Em diversos momentos no mundo corporativo, saber como tomar decisões difíceis é uma habilidade essencial e que pode fazer enorme diferença nos resultados de uma empresa.
De fato, a tomada de decisão não é simples. E um negócio pode perder muito quando algo é definido sem a devida cautela.
Além disso, um empreendedor que não sabe lidar com essas situações pode acabar perdendo a confiança e a admiração dos seus colaboradores. Para evitar este cenário, veja abaixo dicas simples para saber tomar decisões eficazes nos negócios!
Acompanhe!
Não tome decisões por impulso
A primeira regra é evitar ser impulsivo e tomar decisões de forma reativa. Quando uma situação surgir, não dê a resposta naquele exato momento.
Uma decisão impulsiva pode custar caro para seu empreendimento e comprometer o futuro das finanças, da equipe, entre outros problemas. Por isso, é preciso ter paciência e entender que uma atitude dessas jamais deve acontecer.
Controle seus sentimentos e emoções
Por mais que seja difícil controlar as emoções em diversos momentos, um bom empreendedor sabe que deve olhar situações delicadas com imparcialidade. Os sentimentos podem ser grandes inimigos e evitar que você pense com clareza ou avalie todos os lados e alternativas possíveis para resolver o problema que se se apresentou.
Baseie-se em dados
É impossível tomar decisões eficientes sem considerar o histórico e os dados da empresa. Você pode até utilizar suposições como um meio de partida, mas precisa validá-las com as informações obtidas em análises, relatórios, dentre outros documentos.
Os dados são primordiais e precisam estar organizados para que a análise deles seja feita de forma eficiente no momento de decidir qualquer assunto que envolva sua companhia.
Procure ajuda e escute sua equipe
Ao surgir uma determinada situação que exige uma decisão difícil, você pode apresentá-la para que sua equipe dê sugestões. Conversar com outros empresários que passaram por uma situação parecida ou ouvir a opinião de especialistas também pode lhe ajudar a encontrar uma resposta.
Pense diferente
Em muitos casos, imaginar ser uma pessoa que está fora da situação pode lhe ajudar a avaliá-la com outros olhos. Você pode também tentar idealizar que é uma referência em sua área. Por exemplo “Se eu fosse o Steve Jobs, como eu resolveria essa situação?”
Dessa maneira, pode ser possível encontrar soluções criativas ou que você poderia não ter imaginado se ficasse tentando pensar como o líder da empresa ou gestor da sua equipe.
Avalie as vantagens e desvantagens de cada solução
Em muitas situações, pode ocorrer de você ter encontrado diversas soluções que parecem ser adequadas. Para escolher a mais indicada, é importante analisar os prós e contras de cada uma das alternativas, bem como os possíveis impactos delas.
Lembre-se que tudo isso deve ser feito sempre considerando o histórico e os dados da sua companhia. Explorar cada uma das opções a fundo lhe ajudará a escolher a melhor para a situação.
Defina um prazo
Por fim, é preciso estabelecer um prazo para dar a decisão final. Quem não estabelece um deadline corre perigo de adiar ainda mais a decisão. Portanto, defina uma data limite e comunique a decisão escolhida no momento definido.
O importante é pensar e considerar todas as possibilidades até o fim do prazo, para ter certeza de que avaliou tudo o que podia.
Agora você sabe como tomar decisões difíceis na empresa. Aproveite e continue aprimorando seus conhecimentos e veja 7 comportamentos que todo empreendedor deve adotar para superar os tempos de crise!