ser encontrado na internet e conquistar a atenção de sua persona. Logo, é preciso apostar no marketing de conteúdo e procurar sempre se diferenciar, entregando artigos especializados e de qualidade.  

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Esses foram alguns dos erros que podem impedir sua companhia de captar e conquistar clientes. Se o seu negócio comete algum deles, busque eliminá-los para ter sucesso na prospecção e fidelização dos consumidores! 

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