Tirar uma empresa do vermelho pode ser um grande desafio e nada fácil para o empreendedor. Ninguém deseja ver seu negócio afundado em dívidas e com problemas financeiros graves, mas isso, infelizmente, pode acontecer.

A primeira questão que é preciso ter em mente é que trabalhar com empreendimentos envolve riscos. E você deve estar preparado para enfrentar esse tipo de dificuldade.

Os motivos podem ser diversos: má gestão e administração, desvio de recursos, equipe desqualificada, crise não prevista, dentre outros. Contudo, felizmente, é possível reerguer uma companhia com dificuldades financeiras.

Continue a leitura do artigo e descubra como tirar uma empresa do vermelho e organizar as finanças empresariais com 6 dicas simples!

1. Identifique a causa do problema

Uma empresa pode ter ficado em uma situação crítica por diversos motivos. É o caso da má gestão, má administração dos recursos financeiros, falta de objetivos bem definidos, inexistência de uma equipe de vendas e atendimento qualificada, falta de investimento em ações para crescer online, dentre muitas outras possibilidades.

Logo, o primeiro passo a ser feito é identificar a raiz do problema. Verificar o que não está sendo feito da forma correta facilita no momento de pensar em estratégias para mudar o cenário de dificuldades.

2. Detalhe suas dívidas e as entradas

Outro passo essencial para mudar a realidade do negócio é fazer planilhas completas que detalhem todas as entradas, gastos e dívidas empresariais. Sem isso, não há como tirar sua empresa do vermelho.

Assim, você poderá visualizar para onde o dinheiro está indo e pode realizar cortes nos setores onde há exageros ou gastos supérfluos.

3. Renegocie suas dívidas

Depois de detalhar todos os passivos da companhia, entre em contato com seus credores para poder negociar eventuais dívidas. Tente conseguir descontos e alterar datas de pagamentos.

Busque pagar as despesas prestes a vencer e aquelas que são prioridades para evitar juros ou taxas por atraso (que poderão ser altas e fazer seu negócio perder ainda mais dinheiro).

4. Aumente sua receita

Pense também em estratégias para aumentar suas receitas. Por exemplo, se seu empreendimento apenas oferece serviços, é possível criar um novo serviço ou oferecer promoções diferenciadas para atrair mais atenção ou até criar um produto.

Inclusive, criar um infoproduto pode ser interessante e ajudar a aumentar o lucro da firma. Além disso, este tipo de produto pode ter um custo de produção baixo ou zero.

Nesses momentos, é primordial pensar em formas de aumentar seu lucro. Afinal, sem dinheiro, sua companhia não conseguirá sobreviver à crise interna que está vivendo.

5. Conte com ajuda profissional

Em muitos casos, sua empresa endividada terá que contar com ajuda de um profissional de contabilidade para sair dessa situação. Um contador qualificado poderá lhe ajudar a entender seus erros financeiros, bem como identificar desequilíbrios no seu orçamento e nas contas.

Existem também outros profissionais que podem ajudá-lo nesta caminhada. Busque saber maiores informações a respeito e procure ajuda sempre que precisar.

6. Faça parcerias estratégicas

Há empresas que saíram do vermelho por pensarem no longo prazo e investirem em parcerias estratégicas. Em outras palavras, elas apostaram em planos que ajudaram seus empreendimentos a crescer.

Alguns serviços que podem melhorar a situação da companhia e fazê-la decolar são:

  • serviços de marketing para crescer a presença nas redes sociais;
  • parcerias com outros negócios para oferecer um pacote mais atraente para seu público;
  • serviços de produção de conteúdo especializado para aumentar a presença digital e as chances de ser encontrado nos mecanismos de busca.

Pense a longo prazo e escolha o que fará sua companhia crescer, atrair mais clientes, ser lembrada e estar mais presente no dia a dia do consumidor.

Tirar uma empresa do vermelho não é fácil e pode ser estressante. Felizmente, não é impossível! Portanto, é importante pensar no curto, médio e longo prazo e escolher as melhores estratégias que lhe ajudarão em cada etapa do caminho!

A ABContent é um serviço de produção de conteúdo especializado em finanças, investimentos, negócios e empreendedorismo. 

Se você deseja saber como melhorar a situação financeira da sua empresa apostando na ampliação da visibilidade online do seu negócio, entre em contato conosco que podemos lhe ajudar!