Employer branding: o que é e como implementar na sua empresa?

Toda empresa quer ter os chamados defensores da marca, que são aqueles clientes que não a trocam por nada. Conhecido em inglês pelo termo brand advocates, são pessoas que falarão bem de seus produtos e serviços e defenderão a organização sempre que for necessário.

Esses advogados da marca têm um papel muito importante especialmente em ações nas redes sociais. Afinal, eles tendem a comentar posts, compartilhá-los e, assim, levar mais pessoas a engajarem com a empresa.

Bom, mas se de um lado existem os clientes defensores, por outro não podemos esquecer do público interno de uma organização, pois dentro dela estão também vários advogados. Nesse sentido, existe um conceito para tratar dos colaboradores engajados que defendem a companhia para a qual trabalham. Trata-se do employer branding.

Entenda, neste artigo, o que o termo significa.

O que é employer branding?

Employer branding é um termo utilizado para descrever a reputação, a popularidade e a percepção que o mercado tem de uma empresa como empregadora. Seu funcionamento é semelhante à maneira como uma marca corporativa funciona, sendo que:

  • A marca corporativa oferece uma proposta de valor aos clientes, definindo produtos ou serviços no mercado.
  • A marca do empregador (isto é, o employer branding) descreve a proposição de valor da empresa para funcionário.

O objetivo do employer branding é o de fortalecer princípios corporativos a fim de criar defensores internos de uma marca. O conceito tem sido cada vez mais visto como conceito-chave na gestão de talentos, uma vez que ele elabora estratégias para aperfeiçoar e melhorar os processos de atração e retenção de talentos.

Por que o termo é importante?

Employer branding é sobre reputação, e hoje em dia sabemos que a reputação de uma empresa tem um valor inestimável. Um dos motivos é que uma organização com boa imagem corporativa atrai talentos sem que para isso seja necessário um investimento muito alto em divulgação de vagas.

Justamente por ajudar a empresa a reduzir os custos por contratação, atrair melhores candidatos e, desse modo, melhorar a produtividade, é que dizemos que ter um bom employer branding é essencial para a estratégia de uma organização.

Além disso, em empresas com um forte employer branding os colaboradores são mais engajados e têm orgulho de trabalhar no local. Ao vestirem a camisa, tornam-se também mais motivados, o que é ótimo para um empregador porque significa crescimento para os negócios.

Quando um negócio cresce, aumentam também suas receitas. E isso garante a estabilidade financeira da empresa. Um negócio financeiramente estável, além de ser sempre mais atraente para possíveis candidatos, faz com que seus colaboradores sintam-se mais seguros em seus empregos. Percebe como tudo está conectado?

Outra vantagem do employer branding é permitir que a organização seja reconhecida fora de suas quatro paredes e para além de seus clientes atuais, expandindo o conhecimento da marca. Portanto, ele não apenas melhorará a percepção dos seus colaboradores com relação à sua empresa, mas também a maneira como o público externo a enxerga.

E, a partir do momento que o público conhece a força da marca e a admira, automaticamente ela vende mais, expande e atrai investidores.

Como implantar na sua empresa?

Já que os benefícios do employer branding são vários, esta é uma estratégia de RH que sua empresa não pode ignorar. Para que consiga implantá-la, anote os 4 passos a seguir:

1. Seja claro quanto aos valores e à visão da sua empresa

O ponto de partida ao pensar em employer branding é articular a visão e os valores adotados pela organização. A mensagem de RH reflete esses valores?

Aqui é importante prestar bastante atenção, pois de nada adianta a organização citar a criatividade e a inovação como importantes, mas a oferta de produtos ou serviços demonstrar o contrário. Por essa razão, entenda que um forte employer branding conecta valores organizacionais, estratégias e políticas de RH com  a marca da organização.

2. Defina a proposta de valor

Uma proposta de valor abrange a missão, os valores e a cultura da sua organização. É ela que dará aos funcionários um motivo poderoso para trabalhar na sua empresa, pois refere-se a tudo que ela pode oferecer como empregadora.

Propostas de valor fortes conseguem atrair e reter as melhores pessoas, motivam a força de trabalho e reduzem os custos de contratações. Acima de tudo, contribuem para uma marca robusta.

3. Faça um diagnóstico do ambiente de trabalho

Valores e visão da empresa, bem como sua proposta de valor, não são palavras bonitas para serem esquecidas em um pedaço de papel. Por isso, de nada adianta fazer os dois primeiros passos se o ambiente de trabalho não condiz com aquilo que a empresa prega.

Neste ponto é essencial verificar qual é a visão que os funcionários têm da empresa para a qual trabalham, pois falar uma coisa e agir de modo diferente na prática vai apenas contribuir para piorar o employer branding (e não é isso que queremos, certo?).

4. Crie um plano de ação

Agora que você já sabe como seus colaboradores enxergam a sua empresa, está na hora de pensar em ações para desenvolver o employer branding. Pense em iniciativas que sua organização pode adotar para aproximar seus funcionários e engajá-los.

Caso na terceira etapa tenha percebido que precisa mudar o ambiente de trabalho, reúna-se com a diretoria e veja o que vocês podem fazer para adequar o ambiente à proposta de valor da sua empresa.

Quando tudo estiver alinhado, defina o objetivo da organização com ações de employer branding (como reter talentos, motivar colaboradores etc.). Em seguida, pense nas estratégias, defina um orçamento e quem ficará responsável por executá-las.

Concluindo

O employer branding é uma poderosa ferramenta para apresentar a empresa como um ótimo lugar para trabalhar. É também usado para se comunicar com os funcionários atuais e atrair talentos sem que para isso seja necessário um alto investimento com divulgação de vagas.

Em outras palavras, os talentos vão até sua empresa ao invés de você precisar ir até eles. Para o employer branding é também importante mostrar para o público de fora o que sua empresa tem feito. Uma excelente estratégia é usar e abusar das redes sociais.

E você, já tinha ouvido falar em employer branding? Se este artigo lhe ajudou a entender o conceito e foi útil, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas sejam beneficiadas com este conteúdo!

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