Como uma boa gestão de contratos maximiza o crescimento empresarial? Entenda!

Uma gestão de contratos bem estruturada ajuda a empresa a evitar problemas com a falta de padronização contratual. Sem ela, é mais difícil controlar alterações que forem feitas para adequar o documento ao cliente ou fornecedor que o está assinando.

Portanto, é mais trabalhoso revisar os contratos — o que deve ser feito regularmente, certo? Além disso, o bom gerenciamento tem como benefício o maior controle sobre os prazos acordados, colaborando com o cumprimento das obrigações previstas.

Quer saber mais sobre como a gestão de contratos colabora para o crescimento da empresa e entender seu funcionamento! Continue a leitura do artigo!

O que é gestão de contratos?

A gestão de contratos é o acompanhamento desses documentos durante todo o seu ciclo de vida. Ou seja, trata-se da supervisão do processo, desde suas solicitações iniciais até a rescisão ou renovação contratual.

Uma gestão eficiente faz esse controle de forma organizada se utilizando de técnicas e procedimentos para manter as informações acessíveis e reduzir os custos para a organização. Além disso, ela colabora para evitar prejuízos, como aqueles decorrentes da perda de prazos.

Como esse gerenciamento funciona?

Para fazer a gestão de contratos, é preciso conhecer as necessidades da empresa, a fim de promover processos que as atendam. Em seguida, você deve estabelecer formas de padronizar o fluxo dos documentos, para que todos os setores sigam o que foi determinado.

Portanto, toda a equipe deve saber como funcionam os procedimentos para trabalhar com os contratos mais rapidamente e com menor incidência de erros. Um meio facilitar o gerenciamento de contratos é utilizar sistemas de assinaturas digitais, com arquivamento na nuvem.

Outro ponto que contribui para o desempenho operacional na gestão de contratos é a supervisão de todos os estágios da vida útil dos documentos. Saiba quais são eles!

Planejamento

A gestão de contratos se inicia na solicitação da sua elaboração. É nessa fase que se deve planejar seus objetivos, riscos, obrigações das partes, prazos e outros detalhes.

Primeira elaboração do documento

Após identificar o que precisa constar no documento, é hora de elaborar sua primeira versão. O ideal é contar com assessoria jurídica, para garantir que todas as exigências estejam dentro da lei e assegurar o equilíbrio contratual.

Negociação

Ao apresentar o contrato para a outra parte, pode haver solicitações de mudanças. Por exemplo, em relação ao prazo, anulação ou alteração de cláusulas.

Aprovação e assinatura

Quando as partes chegarem a um consenso sobre o contrato, elas o assinam, firmando o compromisso.

Revisões e aditivos

Mesmo depois de assinado, é possível que algum detalhe seja esquecido ou que haja mudanças durante a execução do objeto contratual. Dessa maneira, é necessário revisar o documento ou elaborar aditivos, para acompanhá-las.

Extinção

O encerramento do contrato se dá com o fim da execução do seu objeto, quando ele passa do prazo ou quando as partes perdem o interesse em manter a relação contratual. Nessa etapa, a administração empresarial deve verificar se as partes cumpriram o que acordaram.

Como a gestão de contratos maximiza os resultados da empresa?

A partir de cada estágio, a gestão de contratos acompanha de perto a vida útil de cada documento. Isso é importante para a otimização dos processos contratuais, garantindo mais agilidade na burocracia e possibilitando boas relações empresariais.

Além disso, o gerenciamento de contratos traz resultados que impactam diretamente o crescimento da empresa. Veja quais são eles!

Redução de prejuízos financeiros

Como você viu, o acompanhamento dos contratos mitiga riscos de inadimplência ou atrasos, que resultam em multas previstas nos documentos. Assim, ele promove a economia de recursos, os quais a empresa pode utilizar para investir em atividades mais relevantes.

Ademais, o acompanhamento de cada etapa dos contratos possibilita identificar oportunidades de redução de custos. Alguns exemplos são a renegociação de acordos existentes ou dos preços dos fornecedores.

Diminuição do risco de ações judiciais

Os contratos formalizam um acordo entre as partes, de modo que elas se obrigam juridicamente a cumpri-lo. Além das multas, o seu descumprimento pode levar a ações judiciais para ressarcimento de possíveis prejuízos à outra parte.

Como a gestão de contratos funciona a partir de cronogramas detalhados e do monitoramento constante de prazos, ela tende a evitar a perda de prazos. Desse modo, o gerenciamento reduz o risco de ações judiciais.

Segurança jurídica

Se a outra parte descumprir prazos, a sua empresa pode ser prejudicada. Também há riscos de se tornar inviável que o negócio cumpra o que foi acordado com terceiros, resultando em prejuízos financeiros e abalo na relação da sua organização com seus clientes.

Nesse caso, o gestor de contratos poderá identificar quando houve a perda de prazo, a fim de exigir o seu cumprimento de forma amigável. Caso isso não seja possível, se houver necessidade de ingressar com ação judicial, o documento comprovará o que foi acordado.

Aumento da produtividade

Como você viu, a elaboração de um contrato passa por etapas que incluem a negociação e mudanças de cláusulas. Isso pode demandar muito tempo da equipe e forçar a outra parte a esperar pelas alterações. Com uma boa gestão, é possível oficializar os contratos mais rapidamente.

Como resultado, a gestão de contratos reduz a burocracia e aumenta a produtividade porque cria um processo claro e definido para cada estágio do acordo. Isso acelera o tempo entre a criação e a assinatura, pois todos os setores envolvidos sabem o que deve ser feito em cada situação.

Manutenção da boa relação com fornecedores

A gestão de contratos simplifica os procedimentos, tornando-os mais ágeis. Dessa forma, os fornecedores não esperam muito tempo para estabelecer acordos com a empresa. Além disso, contratos elaboradores corretamente garantem transparência nas relações, evitando cláusulas que gerem dúvidas na interpretação.

Um gerenciamento eficaz também possibilita a solução de problemas de forma mais eficiente, por exemplo, a partir de aditivos contratuais. Por esses motivos, a empresa consegue construir relacionamentos de longo prazo com seus fornecedores, pautados na confiança e cooperação.

Neste artigo, você viu a importância da gestão de contratos para maximizar o crescimento empresarial. Ao implementá-la, a empresa terá mais eficiência nas transações com os parceiros comerciais.

Este conteúdo ajudou você a conhecer melhorias para implementar na sua gestão de contratos? Deixe o seu comentário, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: