O comportamento organizacional nas empresas é um dos fatores que servem como base para o desenvolvimento de qualquer negócio.
Trata-se de uma peça importante dentro do ambiente da companhia e pode ser entendido como o conjunto de valores, regras, crenças e procedimentos que seu empreendimento possui.
Você já ouviu falar desse conceito? Independente da resposta, continue a leitura do artigo, entenda mais sobre esse assunto e veja como analisar esse fator na sua sociedade empresarial!
O que é comportamento organizacional?
O comportamento organizacional estuda três fatores determinantes para o comportamento das organizações: estrutura, grupos e indivíduo. A análise deles procura encontrar soluções para estabelecer uma cultura harmônica capaz de engajar e motivar os colaboradores.
Esse conceito é fundamental para estudar o ambiente e implementar práticas para a gestão de pessoas. Além disso, auxilia na melhora da atuação dos gestores para melhorar seu desempenho individual e consequentemente, de todos da equipe.
De forma simples, essa verificação pode ser feita em dois níveis:
- individual: avalia perfil, motivação, ambições e habilidades e conhecimento de cada colaborador;
- coletivo: analisa o grupo em questões como formação de equipes, papel de cada integrante, nível de comunicação, dentre outros.
Por meio da análise do comportamento organizacional, será possível verificar pontos fortes e fracos de cada profissional e elaborar um plano de desenvolvimento para cada um. Assim, fica mais fácil deixar os times mais alinhados, fortes e competentes.
Por que analisar o comportamento organizacional em uma empresa?
Além do que foi citado anteriormente, analisar o comportamento organizacional da empresa melhorará o diálogo entre os integrantes da empresa, bem como a integração e engajamento entre os mesmos.
Com o aumento do engajamento, os resultados poderão ser muito melhores – ajudando a bater metas com mais eficiência. As equipes ficarão mais criativas e terão maior capacidade de inovação e resolução de conflitos.
Os colaboradores se sentirão mais motivados e confortáveis de trabalhar na companhia. Esse sentimento de pertencimento faz as pessoas serem mais produtivas e melhora a reputação da empresa, pois todos estarão contentes em contribuir para ela.
Como avaliar o comportamento organizacional?
A avaliação do comportamento organizacional deve ser realizada em três etapas. Confira cada uma abaixo:
1. Individual
Nessa primeira etapa, você precisa verificar o comportamento individual de cada um. Aqui são estudados a personalidade, inteligência emocional, personalidade, motivação individual, nível de comprometimento, dentre outros aspectos.
2. Grupal
Esse nível diz respeito a comportamentos em grupo e como cada um se comporta e é influenciado no grupo. Os tópicos avaliados são também os relativos à liderança, como: tomada de decisão, comunicação, resolução de conflitos, dentre outros.
3. Estrutural
Esse nível estuda a estrutura como um todo. Devem ser visto como cada um se comporta e como as equipes afetam os resultados da empresa. Nesse caso, devem ser avaliados as práticas de gestão, políticas empresariais, dentre outros.
O que deve ser avaliado no comportamento organizacional?
Alguns aspectos que precisam ser avaliados nas três esferas são:
- performance e desempenho;
- quantidade de faltas;
- adaptação às mudanças;
- postura colaborativa;
- motivação e engajamento;
- senso crítico;
- produtividade e profissionalismo;
- grau de participação e colaboração na empresa, dentre muitos outros.
O comportamento organizacional nas empresas precisa ser avaliado sempre. O objetivo é melhorar ainda mais seu negócio como um todo, deixando seus colaboradores mais produtivos e motivados e melhorando as habilidades dos líderes e gestores.
Portanto, se não estuda esses aspectos, comece agora mesmo e deixe sua equipe cada vez melhor!
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