Como gerar valor para o cliente?

Com a democratização do acesso à internet e o advento das redes sociais, a produção e o consumo de informação passou por uma revolução. Percebendo as potencialidades do meio digital, logo as empresas embarcaram na onda do e-commerce e da divulgação online de seus produtos e serviços.

Com isso, transformou-se toda a relação comercial entre empresários e consumidores, desde o marketing para a atração de clientes até o contato pós-venda. É importante compreender que, hoje, a relação do consumidor com uma marca mudou, sendo preciso gerar valor ao cliente.

A criação de valor para o cliente não se refere, diretamente pelo menos, a uma medida monetária. A expressão faz referência à toda a experiência de compra do consumidor, desde o atendimento inicial, contatos posteriores e as vantagens que ele recebe pela quantia que paga. No cenário competitivo atual, tudo isso é sinônimo de gerar valor para uma marca.

Então, para não ficar para trás e ter vantagem competitiva no mercado, vejas as melhores dicas de como gerar valor para o cliente. Boa leitura!

Dicas de criação de valor

Primeiramente, você deve compreender que a tecnologia fez surgir novas necessidades no consumo. E que é a partir das próprias inovações tecnológicas que você conseguirá supri-las.

É cíclico! Continue acompanhando para entender como manter o ciclo fechado.

Entenda e valorize seu cliente

Não foram apenas as ferramentas e a parte técnicas que mudaram. O social evoluiu bastante e, hoje, os consumidores se apresentam com grande diversidade, o que reflete em suas demandas.

Assim, independentemente de qualquer coisa, entenda os gostos e escolhas de seus clientes e os valorize. As pessoas não querem mais um SAC com fórmulas prontas. É preciso contato verdadeiro para criar confiança.

Desse modo, preste atenção no que o cliente tem a dizer e não tente apressar o atendimento. Faça-o(a) confortável. Com confiança mútua, a relação do consumidor com a marca se fortifica, o que facilita o processo de fidelização e o faz retornar à sua empresa.

Estude seu consumidor

Para proporcionar a melhor experiência possível ao cliente, você deve conhecer tudo sobre o seu público-alvo. Compreendendo melhor aquele que você deseja atender fica mais fácil organizar os processos de atendimento da melhor maneira possível.

Isto evita, inclusive, contratempos que poderiam impedir a finalização de uma venda, como são os casos – bastante comuns – de dúvidas não respondidas. Gerar lucro e gerar valor são sinônimos, mas o primeiro só aparece quando se investe no segundo.

Aposte na originalidade das experiências do cliente

Ser original, nesse contexto, implica em duas coisas: planejar ações exclusivas e estar com tudo sempre alinhado à essência da empresa.

Sua presença, física ou online, e dos representantes de sua empresa deve ser sempre coerente com o compliance da marca. Além disso, todo seu posicionamento deve considerar as personas do seu negócio. Desse modo, eles irão sempre se identificar com as ações de sua marca e, a longo prazo, com a imagem dela.

O planejamento de ações que faça com que os clientes se sintam exclusivos é ótimo para gerar valor ao cliente e, consequentemente, à marca. Portanto, invista em promoções ou códigos promocionais a um grupo segmentado de seu e-mail marketing. Seja criativo(a)!

Valorize o feedback dos consumidores

A função de uma empresa é prestar serviços ou vender produtos a um grupo de pessoas, certo? Assim sendo, ouvir o que esse grupo tem a dizer é essencial para que o empreendedor melhore os erros e invista nos acertos da companhia.

O grande objetivo deve ser atender às expectativas da persona, sendo importante saber quando não cumprimos com ela. E, mais ainda, precisamos saber o porquê. Assim, conseguimos melhorar os erros e não deixar que aconteça novamente.

Os benefícios de investir na geração de valor para o cliente

O termo “valor” tem vários sentidos – como o preço baixo ou a qualidade no atendimento. Alguns benefícios são priorizados por certos clientes, enquanto outros são mais valorizados por outros consumidores. Entretanto, na realidade, o que todos parecem desejar é uma experiência completa.

O consumidor deseja um relacionamento pessoal com as marcas. Deseja ser foco de atenção naquele momento que ele se dispôs para essa relação de troca.

Como já foi citado, gerar valor para o consumidor é gerar valor para uma empresa. Mas, o que exatamente a empresa tem a ganhar neste caso?

Descubra a seguir:

Destaque no mercado

Com a alta competitividade, destacar-se em meio a milhares de empreendedores está cada vez mais difícil. É preciso estratégia que envolva investimentos financeiros, de marketing, de pesquisa e de qualificação de sua equipe.

Ao se destacar aos olhos dos consumidores, a marca chama mais atenção. Isso é alcançado a partir da oferta de boas experiências de consumo e de certa proximidade com o público.

Chances de fidelização do cliente

Quando o cliente sente que está sendo valorizado e percebe valor na experiência de compra e na relação com os produtos ou serviços de uma marca, ele passa a priorizá-la em detrimento de outras do mesmo setor.

Junto à realização de uma compra, normalmente, há grande despendimento de energia e tempo. Quando a experiência é confortável para o consumidor, ele terá maior tranquilidade em voltar a fazer negócios com aquele negócio.

Assim, com base nessa primeira experiência, nas quais suas necessidades foram respeitadas e atendidas, as chances de fidelização do cliente são muito mais prováveis.

Reputação a longo prazo

O valor gerado aos clientes se é fundamentado em uma relação de confiança e transparência. Ao longo do tempo, cada uma dessas experiências estabelece a reputação de sua empresa.

Os primeiros a perceberem o potencial do seu negócio são esses clientes. E, conforme se constrói uma relação forte com sua marca, ele passará a indicá-la. Uma boa reputação pode, inclusive, apagar pequenos erros durante o processo de venda, tão forte é a relação quando se cria valor ao cliente.

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