Saber liderar uma equipe durante uma crise pode ser o segredo para ajudar sua empresa a sair desse momento complicado de maneira acelerada. A falta desta liderança, no entanto, pode arruinar seu negócio.
Nenhuma empresa está livre de passar por crises, sejam elas financeiras e globais (como a de 2008), crises internas ou ainda sanitárias (como a do coronavírus). E uma boa liderança é essencial nestes momentos. Afinal, durante as crises, o líder precisa ter a capacidade de fazer a empresa continuar avançando, mesmo que tudo pareça estar perdido.
Os períodos de desequilíbrio pegam todos de surpresa, mas acredite: existem meios para superar esses desafios! Continue a leitura do artigo e descubra quais atitudes você precisa ter para saber guiar sua equipe no meio das crises!
1. Seja otimista
Independentemente do tipo, as crises sempre existirão. Logo, é inadmissível um chefe ficar perdido, se manter pessimista ou achar que não há nada que se possa fazer nesses momentos. Afinal, todo empreendimento enfrenta instabilidades financeiras.
E acredite: não será a primeira e única vez que uma crise afetará a sua empresa. Outras virão e você, sendo o gestor, precisa saber tomar as melhores decisões.
Por isso, a primeira atitude que deve ter é otimismo. Pois, se acreditar que nada dará certo, toda a sua equipe ficará desmotivada.
O otimismo ajuda a levantar o astral de todos os colaboradores e fortalece a esperança de que dias melhores virão. Lidere com otimismo, incentive a sua equipe a trabalhar e faça-os acreditar que eles têm capacidade para fazer a empresa enfrentar mais esse percalço.
2. Seja favorável às mudanças
Toda crise exige mudanças. A crise da Covid-19, por exemplo, exigiu que muitos adotassem o home office, no mundo inteiro. O trabalho remoto muito provavelmente ganhará força e relevância, mesmo depois do surto da doença.
Certas mudanças têm a tendência de serem muito positivas, e o home office pode ser uma delas. Acredite, fazer sua equipe trabalhar em casa pode trazer inúmeros benefícios, como: maior produtividade, maior satisfação e uma diminuição considerável nos custos.
Assim, essa alteração pode ser aplicada em todo e qualquer tipo de crise ou até em momentos econômicos estáveis.
Mas essa não é a única mudança que pode ser benéfica para a empresa. O consumo de informações aumenta bastante nesses períodos, o que só reforça o fato de que você deve fortalecer ainda mais sua presença digital para ser visto e, principalmente, lembrado pelo seu público-alvo.
3. Esteja perto da sua equipe
Um líder que apoia e se preocupa com a equipe pode deixá-la mais motivada e satisfeita. Por isso, deixe claro que você se preocupa e entende que, sem eles, a empresa não seria o que é atualmente.
Afinal de contas, todo negócio precisa de um capital humano apaixonado e interessado no que faz. Se o “capitão” não se importa com a saúde e o bem-estar dos colaboradores, é impossível querer que a equipe seja confiante e fiel à empresa.
4. Esteja mais perto ainda da sua persona
Conhecer a persona do seu negócio é importante para saber entregar serviços que sejam importantes para ela. Em tempos de crise, o administrador precisa ficar ainda mais próximo dessa persona para captar as suas mudanças de comportamento e compreender quais são as prioridades nesse novo cenário.
Isso ajuda a manter a empresa sempre presente na vida dela e a criar soluções que podem ser importantes e adequadas nesse momento.
Outro benefício de acercar-se à persona e conhecê-la ainda mais durante a crise é porque ajuda a traçar planos para manter seus clientes fiéis e consumindo os serviços da empresa, mesmo em cenários de fragilidade econômica.
5. Reforce a comunicação
Escute todos os integrantes da equipe e comunique-se constantemente com eles. Fale tudo o que é importante e de forma clara, para evitar que ocorram desentendimentos. Reforce e incentive o diálogo e faça reuniões periódicas para escutar o que todos têm a dizer.
Utilize os canais para conversar. É o caso dos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, Telegram. Este pode ser um ambiente para troca de opiniões, ideias e sugestões para a empresa.
6. Informe-se
O dia a dia em momentos de crise nunca é comum. A cada instante acontece uma nova mudança no cenário econômico e social que modifica o mercado, o trabalho em si e até os nossos costumes.
É extremamente indispensável que líderes mantenham-se informados sobre as modificações que estão ocorrendo, principalmente em relação à economia e tudo que envolve o seu nicho.
Quem está sempre a par dos últimos acontecimentos consegue pensar melhor em estratégias eficazes para ajudar a companhia e pode até tentar prever algumas das novas mudanças que poderão ocorrer, com base no cenário posto.
7. Pense em soluções no curto prazo, mas não esqueça do longo prazo
Momentos econômicos instáveis exigem mudanças, muitas vezes radicais, para fazer o empreendimento suportar essas adversidades. Por isso, é correto pensar em estratégias mais a curto prazo para fazer o seu negócio sobreviver, mas é exatamente nesse quesito que muitos erram.
Pensar em soluções para o curto prazo está correto, mas muitos empreendedores erram quando esquecem de planejar o longo prazo. Logo, acabam tomando medidas para salvar a empresa, mas acabam cortando ou excluindo justamente o que é importante para o negócio expandir no médio e longo prazo.
Portanto, é essencial analisar com calma antes de tomar decisões relacionadas ao corte de investimentos, dentre outros fatores, para evitar a suspensão de algum serviço que seja essencial para a empresa se manter forte no pós-crise.
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8. Aja com cautela
Evite tomar decisões baseadas no que você acredita e sem embasamento em dados ou ignorando os especialistas. Toda decisão precisa ser tomada com cautela e o gestor precisa pensar muito antes de agir.
Essa dica vale para todo tipo de escolha. Desde as menores, como a compra de pequenos materiais de expediente, até as mais complexas, como a contratação ou a demissão de funcionários.
Quer continuar aprendendo mais sobre o que sua empresa precisa fazer na crise? Confira os artigos relacionados a esse tema:
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- Como reduzir os custos internos da empresa em tempos de crise?
- 7 comportamentos que todo empreendedor deve adotar para superar os tempos de crise
- Como aumentar suas vendas na crise?
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Saber liderar uma equipe durante uma crise e tomar as melhores medidas fará uma enorme diferença no final do período conturbado. E ajudará a sua empresa a enfrentar com força esses momentos de fragilidade econômica.
Portanto, siga as dicas do artigo e mantenha seu negócio e a sua equipe sólidos mesmo em meio a uma crise!
E você, sabia que a crise pode ensinar lições incríveis para líderes e empreendedores? Confira agora 7 lições valiosas que a crise pode ensinar ao seu negócio!