Como ter a melhor assessoria de investimentos e se destacar no mercado?

O mercado financeiro conta com a participação de diversos profissionais. Ao mesmo tempo, o número de investidores e de pessoas interessadas no assunto vem crescendo. Com isso, uma dúvida comum entre os assessores é como oferecer a melhor assessoria de investimentos.

Quem deseja desenvolver uma carreira de sucesso na área precisa saber como fazer para seu escritório se diferenciar dos demais para crescer no mercado. Nesse sentido, é comum que surjam diversas dúvidas.

Pensando nisso, neste artigo você entenderá como se destacar e se tornar a melhor assessoria de investimentos do mercado. Continue a leitura e confira!

Como funciona a assessoria de investimentos?

Antes de entender como a sua assessoria de investimentos pode se destacar no mercado, é fundamental que alguns conceitos estejam claros. Primeiro, esse serviço é prestado pelo agente autônomo de investimentos (AAI), também conhecido como assessor de investimentos.

A profissão é regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e para seguir carreira é imprescindível realizar provas de certificação. É por meio dela que o profissional pode comprovar seus conhecimentos.

Isso faz com que apenas os profissionais habilitados possam realizar esse trabalho, trazendo segurança aos investidores. Afinal, eles devem estar preparados para fornecer as orientações que os investidores precisam.

Além disso, o assessor de investimentos deve estar vinculado a uma instituição financeira. Já a atuação pode acontecer como pessoa física ou jurídica.

Qual é o papel do assessor de investimentos?

Agora que você sabe como a assessoria de investimentos funciona, é importante entender o papel do AAI. Ele faz um trabalho de acompanhamento dos investidores. Para isso, é necessário analisar o perfil do cliente e seus objetivos.

No entanto, a função do profissional não é dizer ao investidor em quais investimentos ele deve alocar seu dinheiro. Ele apenas mostra quais são as alternativas disponíveis no mercado e presta auxílio na organização das informações.

A partir desse suporte, o próprio investidor pode tomar decisões mais conscientes. Ademais, como o serviço deve considerar as necessidades de cada pessoa, o trabalho é feito de maneira personalizada.

Vale destacar que o serviço é gratuito para o cliente, pois o profissional é remunerado pela instituição financeira, por meio do escritório de assessoria.

Para orientar o trabalho do profissional, a CVM estabelece algumas regras a respeito dos deveres e responsabilidades do AAI. Alguns pontos de destaque são:

  • o assessor de investimentos deve atuar com apenas um intermediário. Isso significa que ele não pode se vincular a mais de uma instituição financeira simultaneamente;
  • não é permitido exercer outras funções que possam gerar conflitos de interesse;
  • o profissional deve ser transparente em relação ao seu trabalho e condições de relacionamento com o intermediário e com os investidores.

Como está o setor e as oportunidades no país?

O brasileiro tem se interessado cada vez mais por investimentos. Então o cenário atual se mostra positivo para a atuação do assessor. Com a taxa de juros ainda em baixa, a tendência é que o investidor busque outras alternativas de investimento para aumentar a rentabilidade da carteira.

Com isso, é fundamental que ele possa contar com uma boa assessoria de investimentos para ajudá-lo a alocar seu patrimônio. Cabe destacar que, inevitavelmente, buscar possibilidades de ter rendimentos maiores pode fazer o investidor considerar aportes em alternativas de maior risco.

Nesse momento, contar com uma boa assessoria de investimentos é fundamental para tomar decisões mais acertadas. O profissional auxilia o cliente a selecionar opções mais adequadas para cada necessidade, objetivo e perfil de risco.

Para ilustrar a relevância dos escritórios de assessoria, vale citar o exemplo do BTG Pactual que, em 2020, comprou 49% da participação na EQI Investimentos. A instituição é um dos maiores escritórios de agentes autônomos, até então ligado à XP Investimentos.

Isso demonstra que a área consegue atrair o interesse dos profissionais do mercado financeiro e das instituições. Com isso, o setor está aquecido e mais concorrido. É por esse motivo que você precisa agir para ter a melhor assessoria de investimentos para seus clientes.

Como a assessoria de investimentos pode se destacar no mercado?

Agora você deve estar interessado em diferenciar seu escritório dos concorrentes, certo? Essa tarefa é fundamental para se destacar no mercado e conquistar mais investidores.

Existem diversas práticas que ajudam a tornar sua marca conhecida e procurada. Confira algumas delas!

Ter assessores qualificados

Primeiro, lembre-se de que a certificação é requisito fundamental para atuar como agente autônomo de investimento. Então é preciso se submeter ao exame e ser aprovado. Ele é aplicado em diversas cidades do país e já possui versão online.

A prova abrange diversos conteúdos, envolvendo normas específicas, a atividade do assessor de investimentos e o mercado de capitais e derivativos. O candidato deve acertar, pelo menos, 70% das questões para conseguir a aprovação.

Depois, é preciso solicitar a certificação na CVM. Durante o processo, a instituição analisará se não há impedimentos de nenhum tipo para exercer atividades em instituições financeiras.

Em geral, os impedimentos têm relação com condenação em determinados crimes. Entre eles, estão a ocultação de patrimônio, lavagem de dinheiro e peculato. Se não houver restrições, o assessor é cadastrado e pode começar a atuar.

Além disso, é importante investir em um processo eficiente de captação de assessores. Lembre-se de que o mercado está cada vez mais concorrido. Portanto, para atrair os melhores profissionais para seu escritório, é essencial buscar bons assessores e oferecer a eles condições diferenciadas de trabalho e remuneração.

Ter um time alinhado

Escritórios que atuam no mercado financeiro precisam se adaptar rapidamente às novidades. Isso pode significar revisar alguns processos e ajustar o foco do trabalho com frequência. Para tanto, as equipes precisam estar alinhadas.

Um time engajado trabalha para alcançar os objetivos do escritório de assessoria de investimentos. Isso acontece com respeito, clareza, ética e cuidado no compartilhamento de informações, por exemplo. Essa pode não ser tarefa fácil, mas uma boa liderança pode facilitar o processo.

A equipe precisa conhecer as missões, visões e valores do escritório para estarem comprometidas com o trabalho. Nesse caso, a figura de um líder pode ajudar na definição do caminho mais adequado para o crescimento do negócio.

Dividir as tarefas

Dependendo do tamanho do escritório, as equipes podem ser multidisciplinares. Isso pode dificultar o trabalho da gestão, tornando importante que todos saibam como e onde atuar com eficiência.

Uma parte do time pode ficar em contato constante com novos e atuais clientes, tirando dúvidas e explicando questões referentes ao mercado, por exemplo. Ela também pode focar na prospecção de novos investidores.

Outra parte é responsável pelas mesas de operações, enquanto outros profissionais focam em diversificação internacional, alocação e planejamento familiar. A equipe de marketing, comunicação e recursos humanos pode ser responsável por atrair mais clientes por redes sociais.

Análise de dados e oportunidades também são tarefas importantes, além de recrutar novas pessoas para a equipe. Então avalie as atividades exercidas e saiba como dividi-las entre a equipe, conforme as competências e habilidades de cada um.

Investir em treinamento

Uma dica importante para o crescimento do escritório de assessoria é a qualificação. Ela permite que os profissionais ofereçam o melhor serviço. Isso envolve buscar mais conhecimento sobre ativos, derivativos, produtos financeiros e, até mesmo, como esse trabalho é feito no exterior.

Afinal, como em qualquer área, o estudo e a capacitação devem ser constantes. É necessário acompanhar o mercado e as tendências para oferecer um serviço de excelência aos clientes.

Ter profissionais atualizados é fundamental para conseguir oferecer os diferenciais que trarão destaque para o escritório frente à concorrência. Isso ajuda na construção de uma boa reputação, além de melhorar os resultados do trabalho.

Outro ponto de atenção é se organizar para investir em treinamentos constantes. Eles podem envolver diversos temas, inclusive o uso da tecnologia que está mais presente nos investimentos.

Ter foco em gestão de pessoas

Um dos maiores segredos para a expansão de um escritório de assessoria é a gestão de pessoas. A questão pode parecer trivial, mas é necessário que todos compartilhem dos mesmos objetivos para que o negócio possa crescer.

Cabe ressaltar que conflitos fazem parte do caminho, mas é necessário saber lidar com eles. Cada pessoa na equipe possui suas próprias habilidades e expectativas. Ao pensar no plano de negócio de um escritório, é fundamental analisar como acomodar todas essas questões.

Buscar vínculo com uma instituição financeira sólida

Como você sabe, o escritório de assessoria de investimentos deve ter relação com uma instituição financeira — seja ela uma corretora de valores ou um banco de investimentos. Afinal, as alternativas apresentadas aos investidores estarão disponíveis na instituição.

Por isso, é fundamental que ela forneça o suporte necessário e tenha uma boa plataforma para oferecer aos seus clientes. Contudo, também é possível mudar de instituição, se achar necessário. Nesse caso, é preciso considerar o desafio de levar seus clientes para a nova parceria.

Conhecer bem o perfil dos investidores assessorados

Outro ponto fundamental é fazer uma análise aprofundada do perfil e necessidades dos clientes. Como a assessoria deve ser um serviço personalizado, é fundamental que o cliente seja colocado no centro do negócio.

Ao compreender o que eles buscam, é possível oferecer um suporte mais adequado. Assim, os clientes ficam mais satisfeitos e a tendência é que eles passem a recomendar os seus serviços. Esse é um dos principais fatores que colabora com o crescimento do negócio.

Afinal, com o depoimento dos próprios clientes, é possível ter mais credibilidade no mercado. Isso porque, em geral, as pessoas tendem a seguir as recomendações de quem elas confiam. Por consequência, após uma indicação, as chances do seu escritório ser o escolhido são maiores.

Manter um bom relacionamento com os clientes

Aproveitando o foco sobre os clientes, prezar pelo bom atendimento é imprescindível para o sucesso do escritório. Esse é o fator essencial para conquistar quem tiver contato com o seu trabalho.

Oferecer um bom atendimento, ser simpático e demonstrar conhecimentos fundamentais sobre os investimentos são requisitos mínimos para a equipe colher bons resultados. Dessa forma, os investidores terão maior interesse em continuar sendo acompanhados pelo escritório.

Ainda, tenha em mente que o assessor tem uma relação de proximidade com as pessoas que ele atende. Além de apresentar os investimentos de acordo com o perfil e as necessidades, é necessário acompanhar a evolução do cliente e continuar oferecendo suporte em suas decisões e dúvidas.

Qual a importância de manter um posicionamento no ambiente online?

A tecnologia está acessível na nossa sociedade e, atualmente, muitas pessoas já estão conectadas à internet. Inclusive, a ferramenta é bastante utilizada para pesquisar informações relevantes e esclarecer dúvidas.

Portanto, se você não tem um bom posicionamento no ambiente online, além de não ser conhecido pelos clientes potenciais, corre o risco de perder investidores. Afinal, eles podem buscar um suporte mais adequado no concorrente e encontrar um espaço para sanar suas dúvidas sobre investimentos e finanças.

Então, além das dicas anteriores, perceba que, para ter a melhor assessoria de investimentos e se destacar no mercado, é preciso investir em presença digital. Com um blog, por exemplo, seu escritório pode oferecer conteúdo educacional de qualidade para ajudar os seus clientes, além do suporte de atendimento.

Um exemplo é a EQI Investimentos, que já abordamos. Parte do seu crescimento orgânico se deu por meio do conteúdo educacional. Hoje, o escritório é um dos mais requisitados do mercado. No entanto, para alcançar um alto nível, é necessário entregar conteúdo especializado e de qualidade.

Que tipo de conteúdo oferecer na internet?

O marketing de conteúdo tem se tornado cada vez mais popular e é uma ferramenta muito utilizada por empresas de todas as áreas. Com a concorrência e a necessidade de se destacar para conseguir clientes, muitas companhias passaram a publicar conteúdos rasos, simplistas e que não atraem a atenção do leitor.

Por isso, seu negócio não pode cometer esse erro e precisa entregar conteúdos de qualidade. Textos genéricos e que não aprofundam nos assuntos podem fazer o leitor perder o interesse e buscar páginas de concorrentes para aumentar o aprendizado.

Com isso, eles são atraídos por outros serviços e se esquecem do seu negócio. Por outro lado, o conteúdo específico mostra profissionalismo do escritório e o conhecimento sobre o público-alvo.

Essa é uma oportunidade de mostrar que a sua assessoria é capaz de sanar todas as dúvidas que ele possa ter. Portanto, conteúdos especializados são o maior segredo para se posicionar como uma autoridade e ganhar a confiança dos investidores.

Para auxiliar nessa estratégia você deve contar com uma empresa e profissionais que entendem da área financeira e conhecem a fundo os assuntos abordados. Fazendo isso, sua equipe terá menos trabalho com correções e contará com conteúdos de qualidade para publicar.

A ABContent é a empresa certa para ajudar sua assessoria de investimentos a oferecer conteúdos educacionais de qualidade aos seus clientes e público-alvo. Clique aqui e descubra o que podemos fazer por você!

Com as nossas dicas, você está mais preparado para ter a melhor assessoria de investimentos do mercado. Aproveite as informações que apresentamos e não deixe de investir em presença online para garantir ainda mais sucesso no negócio.

Quer utilizar o marketing de conteúdo para atrair a atenção dos seus prospects e clientes? Entre em contato conosco e comece agora a publicar conteúdos especializados e exclusivos para a sua assessoria!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: