Ferramentas de gestão empresarial: 4 opções para o seu negócio!

Empresas nascem a partir do sonho de alguém. E, quando se decide empreender, o empreendedor imagina seu negócio fazendo sucesso. Mas, como sabemos, nenhuma empresa vive somente de paixão.

Para que sobreviva, se destaque e cresça, gestores devem contar com uma variedade de habilidades de gerenciamento, as quais são fundamentais para as operações diárias e para o sucesso geral.

Felizmente, existem muitas ferramentas disponíveis para ajudá-lo a melhor gerenciar sua empresa. Neste artigo elencamos quatro.

Confira!

1. 5 Porquês

Esta é uma das ferramentas de gestão empresarial ligada à gestão da qualidade. Conhecida em inglês por 5 Whys, o método 5 porquês é considerado como uma das melhores ferramentas de melhoria contínua para análise de causa raiz.

Ao utilizá-la, o gestor consegue identificar a origem de um problema e enxergar além da questão superficial. O uso da técnica também pode ajudar a determinar as relações entre causa e efeito.

Ela é uma ferramenta simples e seu funcionamento é facilmente compreendido. Como o nome sugere, toda vez que um problema surgir deve-se questionar repetidas vezes a pergunta “por quê?”.

Apesar de ser chamada de 5 Whys, a pergunta não necessariamente precisa ser feita cinco vezes, pois às vezes a causa é descoberta antes (mas é importante entender que a cada resposta mergulha-se mais fundo no coração de um problema).

Com esse mergulho, os problemas podem ser abordados com precisão, tratando-se a causa e não os sintomas. Por isso, o 5 porquês é conhecido como um método poderoso para chegar ao centro de um problema e identificar oportunidades de melhoria.

2. Análise SWOT

SWOT é a sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que em português significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. É também uma ferramenta de gestão empresarial fácil de ser utilizada e é tida como uma aliada para ajudar no desenvolvimento de estratégia de negócios.

Isso porque ao fazer uma análise SWOT, gestores conseguem verificar o trabalho que precisa ser priorizado para expansão da empresa.

Em português a matriz SWOT é também conhecida por FOFA. Basicamente o que ela faz é permitir a organização dos principais pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças em uma lista organizada. A análise geralmente é apresentada em uma grade simples de dois por dois, sendo que:

  • Os pontos fortes e fracos (Strengths e Weaknesses) são internos à empresa. Referem-se às coisas sobre as quais você tem controle e que podem mudar.
  • As oportunidades e ameaças (Opportunities e Threats ) são externas. Elas são coisas que estão acontecendo fora da sua empresa, em um mercado maior.
  • Apesar de não poder alterar ameaças e oportunidades, com uma gestão de riscos eficiente é possível aproveitar-se delas ou reduzi-las. Exemplos incluem concorrentes, preços de matérias-primas e tendências de compras dos clientes.

No artigo Análise SWOT: por que aplicá-la no seu negócio?, explicamos detalhadamente sobre esta ferramenta.

3. Diagrama de Ishikawa

O diagrama de Ishikawa é também conhecido como diagrama de espinha de peixe. É mais uma das ferramentas de gestão empresarial utilizadas para análise de causa.

A diferença para o 5 porquês é que o Diagrama de Ishikawa é tido como uma abordagem mais estruturada. Ele pode ser útil na identificação de possíveis causas para um problema que, de outra forma, não seria considerado, orientando a equipe a examinar as categorias e pensar em causas alternativas.

A ferramenta é visual e é representada por uma espinha de peixe. O problema ou efeito é exibido na cabeça ou na boca do peixe. As possíveis causas são listadas nos ossos menores em várias categorias.

Por este motivo, o diagrama é tido como uma excelente maneira de procurar e evitar problemas de qualidade antes que eles ocorram e possam prejudicar clientes. Evitando, desse modo, que a empresa passe por problemas maiores no futuro.

Recomenda-se que a ferramenta 5 Whys seja usada em conjunto com o diagrama de espinha de peixe.

4. Matriz BCG

A matriz BCG foi criada pelo Boston Consulting Group. Ela fornece uma estrutura para analisar produtos de acordo com o crescimento e a participação da empresa no mercado.

É uma das ferramentas de gestão empresarial mais usadas, pois desde 1968 ela ajuda organizações a entender quais produtos melhor colaboram para capitalizar as oportunidades de crescimento de participação de mercado.

BCG

A matriz representa quatro tipos de fontes de lucros ou resultados, sejam produtos, serviços ou unidades de negócios, categorizando-os em:

  • Estrelas: são as unidades de negócios ou produtos que têm a melhor participação de mercado e geram mais dinheiro. Apesar de isso parecer ótimo em um primeiro momento, é importante entender que pela alta taxa de crescimento as estrelas consomem grandes quantidades de dinheiro.

O cuidado aqui é evitar que produtos estrelas tenham a mesma quantia de dinheiro entrando e saindo.

  • Pontos de interrogação: negócios ou produtos que possuem grandes perspectivas de crescimento, mas ainda uma baixa participação de mercado. Em suma, consomem muito dinheiro, mas trazem pouco em troca, sendo que o retorno é incerto.

No entanto, como essas unidades de negócios estão crescendo rapidamente, elas podem se transformar em estrelas.

  • Vacas leiteiras: as vacas leiteiras são os líderes no mercado e geram mais dinheiro do que consomem. São unidades de negócios ou produtos com alta participação de mercado, mas com perspectivas de baixo crescimento.
  • Abacaxis: são negócios ou produtos com baixa participação de mercado e baixa taxa de crescimento. Frequentemente empatam, nem ganhando nem consumindo muito dinheiro. Muitas vezes é necessário descontinuar um produto ou um negócio que se enquadra neste quadrante.

De todas as ferramentas de gestão empresarial citadas aqui, é a Matriz BCG que empresas devem analisar para administrar portfólio de produtos e serviços e carteira de negócios.

Pronto para melhorar a gestão da sua empresa?

As quatro ferramentas de gestão empresarial citadas neste artigo lhe ajudarão a melhor administrar seu negócio. O 5 porquês e o diagrama de Ishikawa serão úteis para análise de causa raiz e análise de causa e efeito respectivamente.

A matriz SWOT, por meio da análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, pode dar uma visão sobre os pontos que precisam ser reforçados, os que devem ser minimizados e os que necessitam de um cuidado especial.

Por sua vez, a matriz BCG deve ser aplicada para definição de estratégias com relação a produtos, serviços e unidades da empresa.

Ficou claro para você? Já que chegamos no fim deste artigo, caso precise de mais dicas sobre gestão, veja como fazer uma boa gestão empresarial.

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: