As redes sociais estão se tornando cada vez mais protagonistas quando o assunto é empreendedorismo ou marketing digital. Afinal, através delas se consegue mais visibilidade, reconhecimento, credibilidade, engajamento do público-alvo e maior valor à sua marca caso utilize estratégias adequadas. Dentre as opções, uma das redes sociais de maior destaque é o LinkedIn.

Criada em 2002, o LinkedIn é uma rede focada em negócios e profissionais. Em 2016, foi adquirida pela Microsoft por quase 30 bilhões de dólares, a maior aquisição da empresa de Bill Gates de que se tenha notícias.

O Brasil é o terceiro país com mais membros cadastrados na rede, contando com mais de 45 milhões de usuários, de um total de mais de 500 milhões em todo o mundo. Sim, são números gigantescos! Por isso, anunciar no LinkedIn pode fazer parte de uma estratégia eficiente para seu negócio.

Mas você sabe que é possível anunciar nesta rede social? Nesta artigo você descobrirá as principais vantagens e como anunciar no LinkedIn para alcançar resultados satisfatórios para sua empresa. Veja como essa rede pode revolucionar seu negócio!

Vantagens de anunciar no LinkedIn

Alguns dos maiores benefícios de anunciar no LinkedIn são:

  • essa é uma rede social que conta com a presença de mais de 7 milhões de empresas, além de 2 bilhões de updates semanais e 159 milhões de visitantes únicos por mês. Só no Brasil, como dito acima, são mais de 45 milhões de usuários. Portanto, anunciar no LinkedIn lhe permitirá alcançar diversas pessoas, com diferentes gostos e características;
  • no LinkedIn você pode se conectar e interagir com inúmeras empresas e profissionais, ficando atualizado sobre o mercado e aprendendo com empresas concorrentes ou que lhe interessem: é possível ler postagens de influenciadores digitais que são referência em seu nicho, além de criar seus próprios conteúdos. Ao criar anúncios, essa interação pode ser muito maior, se comparado a usuários que utilizam a rede de forma orgânica;
  • os leads costumam ser mais qualificados que em outras redes sociais: os perfis dos usuários e as segmentações têm mais informações;
  • você pode diminuir a jornada de compra ao anunciar no LinkedIn;
  • um anúncio no LinkedIn tem grande potencial de gerar leads que se tornem clientes;
  • anunciar no LinkedIn facilita o processo de fazer negócios;
  • a rede social possui monitoramento das conversões das campanhas.

Custos

Sobre valores, não é possível dizer quanto custa anunciar no LinkedIn, isso é relativo. Afinal, você não pode ter certeza sobre como uma audiência vai responder. Uma dica é fazer vários testes, ir modificando os anúncios e analisando qual a melhor estratégia para você.

Agora que você viu algumas vantagens de anunciar nesta rede social, veja a seguir um passo a passo sobre como criar uma campanha no LinkedIn Advertising, mais conhecido como LinkedIn Ads.

Como anunciar no LinkedIn Ads?

O primeiro passo é clicar no botão para criar uma nova campanha. Depois, você deve escolher uma modalidade para anunciar. O LinkedIn Ads têm diferentes tipos de anúncio:

  • Sponsored Content: anúncios nativos direcionados;
  • Text Ads: geração de tráfego através de anúncios exibidos;
  • Sponsored InMail: envio de mensagens para o público-alvo da sua empresa.

Entenda as peculiaridades das opções e veja como anunciar no LinkedIn em cada uma destas modalidades!

Sponsored Content

Trata-se de conteúdos patrocinados que alcançam usuários na própria timeline do LinkedIn, sendo ideal para engajar usuários.

São conhecidos como “anúncios nativos”, sendo parecidos com posts normais, orgânicos. Nessa opção, você pode impulsionar uma publicação que já fez ou criar um novo conteúdo, exclusivo para o anúncio.

Para anunciar, selecione um nome para a campanha e o idioma do anúncio do LinkedIn. O idioma é vital: se sua empresa é multinacional, faça um anúncio em inglês, ou se tiver parceiros na América Latina, invista no espanhol.

Depois, será aberta uma página com as postagens da sua company page. Escolha uma delas para impulsionar ou crie uma postagem com um nome, imagem para capa do anúncio, uma descrição e um link. Veja a prévia do anúncio antes de publicar.

Posteriormente, trate da segmentação. Esse é um dos pontos mais fortes de anunciar no LinkedIn, pois você pode selecionar detalhadamente quem vai alcançar com seu anúncio. Depois de fazer as edições, você pode salvar o público visando campanhas futuras.

Finalmente, acerte os valores da campanha (CPC ou CPM) e confirme os dados do cartão para efetuar o pagamento. E pronto! O anúncio pode ser colocado no ar.

Text Ads

Ao anunciar no LinkedIn com o Text Ads, você contará com textos para conseguir leads segmentados. Se o seu orçamento é mais contido, pode ser uma boa ideia.

Veicule o anúncio de texto sem necessitar de uma company page ou página de usuário: basta ter uma conta LinkedIn Ads. Com sua conta, selecione o tipo de anúncio de texto.

Você deve selecionar para onde os usuários serão direcionados quando clicarem no seu anúncio. O usuário pode ser levado para sua company page, ou, se você não contar com uma, para seu site.

Não deixe de utilizar uma imagem adequada, criar um título e uma descrição. Depois, delimite o público que o anúncio vai alcançar, preencha os dados de seu cartão e pronto!

Sponsored InMail

A terceira forma de anúncio no LinkedIn é o Sponsored InMail. Com essa opção você pode enviar mensagens para o público que segmentar, e esses usuários vão recebê-las nas suas caixas de entrada.

Para utilizar Sponsored InMail ao anunciar no LinkedIn Ads, você precisa, primeiro, ter uma conta. Crie uma ou acesse a sua.

Então, selecione a opção “Sponsored InMail” para começar a anunciar. Depois, escreva um nome para sua campanha, delimite o idioma e qual é o objetivo do anúncio, como levar as pessoas ao seu site ou captar leads com o envio de formulários.

Informe qual conta vai veicular seu anúncio, se tiver mais de uma. Tendo apenas uma conta, basta inserir o nome do anúncio e seguir: você vai criar o InMail ao escrever sua mensagem.

Dicas adicionais

Seja criativo, persuasivo e certeiro ao criar a mensagem que os usuários vão receber na caixa de entrada deles. Para isso, você precisa conhecer seu público-alvo: saiba como atingi-los.

É válido destacar que há recursos como negrito, itálico e sublinhado para o texto do seu anúncio. O rodapé também pode ser personalizado.

Feito isso, defina para qual página o usuário vai ser levado ao clicar em seu anúncio. Nomeie o botão da ação, cole o link da página e selecione um banner. Ele não é obrigatório, mas o anúncio se torna mais atrativo.

Por fim, para finalizar a criação do seu anúncio no LinkedIn dentro desta modalidade há o mesmo esquema do Sponsored Content: segmente seu público e confirme os dados de pagamento.

E então, entendeu como você pode anunciar no LinkedIn? Essa é uma forma promissora de atingir em cheio seu público-alvo. Se gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos, ele pode ser útil para eles também!