Coronavírus: 7 dicas para manter as finanças da empresa em dia

Crises nunca são fáceis de serem superadas por nenhuma empresa. Em situações adversas – como a pandemia do Coronavírus, por exemplo, é fundamental que cada negócio encontre alternativas para se reinventar e, principalmente, para manter as finanças da empresa em dia.

Felizmente, por mais difícil que possa parecer, saiba que é possível manter as finanças do seu negócio organizadas em momentos de dificuldades. Além disso, com organização e foco, também é possível se recuperar de maneira mais acelerada e voltar a crescer em pouco tempo depois de uma crise.

Este artigo tem como objetivo ajudar empresas a manter as contas em dia em momentos de crises e levá-las a criar hábitos saudáveis para manter o negócio sempre sustentável – independentemente da situação. Então continue a leitura e saiba o que você pode fazer para controlar as contas empresariais e trabalhar em prol da saúde do seu negócio antes, durante e depois das adversidades.

Acompanhe!

1. Organize as finanças

Manter as finanças empresariais organizadas é premissa fundamental para quem deseja ter sucesso no empreendedorismo. Em uma situação de crise, contudo, você terá que contar mais do que nunca com a ajuda do financeiro da sua empresa caso perceba que o momento não está favorável para o negócio.

E, quando a empresa tem todas as contas em ordem, fica mais fácil definir os próximos passos para manter o negócio durante uma crise.

Estabelecer prioridades e organizar o caixa com o financeiro nestas horas, portanto, é fundamental para tomar decisões mais assertivas e evitar cortar investimentos essenciais ou estratégicos, que podem ser prejudiciais no futuro.

2. Negocie com clientes

O quadro de clientes pode sofrer uma diminuição drástica em períodos de crise. Para não perdê-los, pode valer a pena ser mais flexível e negociar valores, formas de pagamentos ou adiamento de pagamento, se possível, para que eles não desistam de comprar seus produtos ou contratar seus serviços nesses momentos.

Por exemplo, se você é uma startup que oferece um aplicativo financeiro pago, pode oferecer um desconto aos seus clientes que sinalizarem cancelamento dos serviços.  O mesmo pode fazer por aqueles que estão considerando adquirir seu serviço. Analise as possibilidades de fazer os clientes continuarem consumindo durante a crise.

E, se a sua empresa não tinha uma estratégias estabelecida para conquistar novos clientes e, principalmente, fidelizar os atuais, comece agora mesmo a pensar nisso. Oferecer essas condições pode fazer sua empresa se diferenciar no mercado e até atrair novos clientes.

3. Seja criativo

Durante a crise da pandemia de Covid-19, por exemplo, muitas empresas não tiveram vergonha de expor que precisavam de ajuda financeira e pediram a contribuição dos clientes e da população para consumirem seus serviços e produtos. Outras optaram por flexibilizar sua forma de atuação para atender às necessidades do seu público-alvo.

Todas essas companhias, no entanto, optaram por um mesmo caminho: se posicionar na internet. A presença digital se tornou uma poderosa arma para aquelas empresas que desejam se manter próximas aos seus clientes e futuros clientes e manter o negócio funcionando em situações adiversas.

Uma boa ideia para começar é pesquisar o que empresas estão fazendo para manter-se financeiramente estáveis durante momentos de crise, sejam eles financeiros, políticos, sanitários ou até mesmo setorial. Seja criativo e não se esqueça que a internet é e sempre será uma poderosa aliada da sua empresa para vencer a crise.

4. Inove

As empresas, bem como muitas pessoas, acabam inovando sempre que necessitam. Faça a mesma coisa com o seu negócio.

Uma maneira de inovar e ficar à frente da concorrência é prestando atenção na persona do seu negócio e no que seus clientes têm a dizer. Em seguida, ofereça a eles soluções que podem, de fato, sanar uma determinada dor.

Você pode, por exemplo, oferecer artigos especializados que ajudem seu público e clientes a passar pela crise, inovar em relação à sua forma de atendimento ou em relação à maneira como seus serviços e produtos são ofertados.

A ideia é pensar em alternativas que possam agregar ao dia a dia da sua persona. Ao fazer isso, sua empresa já se posiciona como uma companhia que pensa no bem estar do seu público-alvo e se destaca da concorrência.

5. Busque alternativas para aumentar o faturamento

Você deve ter em mente que, até mesmo em momentos de dificuldade, as pessoas não deixam de adquirir produtos e serviços que podem ser úteis ou indispensáveis para elas. E isso também inclui as empresas.

Por isso, nestas situações, vale a pena identificar o que você pode fazer para oferecer algo mais aos seus clientes e aumentar a renda da empresa. Além disso, o pulo do gato pode estar em buscar incluir outros grupos no seu modelo de negócios e atingi-los com seus novos produtos ou serviços.

Por exemplo, se você tem uma empresa do setor financeiro que ofereça uma solução apenas pessoas físicas, que tal criar uma forma de atingir as pessoas jurídicas também? Pense em alternativas de expandir o seu negócio sem investir muito e caminhe sempre em direção ao incremento do faturamento da sua empresa.

6. Abrace a ideia do home office

Essa dica se faz muito presente nos dias atuais, mas pode ser aplicado a qualquer momento, seja em situações de crise ou estabilidade. Afinal, trabalhar de forma remota é sempre uma forma de cortar gastos e economizar.

Sim, fazer sua equipe adotar o home office pode fazer a empresa reduzir diversas despesas mensais. Além disso, trabalhar em casa pode aumentar a produtividade de seus colaboradores.

Portanto, até mesmo em situações de estabilidade, considere abraçar a ideia do home office e permitir, se for possível, que seus colaboradores façam home office durante alguns dias do mês. Você poderá se surpreender com os resultados positivos!

7. Invista nos projetos estratégicos

A tarefa de manter as finanças em ordem na empresa em momentos de crise e em situações normais só será cumprida com efetividade se você souber onde e como utilizar os recursos que possui. Por isso, investir em serviços que ajudem sua empresa a vender e crescer, seja na crise ou fora dela, é essencial.

Investimentos, se realizados estratégicamente, fazem a empresa progredir. E você precisa apostar neles até em situações de contenção de custos. Um exemplo de serviço que pode ajudar sua empresa a vender sempre, principalmente em tempos de crise, e fazer o negócio ser mais procurado quando o pior passar é o de marketing de conteúdo.

Um serviço de produção de conteúdo que seja especialista no seu nicho de mercado pode fazer toda a diferença, principalmente em momentos nos quais seu negócio não está bem. Os serviços prestados podem aumentar a visibilidade da sua empresa na internet, construir engajamento, autoridade e estabelecer confiança com os consumidores.

Lembre-se que, na Era da Tecnologia na qual estamos vivendo, as pessoas estão cada vez mais conectadas, buscando na internet soluções para seus problemas e argumentos para tomar ou não uma decisão de compra. E você precisa utilizar isso a favor da sua empresa.

O custo-benefício de investir em projetos estratégicos como este tende a ser bastante positivo e, principalmente, pode ser decisivo para fazer sua empresa acelerar depois de um período conturbado. Portanto, invista na estratégia e naquilo que pode trazer retorno ao seu negócio após a crise e manter sua empresa saudável financeiramente em qualquer situação.

Agora que você conheceu 7 dicas para manter as finanças da sua empresa em dia e não sucumbir aos momentos de dificuldade, que tal conhecer 8 dicas de gestão de tempo para empreendedores?

Faça sua empresa crescer!

Apostar em parcerias e projetos estratégicos para o seu negócio pode ser decisivo para o sucesso da sua empresa no médio e longo prazo em qualquer cenário.

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