O pesadelo de todo gestor é ter uma equipe desmotivada. Quando isso acontece, a produtividade é o primeiro item a ser afetado. Para evitar esse cenário, a liderança deve tomar medidas preventivas.

Melhorar o desempenho da equipe requer comprometimento de todos. O primeiro passo é analisar o que seus colaboradores estão fazendo de diferente. Em seguida, pense em ações que podem aumentar a produtividade da equipe.

São várias as estratégias que sua empresa pode começar a adotar para ter colaboradores mais produtivos. Neste artigo, elencamos sete sugestões.

Confira!

1. Comunique claramente as metas da empresa

Imagine que você e sua equipe entraram em um barco e cada um pegou um remo. Ninguém sabe para onde deve ir, tampouco ninguém explicou nada sobre a necessidade de coordenar as remadas.

Não precisa ter muito conhecimento no assunto para saber que se cada um remar de um jeito, o barco não sairá do lugar. Do mesmo, se cada um tiver uma ideia de onde deve ir, bem provavelmente todos ficarão parados.

A mesma coisa acontece em uma empresa. Quando ninguém sabe para onde ir, ninguém tem ideia do que precisa ser feito. Em outras palavras, é impossível aumentar a produtividade do time sem que cada integrante saiba quais são as metas da empresa.

Para tal, gestores devem reunir-se com suas equipes e compartilhar com todos o que a empresa espera para curto, médio e longo prazo. Em seguida, para cada setor é indicado estabelecer OKR (Objectives and Key Results, ou, em português, objetivos e resultados-chave).

Trata-se de uma metodologia que ajuda organizações a definir metas – ou objetivos – e os resultados desejados. Dessa maneira, o cumprimento dos objetivos é monitorado de acordo com o atingimento dos resultados.

Temos um artigo que explica melhor sobre OKR, inclusive como ela funciona. Você pode lê-lo neste link.

2. Dê incentivos

Uma vez estabelecidos os OKRs, crie algum tipo de incentivo para que sua equipe os atinja. Saber que há uma luz no fim do túnel pode ser um bom impulso que seus colaboradores precisam para sentirem-se motivados.

O incentivo pode ser algo como: se toda a equipe atingir 70% de seus OKRs, todos ganharão um jantar. Pode ser também mais voltado para objetivos individuais, como: quem atingir os objetivos receberá um bônus de 3%, uma folga, um final de semana em um hotel, etc.

Os incentivos são um grande aliado que você pode ter para aumentar a produtividade do time, pois podem fornecer a motivação que sua equipe precisa para começar a se destacar.

3. Comemore pequenas e grandes vitórias

Como aumentar a produtividade da sua equipe se ela não se sente reconhecida? Incentivos são uma boa forma de mostrar reconhecimento, mas não são a única.

Embora metas atingidas sejam importantes, não esqueça também de valorizar as pequenas vitórias. Ao comemorar conquistas menores sua equipe será rapidamente inspirada a continuar o bom trabalho.

O gestor pode, por exemplo, planejar um happy hour ou presentear seus colaboradores com um livro que sabe que eles gostarão.

4. Comunique-se claramente

Toda vez que for solicitar algo de seus colaboradores, expresse-se de forma clara e garanta que eles entendam o que você está pedindo. Lembre-se que, às vezes, o que pode parecer óbvio para você não o é para outras pessoas, por isso nunca deixe espaço para dúvidas.

Encontre um método eficiente para comunicar-se e, de preferência, crie um ambiente propício para conversas. Seja paciente e aloque tempo suficiente para que as pessoas façam perguntas, tirem suas dúvidas e expressem opiniões.

5. Pare com o microgerenciamento

Um matador da produtividade é um chefe que controla absolutamente tudo que faz sua equipe. Há casos em que o microgerenciamento até é necessário, mas de modo geral, a melhor maneira para incentivar uma pessoa é dar a ela poder.

Quando um membro da equipe sente que é “dono” do seu trabalho, sente-se induzido a um senso de responsabilidade muito maior. Ele começa a ver seu trabalho de maneira diferente, de forma que suas decisões podem afetar o desempenho de toda a equipe.

Para deixar a microgestão de lado, concentre-se nos resultados.

6. Conheça as forças e as fraquezas da equipe

Todos nós temos talentos e dons ocultos que podem ser bem utilizados. Conhecer o conjunto de habilidades de cada um é a espinha dorsal de uma equipe produtiva.

Assim, é praticamente um dever de um gerente ou líder de área descobrir esses talentos e mantê-los em mente sempre que for atribuir tarefas a seus colaboradores.

Por exemplo, se alguém da equipe gosta de pensar fora da caixa, você pode fazê-lo apresentar ideias criativas para um produto ou incentivá-lo a solucionar um problema.

Com relação às fraquezas, entenda os limites de cada membro da equipe e pense em como eles podem ser superadas. Aqui é importante a empresa oferecer cursos, workshops e bolsas de estudos a seus colaboradores.

7. Dê e peça feedback

Por último, mas não menos importante, está a introdução de um processo de feedback. Não existe muito que fazer para aumentar a produtividade da equipe se os funcionários não sabem que estão sendo ineficientes. É aí que entra a análise de desempenho e o feedback construtivo.

Conhecer as áreas de oportunidades motivará os membros da equipe a fazer algumas mudanças em seu estilo de trabalho. E sempre que terminar de dar o feedback individual, pergunte ao funcionário o que você, como gestor, poderia fazer para ajudá-lo a melhorar.

Essa conversa é muito importante, pois provavelmente você descobrirá algo que nem passava pela sua cabeça.

Mais alguma dica de como aumentar a produtividade na sua empresa?

No geral, não existe uma maneira única de aumentar a produtividade do time, mas com estratégias constantes é possível estabelecer as bases de um ambiente produtivo. As ações que abordamos neste artigo são aquelas que acreditamos ser fundamentais, mas sabemos que cada empresa é de um jeito e possui suas próprias particularidades.

Caso tenha outras sugestões para melhorar o desempenho da equipe, deixe um comentário e compartilhe conosco. E agora, que tal obter algumas dicas de como fazer uma boa gestão empresarial? Clique aqui e saiba mais.