Como separar as finanças pessoais das finanças empresariais?

Saber como separar as finanças pessoais das empresariais é essencial para que não haja problemas, tanto em relação à sua vida pessoal quanto ao seu empreendimento. Alguns empreendedores, contudo, podem ter essa dificuldade de separar suas contas, principalmente no início.

Apesar disso, fazer um esforço para cuidar dessa divisão é essencial para evitar que o descontrole das contas prejudique o lucro esperado do negócio. Ter essa divisão bem nítida torna tudo mais organizado e profissional.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo com as melhores dicas para manter suas contas pessoais separadas das empresariais de forma eficiente! Continue a leitura e descubra como fazer isso com simplicidade para manter sua saúde financeira e seu empreendimento sempre do jeito que sonhou!

Por que separar as contas pessoais das contas empresariais?

Como você já sabe, separar as contas do seu negócio e suas despesas particulares evita que você perca o controle das finanças e prejudique o crescimento e o lucro da empresa. Mas, por que essa separação é tão necessária?

A organização das contas é a chave para uma vida tranquila e com menos preocupações. Quando são misturadas, a confusão pode ser tamanha que o empreendedor não consegue mais visualizar suas despesas das da firma.

Assim, pode ficar com a vida pessoal prejudicada e sem limites e a companhia beirando a uma falência, sem perspectiva de lucro ou dando prejuízos. Por outro lado, quando as contas corporativas estão separadas corretamente das pessoais, a pessoa consegue enxergar claramente os aspectos relevantes da situação financeira dos dois lados.

Ou seja, saberá exatamente para onde o dinheiro vai, o que pode ser feito para economizar, quanto de lucro a empresa gera, qual seu custo de vida e o salário ideal, quanto poderá investir em seus sonhos e no crescimento da companhia, dentre outros.

Depois de verificar a importância de separar esses dois tipos de finanças presentes na vida de um empreendedor, confira como fazer isso de forma simples e eficiente no próximo tópico!

Como separar as finanças pessoais das empresariais? Veja 9 dicas!

A seguir, selecionamos as 8 melhores dicas para conseguir separar suas despesas das finanças empresariais com facilidade. Confira abaixo!

1. Tenha em mente seu custo de vida e o custo da sua empresa

O primeiro a se fazer é analisar seu custo de vida e o custo médio da sua empresa. Verifique suas despesas, o quanto necessita para viver uma vida tranquila e ter acesso aos produtos e serviços que considera essenciais.

Depois de ter em mente esse aspecto, analise o custo da sua corporação. Veja o quanto ele precisa para funcionar e manter-se lucrando, quais as dívidas e receitas correntes, etc.

Ter uma noção de tudo isso lhe ajudará a saber o quanto seu negócio precisa todo mês e o quanto precisa para satisfazer suas necessidades privadas.

2. Não leve despesas domésticas para a empresa e vice-versa

Todo empresário deve ter noção de suas contas domésticas e das corporativas. Seria um erro terrível levar suas despesas domésticas para o ambiente empresarial e tentar quitá-las com o dinheiro da companhia. O contrário também seria desastroso.

Pagar contas pessoais com o dinheiro da firma ou as corporativas com seu dinheiro particular pode parecer inofensivo em um primeiro momento. Porém, caso se torne um hábito, poderá deixar o orçamento sem controle.

Ou seja, se todo mês você fazer isso, muito provavelmente perderá noção do quanto precisa para viver e seu negócio funcionar. Além disso, poderá se colocar em uma situação perigosa financeiramente.

3. Organize suas contas pessoais e as do seu negócio

Essa dica pode ser óbvia, mas é importante. Adote o hábito de fazer planilhas de todos os seus gastos particulares e as despesas do seu negócio.

Faça orçamentos mensais e tenha todas as entradas e saídas detalhadas para ter um maior controle do que foi gasto e do quanto ainda poderá gastar.

Esses planejamentos lhe ajudarão também a verificar gastos supérfluos e a cortar o que não é necessário. Dessa maneira, poderá fazer economia e utilizar o dinheiro no que realmente importa e traz resultados.

Precisa saber como fazer um bom controle financeiro? Confira os artigos abaixo:

4.  Crie uma reserva de emergência

Uma reserva de emergência deve conter, pelo menos, 6 meses do seu custo de vida. O ideal seria que contemplasse 1 ano das suas despesas e o necessário para continuar vivendo bem.

Além de fazer a sua reserva de emergência pessoal, faça um colchão financeiro para sua companhia.  Considere poupar o necessário para mantê-la funcionando, de preferência, por 1 ano, caso as contas corporativas sejam afetadas por alguma crise.

5. Tenha contas separadas

Outra dica que pode parecer óbvia, mas que sempre é bom reforçar. Não utilize a mesma conta bancária para sua vida pessoal e para seu negócio! Tenha uma conta própria para a pessoa jurídica e uma conta privada para ministrar seus gastos particulares no dia a dia.

6. Defina um pró-labore

Esse pode ser um dos maiores erros que empresários cometem com seus sócios. Na prática, quando precisam de dinheiro, cometem o equívoco de retirá-lo do caixa da empresa sempre que possuem necessidades pessoais.

Entretanto, se o lucro da firma vai apenas para o seu bolso e de seus sócios, seu negócio não terá investimentos para crescer!

Para evitar esse problema, estabeleça um pró-labore com os sócios (ou para você, se for o único dono). Além disso, defina regras para retiradas de capital.

Tenha em mente que todo o lucro não pode ir apenas para o bolso dos donos! Ele serve para isso, mas parte desse dinheiro precisa ser utilizado no investimento do seu empreendimento.

7. Utilize softwares de gestão financeira

Verifique se há softwares de gestão financeira para ajudar a manter suas despesas empresariais em ordem. Se tiver alguma aplicação para ajudar no seu controle das finanças pessoais, utilize-a também para ter um maior controle de ambos.

8. Conte com ajuda profissional

Caso julgue necessário, conte com profissionais qualificados para ajudar no controle das despesas da empresa. E quanto às particulares, busque conhecimento em sites de educação financeira ou faça cursos para aprimorar suas habilidades para lidar com sua vida financeira.

Saber como separar suas finanças pessoais das empresariais é essencial para evitar prejudicar o desenvolvimento do seu negócio e a sua vida financeira.

Tenha em mente que, mesmo que o empreendimento possa ser gerenciado por você, isso não significa que pode misturar o lado pessoal e o profissional. Portanto, siga as dicas do artigo e saiba manter ambos os lados bem separados e organizados!

Quer saber uma dica valiosa para deixar sua companhia mais conhecida sem precisar gastar com publicidade? Confira agora como aumentar a visibilidade da empresa e vender mais sem gastar muito!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: