ERP para e-commerce: o que é e suas vantagens

Você percebeu como a internet modificou algumas tarefas cotidianas? Pense bem, antes da democratização da web, praticamente toda a comunicação era feita por telefonemas, telegramas e cartas.

Alguns anos depois, as pessoas descobriram soluções como os messengers, e-mails e, pouco tempo depois, as redes sociais e aplicativos como o WhatsApp. Mas não foi só a comunicação que passou por um forte processo de digitalização.

O ato de comprar também saiu de uma realidade totalmente analógica para ganhar força na web. Os e-commerces continuam em ascensão, e o número de lojas virtuais não para de crescer. A questão principal para os empreendedores no comércio eletrônico é: como gerenciar a loja com qualidade?

A resposta está na própria tecnologia, dessa vez, no uso de sistemas digitais inteligentes, como os ERPs. Quer saber mais sobre ERP para e-commerce e como ele traz vantagens para a administração do seu empreendimento? Então, acompanhe o post de hoje! Boa leitura!

O que é um ERP?

ERP é uma sigla para o termo em inglês Enterprise Resource Planning. Apesar do nome ser centrado nos recursos (resource), a ferramenta é um sistema integrado de gestão empresarial.

Estamos falando de um software de uso corporativo que é capaz de centralizar e gerenciar todas as informações sensíveis às operações da empresa. Além de fazer a gestão de dados, o sistema tem como finalidade a integração de dados, recursos e processos de diversas áreas como:

  1. Vendas;
  2. Compras;
  3. Setor financeiro;
  4. Contabilidade,
  5. Estoque;
  6. Logística;
  7. Produção.

Apesar do foco nesses sete pilares empresariais, os dados colhidos por um ERP também servem para fomentar outras atividades, como as ações de Marketing e até a atuação estratégica do RH (quando este atua como um auxiliador de resultados, uma perspectiva bem mais estratégica do setor).

Um ERP de qualidade é um produto mutável, ou seja, ele se encaixa às necessidades do cliente. As empresas desenvolvedoras de sistemas de gerenciamento sabem que cada organização possui particularidades e necessidades, por isso, os melhores ERPs do mercado são customizáveis, modulares e seguem os princípios de escalabilidade.

Vários processos centralizados

Os tipos de dados processados em um ERP são bem diversos, sendo que há possibilidade de integrar e centralizar as informações advindas de processos como:

  1. Análise de faturamento;
  2. Fluxo de caixa;
  3. Construção de balancetes;
  4. Controle de gastos;
  5. Controle tributário;
  6. Manejo de inventário e controle de ativos;
  7. Administração do estoque;
  8. Processos de vendas.

Resumindo: a função de um ERP é ser uma espécie de cérebro eletrônico, uma central inteligente e ágil, capaz de manejar dados, executar uma leitura rápida deles e apresentá-los em uma forma compreensível e simplificada para os usuários da plataforma.

Com isso, a empresa ganha agilidade para monitorar seus resultados, cria-se a possibilidade de acompanhar os processos e números quase em tempo real, isso sem falar que todas as informações colhidas pelo ERP dão subsídios para a tomada de decisão estratégica.

O que o e-commerce ganha com o uso de um ERP?

A adoção de um ERP ajuda uma loja virtual a controlar mais do que apenas o volume das vendas. Todas as informações relacionadas acima ficam concentradas no sistema.

Junto com a facilidade gerencial, é importante ressaltar que os contatos da empresa podem ser inseridos dentro do sistema, facilitando ainda mais o controle sobre os clientes e o uso do funil de vendas.

Quem ganha com esse último item é o marketing, que pode desenvolver suas açõe com mais estratégia, além de usar os dados para mapear as principais características do público-alvo e, com isso, desenvolver as personas (que são muito úteis em técnicas de inbound e content marketing).

Resumidamente, o ERP ataca em 7 pontos fundamentais para o e-commerce:

  1. Controle de estoque;
  2. Integração setorial;
  3. Automatização de processos;
  4. Redução de custos;
  5. Precisão na gestão financeira;
  6. Redução de erros operacionais.

Meu e-commerce é pequeno. Preciso mesmo de um ERP?

Mesmo uma pequena loja virtual ganha com as transformações positivas que o ERP realiza nas operações.

Não é porque seu empreendimento tem pequeno porte que ele não precisa de um bom controle, na verdade, se seu objetivo é crescer, o ERP vai ser de alta utilidade para auxiliar com as demandas empresariais.

Apesar de ser um investimento, o ERP traz retorno, especialmente por transformar a gestão da empresa em algo mais estratégico, ágil e descomplicado. Isso sem falar que o sistema permite que os gestores tenham mais informações sobre a jornada do cliente e a experiência do consumo.

Todas essas informações são nutrientes para o crescimento empresarial, sendo assim, não há motivos para deixar de adotar o sistema apenas por se tratar de uma pequena loja virtual.

Como encontrar o melhor ERP para e-commerce?

Basta fazer uma pesquisa rápida usando os termos “ERP” e “e-commerce” para encontrar uma infinidade de empresas oferecendo seus sistemas para os empreendedores de lojas virtuais.

Encontrar a melhor solução para sua empresa vai demandar um pouco de pesquisa, afinal, a pior atitude a se fazer é fechar a contratação de um sistema sem saber como ele usa.

O processo de pesquisa pode, inclusive, se valer de teste de uso para que você consiga encontrar o software que melhor se adapta às suas operações e seu domínio de ferramentas digitais.

Outros pontos que são importantes envolvem os aspectos a seguir. Veja!

Portfólio da empresa desenvolvedora

Vale a pena conferir quais são as empresas clientes do desenvolvedor e, se possível, entre em contato com a organização para ter algumas informações sobre a satisfação com o produto.

Treinamento de uso

ERPs são simples, porém, usá-los em sua totalidade exige domínio. Tenha certeza que a empresa vendedora do sistema executa treinamentos com os funcionários da sua empresa. Aprender na marra é possível, mas demora e causa erros. O ideal é que haja uma transmissão de conhecimento antes da aplicação da ferramenta em seu e-commerce.

Customização

O melhor ERP é aquele que parece ter sido desenvolvido exclusivamente para sua empresa, sendo assim, avalie os níveis e possibilidades de customização do sistema.

Atendimento ao cliente

Avalie o atendimento da empresa quando questionada sobre o ERP. Um bom atendimento é fundamental para formalizar a compra de qualquer produto ou serviço. Exija um bom atendimento, afinal, você está em busca de fazer um investimento importante e que precisa ser certeiro.

Suporte

Se o atendimento precisa ser bom, o suporte precisa ser impecável. Ficar com o sistema parado é contraproducente. O ideal é que a empresa seja capaz de oferecer um suporte completo e rápido.

Em poucas palavras, podemos dizer que o ERP é um braço direito de qualquer e-commerce. A adoção da ferramenta simplifica processos, otimiza a estratégia de gerenciamento e garante agilidade para muitas demandas.

Sua empresa adota um ERP? Está pensando em adquirir um sistema para seu e-commerce? Deixe seu comentário e conte para nossa equipe e os demais leitores quais são suas experiências com o uso de um sistema de gestão integrada!

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