Ao procurar maneiras de divulgar sua companhia, muitos empreendedores podem até saber o que é assessoria de imprensa. Entretanto, poucos entendem o trabalho dessas empresas. Além disso, é muito comum confundir essa área com o marketing digital, sobretudo a produção de conteúdo. 

Para evitar esses erros, confira agora o que é uma assessoria de imprensa, entenda suas funções e compreenda de uma vez por todas as diferenças para o marketing de conteúdo! 

O que é assessoria de imprensa? 

Assessoria de imprensa é um trabalho que tem como principal objetivo a obtenção de mídia espontânea para uma determinada companhia. O trabalho envolve principalmente estar em contato constante com jornalistas que trabalham em diferentes veículos de comunicação.  

Assim, a assessoria intermédia o diálogo entre o empreendimento e as mídias, evitando, assim, informações inverídicas, desentendimentos e melhorando a transmissão de dados e fatos para os veículos 

O serviço pode ser prestado tanto de maneira interna na empresa quanto de forma terceirizada, por uma agência de assessoria de imprensa. 

O trabalho dos assessores sempre foi importante, mesmo antes do uso da internet. Com o advento dessa tecnologia, o setor teve que se renovar, mas continua sendo muito requisitado. 

Quais as vantagens de uma assessoria de imprensa? 

Contar com os serviços de uma assessoria de imprensa tem pontos positivos. Confira abaixo 4 benefícios do trabalho desses profissionais: 

1.Gerenciamento de crises

Crises e problemas podem ser prejudiciais para a imagem e resultados de um negócio. A assessoria poderá elaborar uma boa estratégia para que uma falha na produção, gestão ou posicionamento da companhia não cause danos para a credibilidade da marca. 

2.Geração de mídia espontânea

Com a elaboração de documentos, como o press release, a assessoria oferece aos jornalistas informações qualificadas e verídicas que podem ser utilizadas para criação de notícias.  

Assim, é possível ganhar visibilidade em diversos meios de forma gratuita, seja mídia online ou offline 

3.Orientar os porta-vozes da companhia

Outro trabalho dos assessores de imprensa é orientar e preparar os porta-vozes da organização para concederem entrevistas aos jornalistas. Assim, conseguem alinhar o tom a ser utilizado, preparar o discurso e definir a postura que os representantes da organização devem adotar no momento de falar com a imprensa. 

4. Reconhecimento da marca

A divulgação de serviços, produtos ou fatos noticiosos da companhia aumentam o brand-awareness e geram reconhecimento de marca. Essa publicidade ajuda a estabelecer autoridade, atrair clientes e aumentam as oportunidades de fechar negócios com parceiros, por exemplo. 

Assessoria de imprensa x marketing digital: qual a diferença? 

Muitos podem pensar que, tendo uma assessoria de imprensa, uma estratégia de marketing digital pode ser dispensada. A resposta é: NÃO! 

O trabalho com a assessoria é para fortalecer a imagem da empresa nos veículos de comunicação. Trata-se de um trabalho voltado para a mídia, não tendo contato com a persona do seu negócio. 

Por outro lado, o marketing digital busca criar e estabelecer um relacionamento com o seu público na internet. Não envolve apenas promover sua marca, mas sim estar presente na vida das pessoasaumentar a visibilidade da sua empresa e gerar confiança. 

Dentre as estratégias do marketing digital está a produção de conteúdo. Esta é considerada a peça central, pois ajuda sua companhia a ser encontrada nos mecanismos de busca, a demonstrar autoridade e ensina as pessoas sobre sua empresa e soluções 

Ou seja, o foco é o seu cliente, não a mídia. Logo, podemos concluir que são serviços completamente distintos e um não anula o outro. E, por isso, você deve considerar ter ambos em seu negócio! 

Agora que você entendeu o que é assessoria de imprensa, continue aprendendo sobre outros temas e veja 6 passos para implementar uma estratégia de marketing de conteúdo!