Trabalhar com uma equipe remotamente já é uma tendência em diversas empresas ao redor do mundo. Mas, o que é trabalho remoto? De forma simples, trata-se de uma modalidade de trabalho que, em vez de ser realizado no estabelecimento físico da companhia, é feito a distância.

De acordo com pesquisas realizadas sobre o assunto, essa forma de trabalho vem aumentando e será ainda mais comum no futuro. Apesar de trazer diversas vantagens, há ainda muitos desafios a serem enfrentados.

Logo, aprender a gerenciar uma equipe remota é essencial para garantir os melhores resultados. Sua empresa já emprega ou pretende implantar essa modalidade?

Então acompanhe o artigo e entenda como trabalhar e gerenciar sua equipe remotamente!

Vantagens do trabalho remoto

Implantar o trabalho remoto pode trazer diminuição de custos e bons resultados financeiros para a empresa. De acordo com pesquisadores de Harvard, o trabalho remoto aumenta a produtividade dos seus colaboradores!

Inclusive, deixar as pessoas trabalharem em casa ou no local que desejarem, com mais autonomia e liberdade para escolher seus horários, melhora a qualidade de vida delas, o que faz com que se sintam mais felizes e produzam mais.

As vantagens também se aplicam a quem lidera a equipe. Além de contar com um time mais produtivo, o gestor da equipe não terá que despender tempo averiguando e analisando se os integrantes do time realmente estão fazendo as suas respectivas tarefas, pois em regra acaba havendo mais autonomia.

Além disso, empresas com times remotos economizam em itens como água, energia elétrica, utensílios para a companhia e, principalmente, com benefícios como auxílio-transporte e vale-alimentação, por exemplo.

Inclusive, ter uma empresa que trabalha totalmente dessa maneira pode gerar uma redução de despesa significativa, por não demandar equipamentos e aluguel de um estabelecimento comercial.

Desafios de uma equipe que trabalha de forma remota

Apesar das vantagens econômicas e aquelas comprovadas por meio de pesquisas, há que pontuar determinados desafios que uma pessoa que trabalha e gerencia uma equipe remota pode enfrentar. Confira alguns deles.

1. Falta de comunicação

O primeiro deles, e talvez o mais grave, é a falta de comunicação. O fato de estar longe da equipe muitas vezes ocasiona uma comunicação precária dos trabalhos, processos e metas que devem ser atingidas.

Essa falta de diálogo pode acontecer principalmente por falta de gestão adequada, o que dificulta muito o trabalho dos demais integrantes, que não têm clareza do que devem ou não fazer.

2. Falta de compromisso

Muitas pessoas ainda não tiveram a experiência de trabalhar em casa. Logo, quando passam a trabalhar de forma remota, podem acabar não compreendendo a dinâmica e deixam de organizar o tempo apropriadamente.

A falta de compromisso dos funcionários com a empresa pode acontecer em uma equipe remota. Você pode perceber que isso está acontecendo quando as tarefas solicitadas não são entregues ou são enviadas com atraso com frequência.

3.  Diferenças culturais e barreiras geográficas

Se você trabalha com pessoas de outros países, sabe que diferenças culturais sempre vão existir. No entanto, não precisa ter uma equipe internacional para saber que elas interferem na interação entre os membros. O próprio Brasil tem uma vasta extensão territorial e cada região é única, com culturas peculiares.

Assim, pode ser difícil lidar com a diversidade. Um exemplo que pode ser mencionado ocorre em relação a feriados e datas comemorativas. Por exemplo, há regiões em que determinados feriados são prolongados, o que pode fazer com que os colaboradores dessas localidades tenham menor produtividade em alguns períodos do ano.

Além das diferenças culturais, as barreiras geográficas, como o fuso horário, podem ser um obstáculo, para a comunicação inclusive.

4. Tecnologia obsoleta

Às vezes, o que dificulta o trabalho dos colaboradores é a tecnologia fraca ou programas obsoletos. Nesse caso, faz-se necessário aderir às tecnologias mais atuais para melhorar o desempenho geral da equipe.

5. Má administração do tempo

Trabalhar em casa e ser um profissional autônomo exige disciplina e gestão do tempo. Desempenhar as atividades no ambiente doméstico é muito difícil, pois existem muitas distrações, afinal o ambiente é dividido com pessoas que estão seguindo suas próprias rotinas.

O funcionário que não administra bem seu tempo pode demonstrar que não está preparado para esse tipo de ocupação, precisando adaptar-se ou voltar a trabalhar em um local físico, com horários fixos e uma rotina bem definida.

Felizmente, tudo isso pode ser simples de resolver. Veja no próximo tópico como você pode fazer a gestão da sua equipe remota e obter excelentes resultados.

Como gerenciar o trabalho remoto de sua equipe

Para gerenciar um time remotamente, é essencial ser organizado, comunicar-se sempre e, principalmente, saber lidar com diferentes tipos de pessoas. Veja agora 5 atitudes que você deve aplicar para garantir que todos trabalhem conforme o esperado.

1. Familiarize-se com os integrantes da sua equipe

Saber um pouco sobre o que cada um faz, como vivem e conversar ocasionalmente para conhecê-los melhor, pode ajudar você a familiarizar-se com eles. Dessa forma, a relação pode ser mais amigável e os integrantes da equipe poderão sentir-se mais confiantes na hora que precisarem comunicar-se com você.

2. Faça-os sentir que são parte de algo maior

Em vez de tratá-los como trabalhadores avulsos, tente fazê-los entender que são importantes e fazem parte de uma equipe, como geralmente ocorre entre os trabalhadores de uma empresa convencional.

Por isso, fale de novidades da empresa, mencione as regras que estão mudando e inclua-os nas atividades. Quando uma pessoa sente de fato que faz parte da empresa, a falta de compromisso – que é um dos problemas citados – dificilmente ocorrerá.

3. Conte com a ajuda da tecnologia

O trabalho remoto exige a utilização da internet e da tecnologia. No entanto, você pode contar com programas e aplicativos que facilitam a comunicação, como os aplicativos de mensagem WhatsApp ou Telegram, e ainda softwares para o controle de atividades da equipe. Podemos citar aqui as planilhas e demais aplicativos como Trello, Evernote ou programas do Google, como a Agenda, por exemplo.

4. Deixe sempre claras as metas e as atividades de cada um

Você precisa saber comunicar-se de forma clara para que todos tenham completa noção das suas atividades e das metas que precisam bater. A falta de comunicação, principalmente em relação a esses assuntos, pode prejudicar muito o desempenho da equipe e deixar os integrantes insatisfeitos.

5. Comunique-se de diversas maneiras

Cada pessoa tem seu estilo de vida e desafios singulares na rotina ou no local em que vivem. Você pode ter colaboradores que moram sozinhos. Por outro lado, pode ter integrantes que moram em uma pensão ou em uma república, que geralmente é um local com mais barulho. Assim, cada um terá uma maneira mais adequada para comunicar-se, entrando em contato com você de diferentes formas.

Você não pode ficar sem se comunicar com algum integrante ou dificultar o acesso à informação. Logo, é interessante adotar diferentes formas de comunicação, adaptando-se às situações, seja por mensagem de texto, áudio, vídeo ou e-mails, por exemplo.

Além disso, é importante atentar-se ao fuso horário de cada um, pois enquanto você manda mensagem e trabalha, seu colaborador pode estar no momento de repouso e vice-versa.

Conclusão

Trabalhar com uma equipe de forma remota pode ser muito interessante e trazer resultados incríveis. No entanto, é essencial que haja comprometimento do gestor e que todos estejam cientes e em sintonia para que os resultados sejam positivos!

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