Como diferenciar sua empresa da concorrência? Veja 9 Dicas!

Em um mercado cada vez mais competitivo, saber como diferenciar sua empresa dos concorrentes é essencial.

Embora possa parecer uma tarefa árdua, tendo em vista a quantidade de negócios estabelecidos com intuito semelhante, procurar por meios de diferenciar-se é o que lhe ajudará a ser notado.

Com determinadas atitudes é possível tornar sua marca conhecida e fazê-la ser lembrada.  Quer saber como?

Neste post você verá 9 dicas para diferenciar sua empresa da concorrência. São ações simples e de fácil aplicação. Siga em frente e descubra!

1.Tenha uma identidade de marca atraente

O primeiro passo é construir uma identidade de marca que seja atraente e faça o público lembrar da sua organização. Ela precisa ser compatível com a forma que sua companhia deseja ser vista pela sociedade.

Pense em uma identidade visual coerente com o que deve ser transmitido ao público. Tenha em mente que o conjunto de logotipo, cores e tipografia pode passar uma mensagem totalmente oposta ao que você deseja.

Logo, pode ser interessante contar com ajuda profissional para desenvolvê-la de forma que não transmita uma imagem equivocada.

2.Aposte em uma linguagem diferenciada

Diversas marcas conseguiram se diferenciar justamente por apostarem em uma linguagem única – principalmente nas redes sociais.

A maneira como a sua companhia conversa com o cliente é determinante para definir o modo como ele se relacionará com o seu negócio. Independente se o tom de voz é mais informativo, educativo ou divertido, é preciso que demonstre autenticidade e sinceridade.

Essa parte é tão importante que, às vezes, não é a mensagem que atrai, mas sim o tom utilizado. Algumas marcas que apostaram em um tom de voz único e souberam se diferenciar são a Dove e o Itaú, por exemplo.

3.Conheça seu público

Um dos segredos para ser bem-sucedido no mercado é justamente conhecer bem seu público-alvo. Uma empresa consegue ser notada quando entrega o que ele demanda.

Quanto mais informações você coletar para montar o perfil da sua persona, maiores são as chances de ter uma comunicação assertiva.

Sendo assim, procure dados relativos a estilo de vida, o que a fez procurar sua solução, renda mensal, hobbies, vida profissional, entre outros relevantes. Dessa forma, sua companhia poderá oferecer um produto personalizado, alinhado às necessidades dos consumidores.

Esse estudo da persona deve ser constante, pois os hábitos de consumo e as necessidades dela podem mudar periodicamente.

4. Analise seus concorrentes

Um dos maiores conselhos é esse: esteja perto de seus concorrentes. Descubra o que eles estão fazendo, quais produtos ou serviços estão oferecendo, quais os seus diferenciais e as estratégias que utilizam para prospectar e atrair na internet, por exemplo.

Lembre-se de observar não apenas os seus concorrentes diretos – que são aqueles que vendem os mesmos produtos ou serviços, mas também os indiretos – que oferecem soluções distintas para o mesmo problema.

Isso lhe ajudará a pensar em maneiras de se destacar e não perder espaço. Além disso, procure inspiração em companhias de outros nichos para renovar suas ideias.

5.Esteja presente em diversas plataformas

Sua marca precisa estar em diferentes plataformas para ser vista. Isso significa que além de um blog, é preciso ter perfil e atividade em diversas redes sociais.

Use aquelas que mais fizerem sentido para a sua empresa, considerando inclusive as que o seu público utiliza. Não é necessário ter perfil em todas as mídias, mas estar presente nas mais relevantes e ser ativo nelas faz toda a diferença.

6.Interaja com os internautas

As pessoas gostam de conversar e trocar experiências na internet. Por isso, todo empreendimento precisa relacionar-se para conquistar a confiança e o carinho do seu público.

Demonstre que seus canais também são utilizados para manter a comunicação e a interação. Deixe claro que está ali para ajudar – e não apenas para vender.

Os melhores canais para conversar com as pessoas são as redes sociais. Lembre-se de estabelecer sua linguagem e tom de voz para interagir.

7.Invista em um bom atendimento ao cliente

Com o avanço da tecnologia, as pessoas passaram a adotar meios de comunicação cada vez mais rápidos – como os aplicativos de mensagens instantâneas. Atualmente, ainda existem companhias que continuam em processos mais demorados – como o e-mail e o telefone.

Isso não agrada o público atual e pode até fazer a empresa perder oportunidades de negócios. Muitas organizações – como o Magazine Luiza e as Lojas Americanas – já adotaram aplicativos populares, como o WhatsApp e o Telegram.

Isso significa que, além de investir em treinamentos para ter um excelente atendimento ao cliente, é preciso utilizar esses programas para tornar a experiência ainda mais proveitosa para o consumidor.

8.Tenha um diferencial

Embora essa dica possa parecer clichê, ela é fundamental. Existem diversas empresas oferecendo basicamente o mesmo produto ou serviço.

Ter um diferencial é primordial para atrair a atenção dos clientes. É possível atingi-lo analisando os concorrentes, o mercado e entendendo a sua persona – conforme você notou anteriormente.

Pense no que o público deseja, mas não está disponível no mercado. Provavelmente seus concorrentes estão deixando passar despercebido algo que você pode aproveitar.

Não é necessário um grande investimento para se distinguir. Por exemplo, imagine que você tenha uma assessoria de investimentos e percebe que seu público ainda confunde aspectos básicos dos investimentos.

Ao identificar essa dificuldade, você pode incluir no seu serviço um e-book respondendo as dúvidas mais comuns ou criar uma newsletter com dicas para investir melhor. Esse já pode ser o seu diferencial.

E lembre-se: ter um blog para sua assessoria de investimentos, sua fintech ou qualquer outro negócio do segmento de finanças e investimentos, negócios e empreendedorismo é fundamental.

9.Invista em pesquisas com os clientes

É necessário procurar entender seu público cada vez mais. Além de pesquisar informações sobre o perfil da persona, é fundamental que sua organização invista em pesquisas com os clientes que a companhia conquistou.

Procure entender o que os motiva a continuar com suas soluções, o que eles pensam do serviço ou produto, se desejam melhorias ou querem dar sugestões.  Isso aprimorará suas estratégias e demonstrará que a sua equipe se preocupa com o bem-estar dos clientes.

Por mais que seja trabalhoso, diferenciar sua empresa é uma medida que precisa ser adotada desde o princípio. Além disso, esse processo deve ser feito constantemente.

Tenha em mente que o mercado, sua persona e seus concorrentes mudam a todo instante. Logo, é preciso estar atento a essas alterações para manter sua marca única e memorável!

Aproveite e continue no blog para aprender a aprimorar o seu negócio! Entenda agora o que é posicionamento de mercado e veja como desenvolver o seu!

 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: