Um dos segredos para o seu escritório de contabilidade crescer é compreender como ter mais clientes. Conquistá-los pode não ser uma tarefa fácil. Entretanto, eles são, de fato, a base para que o negócio seja promissor.

Apesar de ser trabalhoso, há diversas formas de conquistar clientes. Algumas mais imediatas e outras que dão resultados no médio e longo prazo, mas com grande eficiência.

Continue a leitura do artigo e descubra como conseguir mais clientes para o seu negócio de contabilidade!

Importante: não deixe de prestar atenção especialmente na última dica, pois muitas empresas estão tendo êxito com ela e você também pode aplicá-la para trazer mais resultados ao seu negócio!

1. Invista em treinamentos

Se você quer conquistar muitos clientes e ver o seu escritório prosperar, é essencial nunca parar de estudar. Seja um escritório particular ou formado por uma equipe, todos precisam estar em constante aprendizado sobre os mais variados assuntos da profissão, principalmente em relação às mudanças na legislação.

Os treinamentos são a chave para deixar os profissionais mais capacitados no ramo. Especialmente no atendimento ao cliente e para a própria prestação dos serviços. Veja os treinamentos como um investimento e não como desperdício de tempo e de dinheiro.

2. Crie um plano anual

Antes mesmo de fazer propaganda do seu escritório, você precisa ter definidas as metas e os objetivos que deseja atingir no ano. Sabendo disso, poderá traçar uma estratégia para conseguir alcançá-los.

Fazer um planejamento anual lhe ajudará a ter uma visão clara do que será preciso para conquistar a meta estabelecida, quantos clientes são necessários para a sua empresa crescer o percentual imaginado e o quanto você poderá investir para chegar a essas metas.

Além disso, esse planejamento poderá auxiliar na decisão das melhores medidas a serem tomadas para resolver os problemas que a empresa possa enfrentar pelo caminho. Afinal de contas, um escritório que sabe antever possíveis percalços e se prepara para enfrentá-los tem muito mais chances de sair de uma situação adversa sem muitos prejuízos.

3. Aposte em um serviço segmentado

Trabalhar com contabilidade lhe traz a possibilidade de atuar em diversos nichos e atender diferentes públicos. Uma forma de diferenciar seu escritório, principalmente se você trabalha em uma cidade com muita concorrência, é apostando na segmentação.

Ter um escritório nichado pode chamar mais a atenção e o público que você deseja atender pode vê-lo como um especialista, o que acaba sendo muito positivo para o negócio. Diante de tantas possibilidades dentro da contabilidade, escolha a área com a qual você mais tem afinidade e sabe que pode ser lucrativa.

Seu negócio pode focar apenas no varejo, em empresas da área farmacêutica, advocacias, empresas de tecnologia, dentre outras. Para deixar mais interessante, junte a contabilidade com algum outro tipo de serviço e ofereça soluções mais completas.  Assim, o trabalho torna-se mais atrativo para seu público-alvo e pode se tornar um grande diferencial no mercado.

Lembre-se que quanto mais você se destacar da concorrência, maiores as chances de estabelecer autoridade e conquistar a confiança do seu público-alvo.

4. Invista no relacionamento com o cliente

A base para o sucesso de um negócio é saber encantar os clientes já no atendimento, promovendo uma boa experiência a cada um deles. Por isso, aprender a atender o cliente e saber fidelizá-lo deve ser uma das prioridades da sua empresa.

Uma maneira de fazer isso é por meio da facilitação do contato, tornando-se acessível e sempre pronto para atender as necessidades do cliente. Uma forma de mostrar sua disponibilidade seria oferecendo um atendimento simplificado via aplicativo de mensagens, como o WhatsApp.

Outra forma de desenvolver um bom relacionamento é por meio do estabelecimento de um canal de contato que mantenha seus clientes informados sobre o andamento dos seus serviços.

No entanto, é preciso cuidado. Não envie apenas mensagens sobre trabalho. Demonstre que você se importa e envie mensagens de feliz aniversário e de feliz Natal, por exemplo. Se possível, aposte também no compartilhamento de conteúdos educacionais, que possam ser úteis aos seus clientes.

5. Analise a concorrência

Você tem concorrentes fortes na sua cidade ou conhece algum escritório de contabilidade de grande sucesso? Aproveite e pesquise sobre eles para entender o que os levou a chegar nesse patamar – o qual você também almeja atingir.

Descubra como eles tratam os clientes, como eles captam as pessoas e quais estratégias utilizam para aumentar a visibilidade da marca.

Aprender com profissionais mais experientes é sempre útil e muitos deles ficam felizes em poder ajudar. Além disso, conhecê-los poderá aumentar sua rede de contatos. Networking entre colegas de profissão pode até render novos clientes, sendo uma tática também bastante interessante para fazer seu escritório de contabilidade crescer.

6. Tenha uma presença online forte

Essa última dica pode ser considerada a mais importante deste post. Afinal, é ela quem separa os profissionais bem sucedidos dos demais. A internet hoje se tornou essencial na vida das pessoas – dos seus clientes, inclusive. Por isso, não ter uma presença online adequada pode fazer seu negócio ficar fadado ao esquecimento.

Dessa maneira, ter um um site e estar presente nas redes sociais é muito importante. No entanto, essa estratégia por si só não ajuda a captar clientes. Então, como tornar a presença online a principal estratégia de crescimento do seu escritório de contabilidade?

A resposta é simples. Entregar conteúdos de valor para a sua persona. Seguindo esse raciocínio, quando seu público-alvo utilizar os mecanismos de busca para fazer pesquisas relacionadas a temas do seu nicho, elas poderão encontrar respostas a partir dos conteúdos publicados pelo seu escritório!

Vale lembrar também que se a concorrência no mercado é grande. E, na internet, não é diferente. Muitos dos seus concorrentes já devem apostar no marketing de conteúdo para atrair clientes. Por isso, você precisa apostar na entrega de conteúdos de alta qualidade e que realmente entreguem valor aos usuários!

A internet está cheia de conteúdos para seu cliente consumir. Por isso, você precisa garantir que as suas informações sejam, de fato, úteis para seus leitores. Assim, você conquistará a confiança do seu público-alvo e terá chances muito maiores de atrair leads qualificados para o seu negócio!

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