No mundo moderno, ter o seu próprio negócio deixou de ser coisa de visionários. Afinal, o empreendedorismo tornou-se algo tão corriqueiro em nosso dia a dia que é ensinado até mesmo em salas de aula.

Contudo, quem está se aventurando em carreira solo – ou mesmo quem pretende começar nesse meio – tem vários desafios a superar. Entre eles, certamente está a luta para alavancar o negócio.

Portanto, nada melhor do que conhecer estratégias e dicas de como fazer sua empresa decolar. Decerto, seu esforço somado à informação qualificada vai resultar no sucesso do empreendimento.

Neste artigo, descubra o que fazer para alavancar o seu negócio de uma vez por todas. Boa leitura!

As chaves para alavancar o negócio

Como alavancar minha empresa? Esta é, com certeza, a pergunta feita por todos que querem se destacar em seu ramo de atividade.

Aliás, isso vale tanto para um grande empresário quanto para um prestador de serviços. Seja qual for seu nicho, alavancar o negócio é fundamental.

Antes de mais nada, oferecer um produto de qualidade é condição primária para o sucesso da empreitada. Imagine, por exemplo, que você vai a um restaurante de bela fachada, limpeza impecável, atendimento primoroso. Porém, a comida é ruim.

Neste caso, de nada adiantam os pontos periféricos positivos, já que a exigência básica não foi cumprida.

Então, vamos partir do princípio que a qualidade do seu produto já foi testada e, sobretudo, aprovada. Dessa forma, o que lhe resta agora é alavancar o negócio.

É nesse ponto da história que entra o marketing, em suas mais variadas possibilidades de aplicação. Entre elas, o marketing de conteúdo, ferramenta disponível a todos e que, com certeza, ajudará sua empresa a decolar.

Quer aparecer? Vire referência

Basicamente, tratamos aqui de técnicas comprovadas que fazem determinado negócio tornar-se referência em seu segmento. Vamos dar um exemplo: você compraria um livro de receitas daquela cozinheira famosa da TV ou do Youtube?

E um livro semelhante, mas escrito por alguém de quem jamais ouviu falar? É provável que os dois produtos tenham conteúdos semelhantes, mas sua referência, certamente, é a moça da telinha.

Tornar-se referência em seu segmento e, consequentemente, alavancar o negócio, é o sonho de consumo de qualquer empreendedor. Para tanto, é necessário entender como aumentar a visibilidade de uma empresa. É exatamente aí que entra o marketing de conteúdo.

A importância de conhecer seu público

Primeiramente, é fundamental que você conheça seu público. Quem consome o produto que estou disponibilizando? Qual é a necessidade dessas pessoas? O que posso oferecer de novidade no mercado? Estas e outras questões podem ser respondidas com ferramentas de análise e pesquisa disponíveis na própria internet.

A partir daí, com o próprio público já devidamente conhecido e identificado, é hora de falar diretamente com ele. Ferramentas de baixo custo e até mesmo gratuitas estão disponíveis e acessíveis a todos.

Então, uma vez que você já estiver falando da maneira certa e com o público certo, vários passos terão sido dados para alavancar o negócio.

Como usar o marketing para alavancar o negócio?

De maneira geral, marketing pode ser um termo bem genérico. O próprio dicionário Aulete, por exemplo, o define como um “conjunto de técnicas de comercialização de produtos ou serviços, envolvendo pesquisas de mercado, adequação e promoção juntos aos consumidores”.

Ou seja, a grosso modo, praticamente todas as ações feitas no sentido de elevar as vendas ou o consumo de determinado bem ou serviço podem ser consideradas marketing. E ele, claro, é fundamental para quem quer fazer a empresa decolar.

No entanto, é possível filtrar esta definição e criar ações bem específicas para alavancar o negócio.

Dicas de marketing para qualquer negócio

Confira a seguir uma lista de dicas de marketing para pequenas – e grandes – empresas!

Sua marca, sua vida

Nem só de um bom logotipo vive uma empresa. É necessário espalhar a marca, fazer o público se identificar com ela.

Meu cliente, meu tesouro

Sabe quando você vai naquela lanchonete de sempre e o chapeiro já sabe o ponto da carne que lhe agrada? Faça o mesmo!

Quanto mais informações tiver de seus clientes – e usá-las bem, melhor.

Sem desculpas

A vida nem sempre é um mar de rosas, seja no trabalho ou fora dele. Quando as falhas acontecerem, entenda o que deu errado, assuma a culpa (se for o caso) e resolva a questão.

Fora da bolha

Em um mundo cada vez mais conectado, não relacionar-se com outras pessoas – inclusive concorrentes – é suicídio. Se exponha ao mercado, mostre o que você tem a oferecer, esteja disposto a ajudar. Relacionamento e marketing caminham juntos.

Associe-se

Nem todo mundo sabe tudo. Então esteja atento a eventuais parcerias que podem alavancar seu negócio.

A necessidade do cliente do seu parceiro, hoje pode ser a do seu cliente amanhã.

Inspiração e (muita) transpiração

Como você deve ter notado, pequenas ações são suficientes para largar na frente de muita gente quando o assunto é marketing e divulgação de sua empresa. Porém, é claro que a mágica não acontece sozinha. Ou seja, é necessário muito esforço para tudo dar certo.

E está exatamente no trabalho duro a receita de como melhorar o marketing de uma empresa. Aliado a isso, inegavelmente, vem o marketing de conteúdo feito com qualidade.

A mesma receita vale, inclusive, também para a necessidade de como dar visibilidade a um projeto. Aliás, ambas as situações caminham paralelamente.

O marketing está aí para servir tanto à empresa como um todo quanto a eventuais projetos específicos.

Entre um bom produto e o marketing, fique com os dois

Em suma, dentre todos os erros possíveis que um empreendedor pode cometer, renegar o marketing certamente está na prateleira daqueles considerados imperdoáveis.

Então, se você quer alavancar seu negócio (e quem não quer, não é mesmo?), saiba que marketing de conteúdo feito com qualidade e critério só vai trazer benefícios e acelerar o processo.

Afinal de contas, em um mundo em que ser o seu próprio patrão deixou de ser coisa para poucos, divulgar corretamente o produto é algo tão relevante quanto a qualidade do que você oferece.

Quer saber como alavancar o seu negócio a partir de conteúdos de qualidade? Então conheça a ABContent!