Blog de contabilidade: qual a sua importância e como criar um

Contabilidade é um tema que poucas pessoas dominam, mas quase todo mundo precisa. Não há como fugir da carga tributária do Brasil e de toda a burocracia e minúcia envolvida no pagamento de impostos.

Serviços contábeis são extremamente procurados por quase todo o tipo de profissional, seja para acertar sua declaração de Imposto de Renda ou para determinar o regime de impostos de um novo empreendimento.

Diante dessa realidade, fica evidente que se trata de um mercado aquecido, porém, com bastante concorrência. Para se destacar, a melhor solução é gerar autoridade e transmitir conhecimento para as pessoas, e tudo isso pode ser feito com o uso de um blog.

No post de hoje, vamos falar sobre a importância de um blog de contabilidade para as empresas do setor e como criar um blog de qualidade para auxiliar na captação de novos clientes.

O que é um blog de contabilidade?

De forma rápida, podemos definir um blog de contabilidade como um site na internet no qual uma empresa do setor oferece conteúdos informativos para seus clientes.

Esse tipo de endereço da web tem como finalidade a instauração do marketing de conteúdo como uma das estratégias para captar novas oportunidades de negócio.

Com base em bons conteúdos, a empresa de contabilidade pode utilizar seu blog para:

  1. Obter dados estratégicos de pessoas interessadas em seus serviços;
  2. Se posicionar como uma autoridade no mercado contábil;
  3. Iniciar pessoas na jornada de compra;
  4. Estreitar relacionamento com clientes e leads, tudo com base em informações úteis.

Esses quatro itens expõem as razões pelas quais tantas empresas (não só do setor de contabilidade) apostam nos blogs como pilares para suas estratégias de divulgação.

O marketing de conteúdo está em alta, se apresentando como o principal substituto das abordagens de venda tradicionais, que são baseadas apenas na apresentação de produtos, sem ter como foco as necessidades das pessoas e sua busca por informações.

Qual é a importância de um blog de contabilidade para minha empresa?

Blogs e os conteúdos presentes dentro deles demandam esforços de produção, por isso, muitos gestores torcem o nariz para esse produto e se questionam sobre a real serventia deles.

Neste momento, iremos apresentar algumas razões que justificam o investimento de tempo na criação de um portal de conteúdos para sua empresa.

1. Blogs oferecem informações úteis sobre seus serviços

Como dito na introdução, todo mundo precisa pagar seus impostos, mas não são todas as pessoas que conhecem como seus serviços facilitam essa tarefa.

Ao estruturar um blog, sua empresa estabelece uma central de conteúdos informativos e notícias contábeis, que irão auxiliar as pessoas a compreender mais sobre a atuação de uma empresa contábil e como ela facilita algumas demandas complexas.

Com isso, seu público-alvo ganha sabedoria e começa a compreender mais sobre o tema, e isso é fundamental para as primeiras etapas da jornada de consumo, que se relacionam com o despertar do interesse e o reconhecimento do problema.

2. Bons conteúdos dizem muito sobre sua empresa

Ao se deparar com um blog repleto de boas informações, cresce a possibilidade das pessoas enxergarem a sua empresa como uma autoridade no assunto.

A percepção de valor sobre os serviços prestados por uma assessoria contábil auxilia os potenciais clientes na escolha do prestador de serviços.

Se coloque no lugar do seu cliente. Ao se deparar com duas empresas, uma que tem um blog com bastante informação sobre os serviços e outra que não faz divulgação alguma, em qual você confia?

Informação é fundamental para ganhar credibilidade de mercado, e um blog tem como uma de suas finalidades mais importantes a disseminação de conhecimentos para otimizar a reputação da empresa perante a audiência.

3. Blogs auxiliam pessoas a encontrarem sua empresa

Imagine a seguinte cena. Uma pessoa faz uma busca na internet sobre como declarar imposto de renda.

Na tela com os resultados da pesquisa, há um texto “descubra como declarar seu imposto de renda de forma simples”.

Ao acessar o conteúdo (caso ele tenha uma boa qualidade), a percepção do leitor será de estar diante de uma empresa que entende do assunto. A verdade é uma só: as pessoas confiam nos resultados apresentados por sistemas de pesquisas como o Google.

E para estar entre os primeiros resultados do Google, é preciso se atentar às regras de SEO. Elas são bem importantes para a construção dos conteúdos de um blog e, quando bem executadas, irão fazer com que seus textos estejam entre os primeiros resultados.

4. Conteúdos de um blog auxiliam no fechamento de novos negócios

Você pode até estar se perguntando como essa relação existe, mas, acredite, os conteúdos são ótimos parceiros do time de vendas.

O ideal é que a empresa tenha em seu blog textos focados no topo, meio e fundo do funil de vendas, e a caminhada das pessoas pelo funil ocorre com ajuda desses conteúdos. São eles que farão a retirada de dúvidas básica, auxiliarão no despertar sobre um problema e trarão mais informações sobre os seus serviços.

Toda essa carga informacional sobre os leitores ajuda na já mencionada geração de autoridade e faz com que a abordagem comercial da sua empresa seja muito mais assertiva, ou seja, com base nas informações que os interessados já têm (graças aos conteúdos).

Com isso, quando seu time de vendas entra em campo, as negociações são mais simples e há menos dúvidas e incertezas em jogo. Dessa forma, o setor comercial tem que explicar muito menos e menos tempo é perdido com informações mais simples. Este cenário resulta em negociações mais simples e melhores resultados de vendas.

Como criar um blog de finanças?

Essa tarefa requer conhecimentos multifacetados. É preciso conhecer o mínimo sobre administração de sites, ter domínio completo da estratégia de marketing e desenvolver conteúdos com foco estratégico e qualidade.

Resumindo: blog dá resultado, mas requer trabalho.

Sendo assim, a recomendação dos especialistas em marketing é deixar a construção dos conteúdos e do blog em si nas mãos de uma equipe especializada, capaz de construir uma ferramenta poderosa para a atração de pessoas.

Empresas de comunicação digital, como a AB Content, são especialistas em marketing de conteúdo e desenvolvimento estratégico. Ao contar com parceiros neste momento, suas atividades profissionais podem ficar muito mais fixas na atividade principal da sua empresa.

Para saber como construir um blog de qualidade para sua empresa, entre em contato com o nosso time de especialistas.

Iremos identificar quais são suas principais necessidade e quais são as ações necessárias para colocar sua empresa de contabilidade em evidência com o uso de um blog e outros recursos de content marketing!

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