Escalabilidade: como tornar sua empresa escalável?

Você teve uma ideia e abriu um negócio. Tudo está indo muito bem até que você percebeu que está difícil fazer sua empresa crescer. Em outras palavras: ela não tem escalabilidade.

Se este for o seu caso, temos duas boas notícias. A primeira é que não está sozinho e a segunda é que este artigo poderá ajudar a transformar sua empresa em um negócio escalável.

Quer saber mais? Então pare por alguns minutos tudo que está fazendo e nos acompanhe nesta leitura.

O que é a escalabilidade?

Escalabilidade é um termo que descreve a capacidade de uma empresa crescer e gerar demanda crescente sem que para conseguir isso os gastos tenham que aumentar.

O termo é utilizado em referência a computadores ou outros sistemas tecnológicos, mas no mundo dos negócios a palavra escalabilidade descreve a adaptabilidade de uma empresa. Isso significa que um negócio escalável é mais adaptável às necessidades ou demandas em mudança de seus usuários ou clientes.

Quais são as características de um negócio escalável?

Uma empresa escalável tem um baixo custo de aquisição de clientes (CAC). Ela está sempre buscando a melhoria contínua e a otimização de seus processos.

O lucro recorrente é outra característica de modelos escaláveis. Startups ou empresas que cobram uma mensalidade para utilização de seus serviços servem como exemplo (basta pensar em duas empresas que são sinônimos de escalabilidade – Netflix e Spotify – para entender características de um negócio escalável).

Apesar de cada uma atuar em um ramo, ambas ganham lucro com a veda recorrente, que é justamente a assinatura de seus serviços.

Outra característica de empresas escaláveis está nos objetivos da empresa, os quais devem ser claros e de conhecimento de todos os colaboradores. E, logicamente, escalabilidade tem a ver com alta retenção de clientes.

Quais são as vantagens de um negócio escalável?

Mais lucros, sem que para isso precise-se de mais esforço ou tenha uma carga de estresse envolvido. É basicamente nisso que reside as vantagens de uma empresa escalável.

À medida que uma organização cresce, ela tem como objetivo continuar atendendo às demandas do mercado. O problema é que essas demandas quase nunca são estáticas.

Se você deseja que seu negócio permaneça competitivo nessas circunstâncias, precisa mudar o que está fazendo para atender às necessidades e desejos que os clientes têm no momento. Ou seja, sua empresa precisa escalar.

A escalabilidade também é importante porque ela tem a ver com crescimento. E, como você bem sabe, o crescimento nos negócios significa que sua organização está trabalhando com mais clientes e recursos.

Como tornar sua empresa escalável?

Todas as empresas que querem ter sucesso precisam ser escaláveis em um grau ou outro para manter e até mesmo aumentar a participação de mercado. Mesmo assim, por terem um maior potencial de crescimento, as pequenas empresas têm também maior necessidade de escalabilidade.

São também as organizações de porte menor que precisam ter mais cuidado com os recursos limitados que possuem. Muitas pequenas empresas acabam fechando porque não conseguem prever o que precisam ou para onde o mercado pode levá-las.

Isso acontece porque ao invés de terem o mindset voltado para a escalabilidade, esses negócios focam excessivamente no aqui e agora.

É importante ressaltar que nem toda empresa consegue ser 100% escalável. Geralmente, organizações no setor de serviços não têm escalabilidade.

Todavia, todas as empresas podem ter pelo menos alguma área mais escalável. Ou podem pensar em oferecer um produto que seja por si só escalável (como o exemplo de cursos e treinamentos online).

Mas, mesmo se sua empresa não for totalmente escalável, as dicas a seguir ajudarão a ter crescimento no negócio e atingir pelo menos um certo grau de escalabilidade. Confira:

Automatize ou terceirize

Se tiver algum aspecto da sua organização que exija muito trabalho, é provável que ela não escale com eficiência. Por esse motivo, o ideal é buscar otimizar todos os processos que puder.

Isso inclui desde automatizar a folha de pagamento e o faturamento até encontrar maneiras de automatizar o marketing. E onde não puder automatizar, terceirize.

É o caso das produções de conteúdo especializadas para alimentar seu site ou blog. Além de liberar seu tempo (o que permite que você se foque no seu negócio), a decisão de contratar uma empresa especializada lhe permitirá contar com artigos de qualidade e 100% otimizados para o ambiente online.

Tenha em mente que a maioria dos esforços dos seus recursos deve ser direcionada para que sua oferta principal funcione em escala. Assim, especialmente em pequenas empresas, o investimento maior deve ser nas funções mais essenciais, as quais devem permanecer internamente.

Crie processos

Processos ajudam não apenas a integrar a equipe, sistemas e operações, mas também a melhorar o produto e/ou serviço oferecido, a simplificar as atividades a e trazer mais agilidade ao ambiente de negócios.

Uma empresa sem processos não consegue escalar. Para entender melhor sobre o assunto, sugerimos este artigo.

Cuide com essas áreas

Existem duas áreas que você deve cuidar para escalar: contratação e gastos. Explicando melhor:

  • Contratação: em um processo escalável, a empresa precisa manter-se enxuta. Não contrate muitas pessoas, apenas as essenciais para seu core business (aqui entra a dica da terceirização).
  • Gastos: seus gastos devem ser focados no crescimento do negócio. Faça um planejamento financeiro e, caso identifique desperdícios, elabore um plano de ação para eliminá-los.

Conheça bem seu público

Apesar de óbvia, esta dica é várias vezes deixada de lado. Muitas empresas ainda não entendem que a definição de público é muito mais do que o porte das organizações que podem ser seus eventuais clientes.

Para ter escalabilidade você precisará vender mais e gastar menos, o que significa que na hora de divulgar sua marca, terá que fazê-lo com assertividade. Ao conhecer bem quem é seu potencial cliente sua organização foca esforços em se comunicar com esse grupo de maneira precisa.

E a conta aqui é bem simples: precisão da mensagem mais público certo é igual aumento nas vendas de forma escalável.

Conclusão

A escalabilidade, como você viu neste artigo, é essencial pois contribui para a competitividade, eficiência, reputação e qualidade de uma organização. As pequenas empresas devem estar particularmente atentas ao assunto, em parte porque possuem o maior potencial de crescimento e precisam maximizar o retorno com recursos.

E como você também aprendeu neste artigo, mesmo que seu negócio não seja escalável, você pode adotar as dicas para alavancar o crescimento da sua empresa.

Falando em dicas, se você quer saber mais sobre os diversos aspectos de gestão de empresas, aproveite que está aqui e leia outros posts em nosso blog.

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: