O mercado para especialistas em finanças e investimentos vem se mostrando bastante promissor nos últimos anos no Brasil. Além da popularização de investimentos da renda fixa como substituta da poupança, a quantidade de brasileiros investindo na bolsa tem aumentado bastante.

Em um cenário assim, assessores de investimentos ganham importância. Afinal, não basta começar a investir — é preciso saber como fazer isso de maneira mais eficiente. Por exemplo, muitas pessoas têm se perguntado onde investir com a baixa da Selic ou o que fazer diante das oscilações da bolsa.

Os agentes autônomos de investimentos (AAIs) surgem neste contexto como figuras importantes para a popularização dos investimentos e, principalmente, para a correta alocação dos recursos financeiros dos investidores, de acordo com os objetivos e perfil de cada cliente.

Então que tal aproveitar o momento para descobrir algumas dicas de como alavancar sua assessoria de investimento? Neste post, levantamos alguns pontos que devem ser considerados para que você consiga conquistar novos clientes e fazer seu escritório crescer.

Confira!

Avalie seu negócio

A primeira etapa para impulsionar seus resultados é avaliar o negócio e melhorar a gestão empresarial. Lembre-se de que os indicadores positivos do setor de investimentos não são suficientes para garantir o sucesso de todos. É preciso se preparar para aproveitar as oportunidades.

Então, comece avaliando o que você já tem oferecido e como está o mercado na sua área. Fazer uma pesquisa de mercado, assim como de público-alvo e nicho, por exemplo, é bastante útil para entender o que pode ser otimizado.

Além disso, observe com atenção os detalhes da sua empresa. Qual é o seu plano de negócio? Ele apresenta as melhores condições para acompanhar a evolução do mercado consumidor? Podem ser realizadas mudanças para atrair mais clientes?

Não deixe de avaliar, ainda, sua qualificação para atuar na área. Assessores de investimentos mais capacitados conseguem atender melhor e fidelizar quem o procura. Assim, vale a pena investir na própria qualificação por meio da participação em cursos, eventos, obtenção de novas certificações para AAI, etc.

Defina metas

Depois de avaliar a situação do seu negócio atualmente, é hora de se planejar para alavancar a assessoria de investimento. Considere os pontos positivos e negativos que surgiram na etapa anterior e comece a definir metas.

Ter metas específicas é uma maneira de manter sua empresa em um caminho próspero. Ou seja, apenas pensar no objetivo de “conquistar mais clientes” não lhe oferece condições de obter grandes realizações.

O melhor é considerar as especificidades dos seus planos e definir metas desafiadoras, embora realistas. Então, pense no que você deseja para o futuro e veja como pode trabalhar para realizar seus objetivos.

Não se esqueça de acompanhar as metas. Para cada uma delas deve existir um plano de ação e indicadores que possibilitem a análise do que está acontecendo e do que precisa ser modificado. Desse modo, é possível organizar seus esforços.

Tenha diferenciais

Se a procura por investimentos está crescendo, também é de se esperar que novos profissionais e empresas surjam para dar conta da demanda crescente, certo? Nesse caso, cabe perguntar: quais são os seus diferenciais?

O público procura profissionais que produzam valor. Isto é, não basta entender sobre investimentos e ser qualificado na área. É necessário também saber responder às dores e ajudar a resolver os problemas dos seus potenciais clientes.

O caminho é oferecer diferenciais e deixar claro que o valor produzido por sua assessoria de investimento é mais atrativo do que o de outras. Mas como fazer isso? O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo.

Afinal, como apresentar diferenciais competitivos sem analisar as especificidades das pessoas que você pretende atender? Considere a estratégia de definir um nicho de mercado. Assim, fica mais fácil se aproximar das pessoas e atendê-las com exclusividade.

O serviço oferecido por um AAI especializado em investidores qualificados será bem diferente de um que tenha como foco novos investidores, certo? Tudo muda: a forma de comunicar com o público, as principais atividades, os diferenciais, etc.

Conquiste o cliente

Independentemente do seu nicho, é preciso ser capaz de conquistar o cliente. Quem lhe procura deve sair satisfeito com a qualidade e, claro, com os resultados financeiros conquistados. A satisfação fideliza o cliente e o leva a indicar seus serviços.

Falar sobre os resultados financeiros conquistados pelas pessoas assessoradas é um ponto delicado. Afinal, envolve expectativas que nem sempre serão reais. Por isso, tome a transparência como um valor indispensável no trabalho de AAI.

O cliente deve ser sempre orientado sobre os movimentos esperados para a carteira dele. Alguém que aloque a maior parte do capital em renda fixa, por exemplo, precisa saber que seus rendimentos estarão limitados pela ausência de maiores riscos.

Já alguém que tenha uma carteira moderada ou arrojada necessita de orientações acerca da volatilidade e da possibilidade de perda — assim como das medidas tomadas para busca de maior segurança nas escolhas.

Cuidados como os que citamos aumentam a confiança do cliente em você. Evidentemente, confiar no profissional que ajuda a cuidar do patrimônio é algo essencial. Portanto, garanta sempre um bom relacionamento com os seus clientes.

Invista em marketing digital

Por fim, temos uma dica fundamental em tempos de internet: o marketing digital. Outras estratégias de marketing offline também podem ser interessantes e lhe trazer resultados, mas não deixe de marcar presença online.

Boa parte da disseminação de informações sobre finanças pessoais e investimentos dos últimos anos no nosso país se deve ao aumento de sites, blogs e canais no YouTube sobre o assunto. Eles levaram os brasileiros a ter contato mais frequente com o tema.

Em consequência, as pessoas também buscam na internet os profissionais para as assessorarem em suas escolhas. Imagine alguém que pesquisou sobre como investir na bolsa de valores. Ela acessa um site com informações relevantes sobre isso e, no final, vê o contato de um assessor.

O que seria mais esperado? Que ela tendesse a contratá-lo ou que buscasse os serviços de outras pessoas? A primeira opção, certo?

Essa é a lógica do chamado marketing de conteúdo: sua presença online divulgando informações lhe permite ser mais conhecido e atrair clientes.

Algo fundamental no marketing de conteúdo é a autoridade. Mostrar que entende do assunto atrai os consumidores para seus serviços. Entretanto, também é preciso pensar além. O marketing digital envolve conhecimentos específicos — por exemplo, persona, SEO e posicionamento no Google.

Por isso, pode fazer sentido contar com um serviço especializado para ajudar a sua assessoria de investimentos a se destacar no mercado e atrair novos clientes para sua base.

Conclusão

Acabamos de trazer a você dicas essenciais sobre como alavancar sua assessoria de investimento. Colocando-as em prática certamente o seu negócio colherá bons resultados em breve. Construa seus planos de ação e faça acontecer!

Quer investir em marketing digital de maneira eficiente? Como citamos, uma estratégia interessante e acertada é contar com profissionais especializados na área. Assim, você economiza tempo e dinheiro, canalizando os efeitos positivos e contando com um time especializado para cuidar do seu conteúdo enquanto você foca no seu negócio.

Entre em contato conosco e saiba como um serviço especializado em conteúdos educacionais em finanças e investimentos pode impulsionar e alavancar sua assessoria de investimento!