Comportamento do consumidor em tempos de crise: tudo o que você precisa saber

Sua empresa já parou para analisar o comportamento do consumidor em tempos de crise financeira? Por mais que você conheça sua persona, acredite: os hábitos de consumo dela podem mudar completamente em momentos econômicos delicados.

Por isso, entender – mesmo que de forma geral – como ocorre as mudanças nos costumes do seu público pode ajudar seu negócio a pensar em estratégias para manter o cliente fiel à empresa. E até consumindo normalmente.

Continue a leitura do artigo para entender como é o comportamento do consumidor na crise e veja o que você pode fazer para não ficar no prejuízo!

Como o consumidor se comporta durante uma crise econômica?

As crises sempre afetam diretamente a vida pessoal de todos os indivíduos, e isso obviamente reflete na forma como lidamos com o nosso dinheiro.

Confira agora as mudanças mais comuns nos hábitos dos consumidores:

1. Os clientes passam a analisar mais suas escolhas

Durante as crises, a primeira atitude das pessoas (bem como de empresas) é justamente eliminar gastos excedentes e desnecessários e contê-los para não prejudicar ainda mais o lado financeiro.

Ainda, de acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), as mudanças de atitudes mais comuns são:

  • as compras de produtos ou serviços são feitas com muito mais cautela;
  • cerca de 80% evita comprar por impulso e espera promoções;
  • avaliam o real valor do produto ou serviço que pretendem adquirir;
  • comparam muito mais o custo-benefício e as diferenças entre produtos e serviços;
  • destinam mais recursos para a poupança (cerca de 78% passou a poupar mais para o caso de necessidade).

Ou seja, por mais que o consumo e a procura por bens e serviços diminua presencialmente, ela não é inexistente!

As empresas precisam entender que seus clientes ficam muito mais seletivos com o que adquirem. Logo, devem sempre buscar formas de atrair a atenção e mostrar que o que oferecem é diferenciado, útil e pode fazer a diferença na vida das pessoas.

2. Passam a consumir muito mais conteúdo online

Por incrível que possa parecer, em tempos de crise a compra de produtos e serviços na web aumentou cerca de 19%, de acordo com pesquisa realizada pela empresa Growth for Knowleadge (GfK).

Além disso, o estudo demonstrou que o aumento da pesquisa e comparação de preços, produtos, marcas e serviços também cresceu significativamente.

Tais dados comprovam o que fora dito anteriormente em relação ao perfil do consumidor nesses momentos: fica mais seletivo e passa a pesquisar muito mais.

A utilização da internet e a pesquisa por conteúdos cresce significativamente. Afinal, o consumidor passa a ler mais para chegar na sua decisão final de procurar ou não por um determinado serviço.

O consumidor na crise é uma pessoa muito mais atenta e comparadora. Por fazer muito mais pesquisas online, seu negócio precisa estar presente na internet e buscar formas de se destacar.

3. Voltam aos hábitos de consumo anteriores

Depois de ficar um certo tempo contendo gastos, os consumidores tendem a voltar aos hábitos de consumo que tinham antes da crise.  Isso demonstra que não se pode pensar apenas no presente, durante o momento da crise financeira.

Como grande parte volta a consumir mais, seu negócio precisa desde o início pensar no longo prazo, escolhendo as estratégias e serviços que farão a diferença e ajudarão sua empresa a sair da crise fortalecida.

Portanto, cortar todos os serviços para conter as despesas nesses momentos econômicos ruins sem analisar o que faz diferença para a companhia no futuro e no pós-crise pode ser terrível. E pode fazê-la perder tempo e dinheiro.

Considere os hábitos de consumo do seu público-alvo e lembre-se que, cedo ou tarde, eles voltarão ao normal. E você precisa estar preparado para atrair e captar estes consumidores.

O que fazer para sua empresa não se prejudicar durante a crise?

Como você pode perceber, seu negócio precisa tomar medidas para não ficar no prejuízo durante a crise. Mas, ela deve pensar, principalmente, no longo prazo . E considerar formas de enfrentar o pós-crise.

Portanto, confira agora algumas atitudes que seu negócio precisa tomar para não deixar de vender ou lucrar durante a crise.

1. Escute as necessidades do cliente

Entender o comportamento do consumidor durante a crise e, principalmente, escutar o que seu público-alvo necessita pode ajudar muito sua companhia a direcionar seus esforços para mantê-los interessados.

Por exemplo, o consumidor passa a poupar mais durante esses períodos. Essa nova atitude pode beneficiar uma assessoria de investimentos, por exemplo, que pode criar conteúdos para ensinar as pessoas sobre finanças pessoais e mostrar melhores maneiras de fazer o dinheiro render a partir dos investimentos.

As empresas do segmento financeiro, inclusive, têm tudo para  chamar a atenção nas crises. Afinal, elas lidam justamente com uma das questões que mais pesam nesses momentos: as finanças.

2. Tenha uma presença digital forte

As pesquisas citadas anteriormente deixam claro que o consumo de produtos e serviços na internet, bem como a comparação de preços e a procura por conteúdos educacionais  aumentam significativamente nesses tempos.

Por isso, sua empresa precisa investir em uma presença digital forte e entregar conteúdos de qualidade para os consumidores, que passam a pesquisar e ler mais sobre os assuntos antes da decisão final de compra.

Logo, o marketing de conteúdo é, de fato, um dos serviços mais importantes; E você precisa investir nele para atrair a atenção das pessoas, ser lembrado e gerar confiança.

Se sua companhia já contava com esse serviço, ela deve continuar a apostar nesta estratégia por todos os motivos expostos acima. Por outro lado, se ela não entrega conteúdos de valor para seu público, esse também deve ser o momento de dar um start nesta estratégia. Comece o quanto antes!

Mas lembre-se que, por mais que o aumento do consumo de conteúdo aconteça, as pessoas ficam mais criteriosas e passam a ler muito antes de decidir qual serviço desejam contratar. Logo, você precisa se diferenciar!

Entregar conteúdos sem originalidade, com erros e iguais aos outros disponíveis na internet não fará sua marca se destacar e passar credibilidade!

Para entregar conteúdos de qualidade, você precisa apostar em uma empresa de produção de conteúdo especialista no seu nicho e que entenda do seu mercado.

Perder dinheiro com uma agência que sequer entende dos assuntos que seu nicho trata fará você perder tempo e dinheiro. E isso você não quer que aconteça, certo?

Tomar decisões inteligentes é o que fará sua companhia se destacar!

Conclusão

Para atrair o consumidor durante uma crise e depois dela, aposte no que realmente trará resultados no médio e longo prazo. Comece agora a construir uma presença digital forte, apostando na entrega de artigos originais e de boa qualidade feitos por quem realmente entende o seu negócio!

A ABContent é um serviço de produção de conteúdos especializadas em finanças, investimentos, negócios, empreendedorismo e lifestyle.

Se você quer saber como ajudamos nossos clientes a ter uma presença online forte durante períodos econômicos estáveis e, principalmente, durante as crises, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar sua empresa!

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