Como anunciar no Instagram e reter clientes para o seu negócio?

Cerca de 47% dos entrevistados em uma pesquisa de 2019 compraram algo por indicação de usuários do Instagram. A rede social se torna cada vez mais relevante, atraindo marcas e e-commerces para sua plataforma. Por isso, saber como anunciar no Instagram é importante.

Uma das principais formas de fazer isso é por meio do Instagram Ads. Essa ferramenta de anúncios serve tanto para o feed quanto para os stories — uma funcionalidade que permite exibir vídeos e fotos por 24 horas.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é Instagram Ads?

A digitalização de praticamente todos os segmentos do mercado levou diferentes empresas às redes sociais. Porém, ter presença online em ambientes como o Instagram não é suficiente. É preciso usar as ferramentas certas para chegar ao público.

Nesse sentido, o Instagram Ads pode ajudar. Ele impulsiona vídeos curtos, fotos e demais formatos de conteúdos que uma empresa deseja utilizar para expandir sua visibilidade, reconhecimento de marca e conexão com os usuários.

Como funciona o anúncio no Instagram?

Veicular anúncios no Instagram Ads é simples. A plataforma oferece diversas alternativas de formatos e preços que se enquadram nas necessidades de diferentes empresas.

Após escolher as mais adequadas em cada caso, basta configurar a conta no gerenciador, delimitar os objetivos, selecionar o público-alvo e definir o orçamento. Os formatos disponibilizados de anúncios são:

  • fotos;
  • vídeos;
  • carrossel;
  • coleções;

É importante ter em mente que apenas contas comerciais podem anunciar. Assim, caso sua conta seja pessoal, é necessário alterá-las nas configurações do aplicativo.

Por que é importante que as empresas conheçam o Instagram Ads?

As estratégias de Ads ganham cada vez mais espaço. Isso porque são maneiras simples e diretas de levar conteúdos, promoções e propostas específicas a potenciais leads e clientes. Em um momento de expansão dos serviços online, simplicidade e eficiência são fundamentais.

A cada dia, novas empresas surgem online. Se os negócios já existentes não investirem em inovação e em diferenciais competitivos, eles podem perder a visibilidade conquistada. Logo, correrão o risco de serem ultrapassados pela concorrência.

Ao manter os possíveis interessados cientes do que a empresa tem a oferecer, essas ameaças diminuem. Além disso, boas estratégias de Ads aumentam o share of mind do negócio. Ou seja, a retenção da memória que os clientes possuem, otimizando a gestão de marca.

De modo geral, usar o Instagram Ads é relevante. Contudo, é igualmente importante associar o planejamento às estratégias de marketing de conteúdo. Elas atraem tráfego orgânico para o negócio. Dessa forma, permitem que potenciais leads cheguem espontaneamente até você.

Juntas, essas táticas de marketing digital equilibram custos e expandem o alcance da marca. Os anúncios pagos levam você ao cliente. Já os conteúdos de qualidade expressam sua autoridade e aumentam as chances de fidelização.

Quais são as vantagens de usar o Instagram Ads?

Quatro benefícios se destacam quando se fala em como anunciar no Instagram por meio do Ads.

Saiba quais são eles a seguir!

Facilidade de uso

O Instagram Ads é simples e intuitivo de usar. Isso faz com que mesmo aqueles que não têm experiência com a criação de anúncios possam divulgar seus serviços, sem precisar investir em gastos extras com design, por exemplo.

Contudo, é interessante considerar a atuação profissional na hora de montar uma estratégia digital. Isso porque uma equipe gabaritada poderá garantir o alinhamento entre o negócio e os usuários da rede social.

Melhoria do relacionamento com o público

As trocas entre as empresas e os usuários nas redes sociais estão longe de serem unilaterais. Atualmente, o engajamento é o foco.  Quanto mais comentários e interações nas redes sociais, mais o Instagram expande sua visibilidade.

Por isso, é interessante criar anúncios que chamem o usuário para conhecer o perfil ou que induzam trocas. Eles abrem as portas para a construção de relacionamentos sólidos com os interessados na proposta — desde o início do contato.

Aumento da confiança com os clientes

Como você viu, a vasta quantidade de companhias presentes no Instagram gera grandes volumes de conteúdo. Em meio a tantas opções, até mesmo os clientes que desejam fazer negócios com você podem não acessar suas propostas.

Assim, o Instagram Ads não é útil apenas para prospectar e captar. Ele também pode trazer bons resultados para aumentar a confiança do consumidor que já foi convertido. Afinal, leva novidades que talvez não chegassem a ele de outra forma.

Expansão das vendas

Essa é uma vantagem inegável do Ads. Ao elevar a visibilidade, os anúncios chamam atenção e levam o nome do negócio a novos lugares, abrindo oportunidades.

Porém, tenha atenção! Não basta executar um anúncio e esperar por bons resultados. Para garantir retorno, é preciso que ele seja eficiente. Dessa maneira, precisa falar a mesma língua que o público, estar alinhado às suas dores e expectativas e trazer soluções relevantes.

Como anunciar no Instagram para atrair e reter clientes?

Agora que você sabe o que é o Instagram Ads, como ele funciona e quais suas vantagens, é hora de aprender a colocar o anúncio em prática. Para isso:

  • configure sua conta no gerenciador de negócios;
  • escolha entre os formatos disponíveis;
  • determine as metas e objetivos;
  • selecione o orçamento;
  • crie o anúncio;

O orçamento deve ser escolhido de acordo com as metas. Nessa hora, evite pensar que anúncios mais caros geram melhores resultados. No Instagram, o segredo é alinhar o montante gasto com os objetivos.

Já ao criar o anúncio, considere as especificidades de seu público. Pessoas mais sérias e reservadas tendem a se atrair por anúncios mais sóbrios e diretos, por exemplo. Antes de criar o conteúdo, estude os alvos.

Por fim, é imprescindível monitorar os resultados. É somente ao acompanhar o sucesso e o retorno do anúncio que você poderá criar peças que atraiam e retenham cada vez mais clientes. Você pode fazer isso por meio da própria plataforma.

Como vimos, o Instagram Ads é uma forma simples de levar o seu negócio ao público das redes sociais. Assim, quem deseja saber como anunciar no Instagram pode aproveitar as vantagens dessa ferramenta. Não se esqueça de combinar essa estratégia com uma boa produção de conteúdo!

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