Quem tem o próprio negócio sabe que enfrentará crises durante a vida como empreendedor. Embora elas sejam, muitas vezes, imprevisíveis, o fato de existir uma próxima crise à espreita é, em certa maneira, possível de prever.

Por isso, o empreendedorismo exige habilidades essenciais, como a análise de mercado e a inovação constante. Afinal, as crises não afetam da mesma maneira todos os setores e todas as empresas de uma vez.

Mais do que isso: alguns negócios sabem como aumentar suas vendas na crise e conseguem tirar este objetivo do papel. Parece impossível, mas esta é uma realidade para muitas empresas.

Vamos falar sobre o tema neste post. Continue a leitura e descubra como aumentar suas vendas na crise e manter sua empresa forte em tempos de dificuldades.

Como as crises afetam os negócios?

Os momentos críticos acontecem nas empresas de formas muito diversas. Eles podem ser gerados por problemas políticos, dificuldades macroeconômicas, erros na gestão, etc. Podem, ainda, aparecer como consequência de sérias questões de saúde, como no caso da crise do novo coronavírus.

Mas uma coisa é certa: independentemente dos motivos que as fizeram surgir, as crises têm grandes efeitos negativos nos negócios. Especialmente para quem não está preparado para instabilidades.

Em pouco tempo, uma doença que surgiu na China chegou a diversos outros países e impôs uma provável retração econômica. Além das tensões relacionadas à saúde, existem dificuldades oriundas da necessidade de isolamento social, fechamento de comércios, etc.

Nesse contexto, profissionais liberais e empresas estão enfrentando grandes desafios. Afinal, o consumo caiu drasticamente desde que a crise do novo coronavírus começou. E os negócios que não conseguirem se adaptar correm muitos riscos.

Mas por que falamos em adaptação? Afinal, a crise não significa prejuízo para todos? A resposta é não.

Ao contrário, alguns setores apresentam grandes avanços durante as crises. Várias empresas também encontram, nestas situações, oportunidades de flexibilizar seu modelo de negócio e se aproximar dos consumidores.

É possível aumentar as vendas na crise?

Como você pode perceber, é sim possível vender mais em meio a tantas dificuldades. Existem companhias, inclusive, gerando empregos enquanto a pandemia afeta países no mundo inteiro.

Um exemplo é a gigante Amazon, que contratou 100 mil pessoas para atender a grande demanda ocasionada pela quarentena de milhões de pessoas ao redor do mundo em meio à pandemia do coronavírus.

O avanço da Amazon e de empresas de todos os tamanhos, no Brasil e no mundo, no ambiente online desde que a população passou a se resguardar do vírus em casa tem explicação. Afinal, com mais pessoas fazendo home office ou quarentena, negócios que têm uma presença digital forte se beneficiam do crescimento exponencial de buscas por informações, produtos e serviços online.

Desta forma, empresas de todos os portes podem conseguir boas receitas no período de quarentena.

Veja a seguir três elementos que fazem a diferença para aquelas empresas que desejam saber como aumentar suas vendas durante uma crise:

Esteja online

A tecnologia mudou de forma definitiva o modo como as pessoas vivem. Essa é uma realidade mesmo fora da crise – com a busca por serviços online aumentando nos últimos anos. Durante uma crise, no entanto, esta realidade é ainda mais evidente.

A crise do coronavírus deixou a maior parte da população em isolamento social. A orientação é que não se vá a shoppings, clubes, restaurantes, aeroportos ou supermercados. A alternativa da população para consumir informação, produtos e serviços, portanto, é o ambiente online.

Por isso, quem tem visibilidade online sai na frente – durante e depois de qualquer crise. Para ser lembrado, construir autoridade perante seu público-alvo e gerar oportunidades de negócio em qualquer situação, portanto, a melhor alternativa é estar online – o que inclui estar presente nas redes sociais, manter um site e, principalmente, um blog com conteúdo relevante.

Siga o exemplo de grandes empresas

Engana-se quem pensa que o lucro na crise é privilégio de companhias consolidadas no mercado. Como você viu, as demandas da população continuam existindo mesmo quando ela está em casa – inclusive a demanda por informação.

Por isso, o melhor a fazer é adaptar seu negócio para atender seu público-alvo – incluindo seus atuais cliente – onde quer que eles estejam, como na internet.

Empresas do segmento de finanças e investimentos em destaque no mercado, por exemplo, têm ampliado suas ofertas de conteúdo, por meio de lives e artigos informativos e educacionais em seus blogs. Afinal, quem está em casa tem agora mais tempo livre para investir em conhecimento.

Assim, agora e no futuro, seu público-alvo lhe terá como referência – assim como tem estas grandes empresas do mercado – na hora de optar por um produto ou serviço que você oferece.

Invista em marketing de conteúdo

Estar presente na internet não é algo simples. Criar um site para sua empresa não é suficiente para fazer você aumentar as vendas na crise. Existem diversas estratégias que fazem com que as empresas se destaquem online.

Uma destas principais estratégias é o investimento em marketing de conteúdo. Em outras palavras, publicar conteúdos relevantes para o público alvo e seguir técnicas que os deixem melhores posicionais nos buscadores da internet — a chamada otimização SEO.

Se você ainda não tem uma estratégia de marketing de conteúdo para sua empresa, está mais do que na hora de começar. Especialmente neste momento de crise.

A ABContent, por exemplo, tem recebido feedback de clientes que relatam um crescimento sensível de tráfego orgânico em seus blogs desde o avanço da pandemia do coronavírus no país. O crescimento do número de usuários e sessões no blog de muitos clientes do nosso serviço chegou a 24% nos últimos 30 dias.

A consequência deste avanço é o aumento de leads e, consequentemente, maiores chances de negócios para a sua empresa – durante e depois da crise.

Escolha aumentar as vendas do seu negócio agora!

Se adaptar ao mercado e investir naquilo que, de fato, trará resultados para a sua empresa hoje e no futuro é a decisão mais acertada para quem está em busca do segredo de como aumentar as vendas do seu negócio em qualquer momento – inclusive nos momentos de dificuldade.

Esteja presente no ambiente online e invista na construção de autoridade por meio do marketing de conteúdo. Assim, você será encontrado na internet, gerará tráfego orgânico e aumentará as oportunidades de fazer maiores e melhores negócios ao longo do tempo. Tudo isso enquanto outros, fora da internet, sofrem com a queda nas vendas.

Uma presença digital bem planejada é indispensável em épocas de crise. É necessário publicar conteúdos relevantes, que gerem valor aos potenciais clientes — além de saber como conquistar melhores posicionamentos no Google.

Você já está online? Então o momento agora é de continuar publicando e concentrar esforços para fechar novos negócios na crise. Para quem ainda não organizou seu marketing de conteúdo, não é aconselhado esperar o próximo momento crítico se instalar. É possível aumentas suas vendas na crise hoje!

A ABContent é especializada na produção de artigos para blogs e ajuda empresas a estarem preparadas para fazer da crise uma oportunidade de crescimento. Entre em contato com um consultor e escolha aumentar suas vendas agora!