Concorrência perfeita vs Concorrência imperfeita: entenda as diferenças

A concorrência perfeita e a imperfeita são opostas. Ambas são formas de como o mercado pode se comportar. Você já ouviu falar do assunto?

Quem empreende precisa conhecê-las para saber qual o cenário em que se encontra. Dessa forma, é possível pensar em estratégias para se diferenciar e se fortalecer perante seus concorrentes.

Então acompanhe a leitura e entenda a diferença entre a concorrência perfeita e a concorrência imperfeita!

O que é concorrência perfeita?

A concorrência perfeita é uma situação na qual o mercado possui uma grande quantidade de vendedores e um grande contingente de compradores. Tal cenário favoreceria um equilíbrio natural nos preços e na relação entre oferta e demanda. É também conhecida como concorrência pura.

Embora esse cenário seja o ideal, ele não se verifica no mundo real. Em um mercado de concorrência perfeita, espera-se que, no longo prazo, as receitas das companhias correspondam ao seu custo total. Nesse cenário, evita-se o lucro extra, que é a diferença entre a receita e o custo.

Algumas características da concorrência perfeita são:

  • número de vendedores e compradores grande o suficiente para que nenhum agente, sozinho, pudesse influenciar o equilíbrio do mercado;
  • baixa ou nenhuma diferença entre os produtos e serviços disponíveis;
  • transparência nas condições em que o mercado opera;
  • liberdade para entrar e sair de um nicho;
  • facilidade para a entrada de novos concorrentes;
  • esforço das companhias para sempre entregar qualidade aos consumidores.

Importante ressaltar que não há nenhum nicho que se encaixe totalmente na concorrência perfeita, tendo apenas alguns que se aproximam, porém de maneira muito sutil. Logo, esse conceito acaba sendo mais teórico do que prático.

O que é concorrência imperfeita?

A concorrência imperfeita é o oposto da anterior. Nesse cenário, existe um certo desequilíbrio na oferta e demanda. As condições impostas não propiciam um equilíbrio nos preços.

Isso facilita que um ou poucos agentes econômicos exerçam domínio sobre um determinado nicho e na formação dos preços dos bens e serviços comercializados. A maioria das situações econômicas mundo afora se encaixam nesse cenário.

Veja abaixo os fenômenos econômicos mais comuns da concorrência imperfeita:

Monopólio

O monopólio ocorre quando há um único vendedor para muitos compradores. Assim, a companhia monopolista de um setor tem o poder de controlar o preço do bem ou serviço ofertado da forma que achar conveniente, pois não existe concorrência.

Monopsônio

Nesse cenário, há muitos vendedores para um único comprador. Aqui, quem define o preço é esse consumidor.

Oligopólio

No oligopólio, existe um pequeno grupo de vendedores para muitos compradores. Assim, o mercado seria comandado praticamente apenas por essas empresas, as quais teriam força para determinar os preços, a oferta e a demanda de produtos.

Oligopsônio

Ele é o oposto do oligopólio. Logo, é o cenário no qual existem muitos vendedores para apenas um pequeno número de compradores. Dessa forma, a definição de preços fica sob o poder desses consumidores, que também influenciariam a oferta e a demanda dos bens e serviços oferecidos.

A concorrência perfeita é o cenário considerado ideal. Por outro lado, a imperfeita é a que acontece na prática.

Agora que você já sabe a diferença entre elas, pode ser mais simples identificar em qual das realidades o seu nicho se encontra e assim, pensar em formas de fazer sua empresa se diferenciar!

Que tipo de empresário é você? Conheça agora os perfis de empreendedor mais comuns e descubra qual é o seu!

 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: