A internet se tornou muito mais do que apenas uma grande central informativa. Quando a democratização da web ocorreu, em meados dos anos 90, sua principal função era informativa, funcionando basicamente como uma grande enciclopédia online.

Hoje em dia, a internet é muito mais do que isso. Ela continua sendo uma grande enciclopédia, porém, ao mesmo tempo, é uma sala de aula, um fórum para debates, um local de interação e um grande shopping.

A possibilidade de comercializar produtos e serviços pela internet modificou totalmente os ramos das atividades comerciais no Brasil e no mundo. Pode apostar: não há uma empresa de sucesso que não se preocupa com o seu posicionamento na web.

Se você está em busca de saber sobre como vender serviços pela internet, chegou ao lugar certo. No post de hoje vamos debater este assunto e apontar algumas atitudes que você precisa colocar em prática para atingir os resultados que está em busca. Boa leitura!

Passo nº1: Identifique e encontre seu público-alvo

O primeiro passo para vender serviços pela internet é identificar quem está inclinado a adquiri-los.

Identificar quem compõe a audiência da sua empresa é um procedimento-chave para ter sucessos com venda na internet e fugir do risco de “vender areia no deserto”. Para conseguir essa análise do público, é importante:

  1. Analisar a concorrência e compreender para quem seus concorrentes direcionam seus esforços de comunicação;
  2. Refletir profundamente sobre o que sua empresa oferece e como os serviços se posicionam como solução de um problema;
  3. Conversar com pessoas interessadas e compreender seus hábitos, comportamentos e necessidades;
  4. Realizar pesquisas de mercado.

Com base nas informações colhidas, vale a pena investir na criação de personas, que são representações de seu cliente ideal.

As personas são importantes para estruturar o discurso empresarial e a produção de conteúdos para aprofundar o conhecimento do público sobre seus serviços.

Passo nº2: Trabalhe a imagem da sua empresa e seus serviços na internet

Presença digital é fator de peso no seu sucesso na internet. Uma empresa que pretende vender seus serviços na internet precisa se posicionar na web para gerar interações com os potenciais clientes e disseminar suas informações, a fim de captar novas oportunidades de negócios.

Trabalhar a imagem da sua empresa na internet vai requerer alguns procedimentos como:

  1. Criar perfis em redes sociais;
  2. Construir um bom site empresarial;
  3. Estabelecer canais de comunicação com o público;
  4. Estruturar uma central para seus conteúdos informativos.

Tudo isso faz parte das ações para potencializar o bom e velho branding. As pessoas vão ter muito mais dificuldade para encontrar seus serviços se a sua empresa não possuir uma boa presença digital.

A internet é a “catapulta” que carrega sua empresa da esfera local para a esfera global. E se a sua intenção é vender serviços via web, não há como fugir da estruturação da presença digital.

Passo nº3: Produza conteúdo para se posicionar como autoridade de mercado

Estar presente nas principais plataformas da internet não é o bastante para atrair pessoas para conhecer seus serviços. É preciso oferecer a elas alguma informação, provocar a reflexão e convidá-las para o conhecimento.

Tudo isso é feito por meio da elaboração de conteúdos, e quando falamos em conteúdos, é preciso ter em mente que existe uma vasta gama de possibilidades. Sua empresa pode apostar em conteúdos como:

  1. Blog posts;
  2. E-books e outros materiais ricos;
  3. Posts informativos nas redes sociais;
  4. Newsletters;
  5. Vídeos.

Todos os exemplos acima são formatos de conteúdo que agregam valor para o seu posicionamento na internet e para gerar autoridade perante seu público-alvo.

Bons conteúdos são essenciais para conquistar a confiança dos interessados e fazer com que eles atravessem o caminho do funil de vendas.

Passo nº4: Crie um site institucional e estabeleça canais de atendimento constante

O site da sua empresa é o quartel-general dos seus serviços. No endereço eletrônico, é necessário descrever com precisão os serviços, a quem eles se direcionam, quais as vantagens que eles oferecem para quem os adquire, quais são os profissionais envolvidos, etc.

Além de servir como central de informações essenciais, o site também concede a estrutura para você comercializar seus serviços na internet. Ao utilizar sistemas de e-commerce, todo o seu processo de venda pode ser feito pelo site, sem a necessidade de atendimentos adicionais.

E por falar em atendimento, não se esqueça de instituir no site canais de comunicação, como os formulários de contato e os serviços de chat. Aposte também no WhatsApp Business, que está se consolidando como um ótimo recurso de atendimento e de vendas!

Passo nº5: Foque na experiência de consumo e nas facilidades de pagamento

Se o site pode ser o canal para viabilizar as vendas da sua empresa, então, precisamos falar sobre a experiência de consumo do seu cliente.

Vender pela internet já é uma praticidade e tanto, contudo, você pode selecionar formas de pagamento digitais (como Mercado Pago, PicPay, etc) para fazer com que a compra dos seus serviços seja ainda mais prática e confiável.

A experiência de consumo tem influência na retenção dos clientes. Dificuldades de pagamento ou insegurança com os dados financeiros podem afugentar novos e velhos clientes, portanto, tenha em mente que oferecer uma boa experiência de consumo é fundamental para vender seus serviços online.

Passo nº6: Divulgue seus cases de sucesso

Empresas conseguem conquistar a confiança das pessoas por meio de bons conteúdos, abordagens de vendas assertivas e atendimento de qualidade, mas nada impacta tanto o poder de decisão quanto exemplos de sucesso.

Imagine que você comercializa cursos online de inglês e um de seus alunos está falando com bastante fluência e conseguiu um bom emprego graças ao domínio da língua. Nada melhor do que divulgar esse sucesso mútuo para ampliar ainda mais o potencial atrativo da sua empresa.

Pode apostar: divulgar cases de sucesso é uma ótima forma de gerar autoridade de mercado e ampliar a confiança dos interessados na qualidade dos seus serviços.

Se você se pergunta como vender seus serviços na internet, saiba que a resposta se encontra em diversos fatores. Os seis itens mencionados acima compõem a base para qualquer empresa obter sucesso em suas atividades online, seja você uma corporação multinacional ou um empreendedor individual.

Por fim, não se esqueça que conteúdos são fundamentais para gerar autoridade, transmitir conhecimento para sua audiência e fomentar uma jornada de consumo positiva nas pessoas.

Quer saber mais sobre o potencial dos conteúdos nas suas estratégias para vender seus serviços na internet? Então, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade sobre o universo do marketing digital e produção de conteúdos para web!