Experiência do consumidor: como você pode inová-la?

Você já deve ter percebido que as relações entre empresa e consumidor estão bem diferentes do que há alguns anos, certo? Se antigamente o intuito das marcas era apenas vender e obter lucro, hoje a preocupação vai além: a experiência do consumidor é importante e deve ser bem vista no processo de gestão.

Afinal, não basta apenas comprar o seu produto e se tornar cliente. Visando principalmente o processo de fidelização, criar experiência aos consumidores é um conceito que vem a tona e deve ser seguido.

Se você não sabe como inovar e propiciar a melhor experiência do cliente, acompanhe o conteúdo do artigo. Nele, você compreenderá o que de fato é o “custommer experience” e como inovar neste relacionamento tão valioso para o seu negócio.

Boa leitura!

Experiência do consumidor: foco no relacionamento

Como comentado na abertura deste artigo, a experiência do consumidor atual vai além do pagamento por um produto ou serviço. Ela reflete a percepção que o cliente tem da empresa, através de ações comunicativas.

Em outras palavras, resume-se à sensação que o cliente tem ao negociar com a sua marca. E este conceito de experiência do consumidor segue em voga tanto da mídia online quanto na offline.

Se a sua empresa oferece um atendimento presencial focado no sensorial, por exemplo – que pode ser proporcionado com o uso de aromas específicos nas peças de roupa, ou até mesmo uma iluminação um pouco mais intimista na arara, esteja certo de que a experiência do consumidor já será destaque entre outros estabelecimentos.

No âmbito online, a experiência do consumidor pode ser trabalhada via atendimento pessoal e humanizado. Uma bom exemplo de custommer experience que se destaca no digital é a fintech Nubank.

Em seu aplicativo, por exemplo, o correntista pode definir um apelido. Todas as vezes que o usuário utiliza o app, é chamado pelo apelido escolhido. A ação oferece mais intimismo ao relacionamento bancário, grande diferencial da empresa.

Você tem dúvidas de que a experiência do consumidor é vital para o sucesso do seu negócio? Segundo o CEI Survey, com dados levantados pela IBM, até o ano de 2020 aproximadamente 86% dos consumidores irá pagar um pouco mais pelo produto, em face a experiência proporcionada!

Então, é fato: se você deseja inovar e agregar valor ao seu relacionamento com o cliente, deverá traçar um planejamento que relacione marketing e experiência do cliente.

Vantagens de valorizar a experiência do consumidor

É interessante destacar que a concorrência está cada vez mais acirrada, e isso independe do segmento de atuação. Em um cenário que oferece muitas vezes os mesmos produtos e serviços, destacam-se entre os consumidores as empresas que propiciam experiências diferenciadas, atrativas e inesquecíveis.

É fato: se o consumidor não se sentir 100% motivado e integrado ao consumo da sua marca, as chances dele consumir o produto do concorrente mais próximo são bem altas. E então, você acha que vale arriscar e não inovar o seu modo de relacionamento com o cliente?

Para lhe ajudar a refletir um pouco mais, conheça os benefícios que sua empresa vivencia ao valorizar a experiência do cliente.

Fidelização de clientes

A grande vantagem em implementar um processo de custommer experience é, sem sombra de dúvidas, as grandes chances de fidelização. Ao oferecer uma experiência única e jamais vivenciada pelo cliente, provavelmente ele volta e consome novamente a oferta.

Neste processo, o consumidor se torna cada vez mais íntimo da marca, uma vez que suas necessidades são prontamente atendidas em todos os momentos que ele precisa.

A partir daí, o consumidor tende a se tornar um fã assumido da empresa e, consequentemente, seu defensor – tema que vamos conferir agora.

Precisando de conteúdo para a sua empresa? Encontre os melhores na ABContent

Clientes como fãs e defensores da marca

Já imaginou ter a sua marca propagada aos quatro cantos da internet sem precisar desembolsar diretamente um real em investimento? Essa é uma das principais vantagens de oferecer a melhor experiência do cliente.

Quando o consumidor está satisfeito com o atendimento, relacionamento, produtos e serviços comercializados por determinada empresa, automaticamente ele a indicará para outros interessados. De indicação em indicação você conquista novos clientes.

Em meio às estratégias de marketing digital, o “boca a boca” ainda é um método eficaz de propaganda. Sabe-se que antes de adquirir um produto ou serviço, os consumidores buscam referências e indicações de pessoas próximos e confiáveis.

Elevação da receita

O aumento da receita é apenas uma consequência de todo o processo de marketing e experiência do cliente. Clientes satisfeitos e apaixonados elevam os níveis de consumo.

Além da aquisição de novos produtos, o aumento da receita também é oriundo das novas indicações realizadas pelo consumidor.

O melhor caminho para criar experiência aos consumidores

Agora que você já entende a importância da experiência do cliente, é preciso desvendar o caminho das pedras para oferecer as melhores sensações ao seu público-alvo.

Resumidamente, uma estratégia de customer experience promover as seguintes reflexões:

  1. Você sabe quais são os melhores canais utilizados pela sua audiência? Conhecer o alcance obtido pelas estratégias da marca, o engajamento em cada canal e as técnicas utilizados para aprimorar a experiência do consumidor devem ser avaliados
  2. O suporte e atendimento ao cliente funciona? Quando os consumidores precisam elucidar questões específicas, a quais canais eles recorrem? Este processo é simplificado ou exige muito tempo do cliente? Neste cenário, um suporte eficaz faz toda a diferença entre uma experiência do consumidor positiva e uma negativa
  3. Como anda o processo de compra de novos produtos? A jornada está clara e as ferramentas estão corretamente dispostas ao usuário? Se o seu cliente sente dificuldade em uma simples compra, toda a experiência de consumo vai por água abaixo
  4. Essa reflexão é primordial para o mercado online. Ao entrar em seu site, os caminhos que o consumidor deve cumprir para adquirir seu produto ou serviço são intuitivos? Ou seja, são facilmente encontrados por ele? Tornar o processo de compra o mais simplificado possível é outra máxima da experiência do consumidor
  5. Outro ponto que acolhe o consumidor e o faz sentir-se único é a possibilidade de vivenciar experiências personalizadas. Para tanto, a empresa deve estar pronta para atender tais desejos, de forma individualizada. Na sua empresa, este conceito de experiência do consumidor está bem amadurecido.

Vamos conversar?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Analise e implemente

E então, compreendeu como a importância da experiência do consumidor e como ela está atrelada ao processo de vendas como um todo? Agora é hora de analisar o seu negócio e refletir sobre as técnicas compartilhadas. E, claro, implementá-las, se assim desejar.

Nosso blog é atualizado diariamente e todos os dias você recebe um conteúdo novo sobre vendas, negócios, finanças e assuntos relacionados. Então continue conosco e aprofunde seus conhecimentos.

O que achou deste conteúdo? Conte para nós nos comentários!

Newsletter

Assine a nossa Newsletter e receba semanalmente conteúdos exclusivos sobre marketing digital e empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: