Empreendedorismo digital: o que é e como ter um negócio online?

O avanço da tecnologia possibilitou o surgimento do empreendedorismo digital. Agora, é totalmente possível ter um negócio que é 100% online, sem se preocupar com espaços físicos.

Essa nova realidade resultou no aparecimento de diversas startups e ideias lucrativas de maneira mais acessível, demonstrando que empreender na web é democrático.

Você ainda não criou seu negócio online? Então acompanhe a leitura, entenda o que é empreendedorismo digital e veja dicas essenciais para ter o seu!

O que é empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital consiste em criar negócios na internet e comercializar produtos ou serviços por esse meio. Essa alternativa é bem mais acessível, pois os gastos com espaços físicos costumam ser altos.

Existem diversos exemplos de negócios digitais, como: e-commerces, blog, cursos online, softwares, serviços, dentre diversos outros.

A principal vantagem é justamente a possibilidade de começar com valores baixíssimos. Além disso, o empreendedor pode trabalhar de onde desejar, permitindo uma maior flexibilidade na rotina.

Como ter um negócio online?

Ter um negócio online demanda esforço. No entanto, é totalmente possível ser iniciando e administrado por uma única pessoa. Veja abaixo algumas dicas rápidas para começar o seu!

Escolha o nicho de atuação

O primeiro passo é escolher seu nicho de atuação. Atualmente, é possível ter uma boa ideia nos mais diversos segmentos, como: dieta e saúde, contabilidade, fotografia, mercado financeiro, dentre outros.

Caso não saiba o que deseja, faça pesquisas para encontrar ideias e se inspirar.

Pesquise a concorrência

Pesquise negócios do segmento escolhido para entender o que eles fazem, como se comunicam com o público, a solução que oferecem e em quais canais digitais eles estão presentes.

Veja também quem são as autoridades do seu nicho e descubra o diferencial que fizeram eles se destacarem na internet.

Descubra seu público

Conheça seu público. Entenda as dores, desejos e o que os motiva a procurar por produtos e serviços no seu nicho. Quanto mais informações encontrar, melhor.

Essa pesquisa é essencial para você entender como deve abordá-los, qual linguagem utilizar e quais são os conteúdos que deverá criar para atraí-los até o seu negócio.

Planeje a estrutura

Depois das pesquisas, o próximo passo é montar sua estrutura. Crie seu blog e pense nas redes sociais que são importantes para a sua estratégia.

Tente utilizar as redes que sua persona frequenta. O ideal é testá-las para ver quais são as que trazem mais resultados. Um canal no YouTube também pode ser efetivo, pois conteúdos em vídeo estão em alta.

Faça o planejamento de conteúdo

Seu negócio online não prosperará sem conteúdo. Atualmente, as empresas devem criar valor para serem encontradas nos mecanismos de busca e atrair a atenção dos usuários.

Crie um calendário e um planejamento, sempre pensando no que realmente importa para o seu público. Os conteúdos não são sobre você, mas sim sobre a sua persona.

E lembre-se: além de estar presente nas redes sociais, não ignore o blog. Será ele que fomentará seu negócio no médio e longo prazo.

Pense no que deseja oferecer

Lembre que você pode oferecer tanto serviços quanto bens físicos ou digitais. Tendo em vista as diversas possibilidades, pense no que será o seu produto. Pode ser um software, um aplicativo, um curso online, e-books, um e-commerce, consultorias, dentre inúmeras possibilidades.

Formalize seu negócio

Seu negócio online deve ser visto como qualquer outro empreendimento. Por isso, ao criar sua marca, pode ser indicado registrá-la. Além disso, lembre-se de criar um CNPJ e estar atento às regras de recolhimento de impostos, dentre outras preocupações.

Agora que você já sabe o que é e como ter um negócio online, o que acha de investir no empreendedorismo digital? Se esta possibilidade faz sentido para você, aproveite e entenda o que é a jornada do cliente e como utilizar essa estratégia no seu negócio!

 

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