Estimular a criatividade na empresa é essencial para a própria evolução do negócio. Afinal, as novas ideias de toda a equipe podem agregar e fazer com que tudo seja aprimorado ao longo do tempo.

A criatividade ajuda na tomada de decisões, a encontrar soluções, a enfrentar problemas apostando em ideias melhores, pode melhorar o trabalho e o desempenho da equipe e trazer resultados satisfatórios para a companhia.

Por esses motivos, estimulá-la deve ser um dos objetivos de todo empreendimento. Continue a leitura do artigo e veja como treinar a criatividade no trabalho seguindo essas dicas simples!

Invista em um bom espaço físico

O espaço físico pode fazer toda a diferença em relação à forma como seus colaboradores encaram o trabalho, o dia a dia na empresa e tomam decisões. Se todos trabalham em um espaço cinza ou branco, sentam em várias mesas enfileiradas e podem apenas olhar para seu computador, como podem ter criatividade?

Você não precisa ter um espaço aberto, colorido, com várias almofadas para as pessoas trabalharem no chão. No entanto, pode apostar na compra de quadros, post-its para anotação, ter um espaço para conversas e brainstorming e até um local para descanso e lazer.

Tente deixar o seu empreendimento mais propício para estimular a criatividade, no qual todos possam se falar e trocar ideias.

Estimule a troca de ideias

Além de fazer pequenas mudanças no espaço físico, você pode propiciar um ambiente mais amigável e colaborativo. Estimule a troca de ideias e, principalmente, o diálogo entre todos os setores.

Conhecer os outros poderá ajudar na troca de experiência – o que contribui com a criatividade. O ideal seria ter um local ou um momento da semana para todos conversarem e trocarem ideias, que podem ser úteis para melhorar o desempenho ou os resultados da companhia como um todo.

Dê maior autonomia e liberdade

Um dos segredos para incentivar a criatividade e inovação nas empresas é justamente deixar os colaboradores “andarem com suas próprias pernas”. Dê liberdade e autonomia para que busquem soluções por conta própria.

Quem trabalha em um local com regras rígidas e não possui liberdade para pensar ou dizer suas opiniões dificilmente saberá ser criativo em momentos oportunos.

Invista em desafios

Tirar seus empregados da zona de conforto e desafiá-los pode ser excelente para aguçar a criatividade deles. Assim, poderão procurar por maneiras interessantes para alcançar os resultados pretendidos.

Se a sua empresa não propõe desafios para os colaboradores conquistarem um determinado objetivo ou alcançar alguma meta, comece a fazer isso agora mesmo.

Capacite sua equipe

Se você não sabe o que fazer para aumentar a criatividade de todos, comece investindo em capacitações focadas nesse tema. Há cursos, palestras, workshops e mentorias que podem ajudar.

Além disso, incentive seus colaboradores a exercitar suas melhores habilidades. Isso também os fará enfrentar desafios, problemas ou tomar melhores decisões em momentos de necessidade.

Tenha cuidado com a rotina

Uma rotina rígida nem sempre é bom. Ela pode matar a criatividade por proporcionar previsibilidade nas nossas ações, de acordo com a neuropsicóloga Rachel Schlindwein Zanini, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ter uma rotina para trabalhar é importante e deve sempre existir, mas aposte em atividades para tirar todos da equipe da “mesmice” de praticar sempre os mesmos atos.

Dê feedbacks com cuidado

Os feedbacks são importantes e podem atiçar ainda mais a criatividade no ambiente de trabalho. Entretanto, por mais que possam incentivar, é necessário ter cuidado na hora de passá-los e evitar julgamentos.

Isso porque um feedback passado de forma errônea pode não só magoar o colaborador, mas fazê-lo se sentir menos à vontade de dividir suas ideias.

Estimular a criatividade na empresa pode ser feito com mudanças no comportamento organizacional, na forma de interação e diálogo com os colaboradores e no próprio ambiente físico. Invista nisso para melhorar seu negócio como um todo e ter uma equipe mais eficiente ao seu lado!

Gostou do artigo? Entenda agora a importância do comportamento organizacional nas empresas e veja como medi-la na sua!