Capital de giro: o que é e por que conhecer esse conceito?

bom gerenciamento de um negócio é uma tarefa que demanda atenção e cuidado. Diversos pontos estão envolvidos nele, como a delimitação de metas e objetivos, a captação de clientes e a gestão financeira. Esse último fator é, sem dúvidas, um dos mais importantes para o andamento do negócio. Por isso, é fundamental compreender o que é capital de giro. 

Infelizmente, não é incomum se deparar com empreendimentos que não deram certo. Muitas vezes, isso acontece por motivos alheios às crises. A falta de uma administração preventiva é um deles. Entender qual é a necessidade de capital de giro de sua empresa facilita o gerenciamento do negócio com segurança e proatividade! 

Continue a leitura para saber mais sobre o capital de giro e a gestão financeira! 

O que é capital de giro? 

A análise constante da sustentabilidade de um negócio é um dos principais fatores responsáveis por seu sucesso. Para prosperar, é preciso que as organizações tenham receita e, com ela, arquem com as responsabilidades financeiras da empresa.  

Algumas delas incluem: 

  • pagamento de funcionários; 
  • cobertura de despesas fixas e variáveis; 
  • investimentos que promovem a melhoria contínua dos processos; 
  • custos com marketing e divulgação; 
  • quitação dos serviços de fornecedores etc. 

Para muitos empreendedoreso pagamento de contas depende apenas do dinheiro que entra na empresa por meio das vendas ou da prestação de serviços. Contudo, pensar assim pode ser um grande erro — capaz de levar a companhia à falência.  

Afinal, por mais que seja desconfortável pensar no assunto, imprevistos acontecem. Imagine que em um determinado mês seu negócio não vendeu o suficiente. Se seu caixa depender exclusivamente dos recebimentos, a probabilidade de que você não consiga quitar seus débitos se torna alta. 

É nesse momento que o capital de giro entra em cena. Em outras palavras, o capital de giro é um valor que a empresa precisa ter à disposição para arcar com despesas e custos fixos e variáveis.  

Ele é independente do dinheiro recebido por meio da venda de produtos e serviços. Ou seja, deve estar disponível caso o negócio não tenha recebimentos suficientes em um determinado período. 

Como o capital de giro funciona? 

É provável que você já tenha ouvido falar sobre o conceito de reserva de emergência nas finanças pessoais. Ela é um montante que fica guardado e pode ser usado em momentos difíceis.  

Ao contar com elaa pessoa consegue prolongar a segurança de seu patrimônio e passar por situações complicadas sem grandes perdas. O funcionamento do capital de giro é semelhante ao da reserva de emergência.  

Ou seja, ele atua como uma reserva que fica disponível em caixa. Assim, o empreendedor não precisa depender apenas de suas vendas. O capital também é relevante na hora de abrir um novo negócio ou fazer novos investimentos, pois mantém a empresa segura nos seus primeiros passos. 

Para entender, de fato, o que é capital de giro e como ele funciona nas empresas, é preciso estar atento a dois conceitos: ativos e passivos circulantes.  

Saiba do que eles se tratam! 

Ativos circulantes 

São chamados de ativos circulantes os bens e direitos de um negócio que podem ser transformados em dinheiro no curto prazo. Logo, eles são elementos que contam com alto grau de liquidez.  

Alguns exemplos incluem: 

  • dinheiro e reservas em caixa; 
  • estoque; 
  • depósitos bancários; 
  • matéria-prima; 
  • produtos imediatamente disponíveis para venda etc. 

Passivos circulantes 

Já os passivos circulantes são as obrigações imediatas do negócio. Em outras palavras, são aquelas que devem ser pagas em menos de um ano.  

Elas incluem, por exemplo: 

  • dívidas com fornecedores; 
  • empréstimos que vencerão nos próximos meses; 
  • contas a pagar; 
  • impostos; 
  • aluguel; 
  • salários etc. 

Como calcular o capital de giro? 

Agora que você sabe que a sustentabilidade de um negócio está diretamente relacionada à capacidade de que ele se mantenha ativo durante imprevistos, é essencial saber como calcular capital de giro. 

Os conceitos de ativos e passivos circulantes foram apresentados acima justamente por conta desse cálculo. Afinal, a fórmula que corresponde ao capital de giro é a subtração simples entre os passivos circulantes e os ativos circulantes. 

Em resumo, você conhecerá o capital de giro de sua empresa ao observar qual sua capacidade financeira circulante. 

Qual a importância de conhecer esse conceito? 

Conforme apontado, o capital de giro cumpre um papel importante na saúde financeira do negócio. Ele permite que você mantenha a empresa em funcionamento e saiba mensurar a capacidade da organização de se equilibrar em momentos difíceis. 

Afinal, os recursos reservados fazem com que você possa pagar tanto os custos fixos quanto os variáveis. Desse modo, é possível manter os funcionários trabalhando, as atividades diárias em pleno funcionamento e os clientes satisfeitos.  

Por fim, aumenta suas chances de recuperar qualquer valor retirado do caixa para honrar com os compromissos organizacionais. 

Quais dicas ajudam a manter um capital de giro saudável? 

Ao conhecer o conceito de capital de giro, muitos empreendedores iniciantes se preocupam. Isso porque eles nem sempre eles têm um dinheiro reservado para cobrir as emergências do negócio que pretendem abrir.  

Mas essa é a primeira dica para manter o financeiro da empresa saudável. Se você não tem um capital de giro disponível, é possível solicitar um empréstimo com tal objetivo. Nessa hora, é interessante contar com condições realistas e que caibam em suas metas.  

Além disso, outro fator para um capital de giro saudável é a disciplina. Significa manter o controle financeiro. Isto é, ter todos os registros de entrada e saída, documentar relatórios financeiros periódicos e repor o dinheiro retirado do caixa.  

Por fim, as capacidades de negociação também se mostram imprescindíveis. Se for necessário, negocie prazos maiores ou mais interessantes para seu negócio. Busque também por descontos confortáveis para ambas as partes. 

Agora você sabe o que é capital de giro, qual sua importância, como calculá-lo e quais são as melhores formas de mantê-lo saudável. Conte com as dicas deste artigo para fazer isso e não deixe de levar esse importante conceito para o seu planejamento! 

Se estiver procurando por inspiração no início de sua jornada com empreendedor, veja como criar um produto ou serviço novo! 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: