Como criar um novo produto ou serviço? Veja 5 pontos fundamentais!

Se o seu negócio deseja se renovar e se diferenciar, que tal pensa em como criar um produto ou serviço novo? Em muitas situações, o planejamento de uma nova solução para o público pode ser uma ótima maneira de sair na frente da concorrência.

Além disso, a nova ideia pode aumentar sua visibilidade, base de clientes e, principalmente, os lucros. Então, acompanhe a leitura desse artigo e veja 5 aspectos que você deve observar para criar um novo produto ou serviço de sucesso!

1.Identifique uma necessidade no mercado

Não há como criar um produto ou serviço novo sem antes analisar o mercado. Soluções são criadas para atender alguma necessidade da sociedade ou de um determinado público.

Como uma fintech ou empresa do segmento financeiro, por exemplo, você deve criar algo relacionado a esse mercado. De preferência, que busque atender exigências de sua persona.

Embora seja possível planejar algo novo para atingir outro público, atrair quem você já conhece será mais rápido, pois não será preciso pesquisar sobre um público diferente. Além disso, vender novamente para o mesmo cliente é mais barato do que vender para novos consumidores.

2. Pense em diversas soluções

Depois de identificar uma necessidade que seu público-alvo tenha, está na hora de pensar em soluções. Não considere apenas uma. Inclusive, evite considerar apenas a primeira ideia que vier à sua mente.

Faça um brainstorming com sua equipe e aceite todas as ideias que surgirem do grupo. Anote todas, sem julgamentos.

Em um momento posterior, todos os colaboradores poderão juntos fazer a triagem, eliminando aquelas que não servem e escolhendo as melhores para analisar.

3. Faça o protótipo ou uma fase de testes

Não há como criar um produto ou serviço sem antes realizar um protótipo para verificar se a ideia funciona e se os usuários gostarão dela.

Sendo assim, depois de escolher a melhor solução, crie o protótipo. Com ele, você poderá fazer testes, verificar funcionalidades e apresentá-lo aos consumidores ou investidores.

A prototipação serve tanto para produtos físicos quanto digitais, incluindo os aplicativos de celular. Se for um serviço, deverá testá-lo com indivíduos do público-alvo escolhido.

4.Escute o feedback dos usuários

Validar sua ideia com o público também envolve ouvir o que eles têm a dizer em relação ao que lhes foi apresentado. Depois do teste do produto ou ao final do serviço prestado, faça perguntas e peça feedbacks sobre a experiência.

Escute-os atentamente e colha o máximo de sugestões possíveis. Com as informações obtidas, você poderá implementar melhorias para deixar o produto final mais próximo do que as pessoas precisam. Os feedbacks também podem ser colhidos durante a apresentação e teste da sua solução.

5. Planeje uma boa estratégia de marketing

Com as sugestões e os testes realizados pelo público para validar sua ideia, o passo seguinte é melhorar seu produto, deixando-o completo e finalizado. No entanto, de nada adianta saber como criar um produto ou serviço novo sem depois saber o que fazer para divulgá-lo.

Por esse motivo, pensar em uma boa estratégia de marketing digital é essencial para tornar sua solução conhecida e fazê-la ser notada pelos consumidores.

E já que uma estratégia de marketing bem pensada é essencial para todo negócio aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes, aproveite e aprenda mais sobre esse assunto!

Veja agora as diferenças entre conteúdo especializado e conteúdo generalista e entenda qual deles é o mais eficaz para sua empresa!

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