Hard skills: 4 exemplos para desenvolver e se tornar um vendedor de alta performance

Quem trabalha com vendas precisa desenvolver habilidades específicas para aumentar a performance. Por isso, conhecer exemplos de hard skills nessa área é importante. Você sabe o que elas significam e como são desenvolvidas?

Entender esse conceito e a importância dessas competências no trabalho com vendas é essencial para ter uma melhor colocação no mercado. Afinal, as hard skills ajudam na performance de vendas e na capacitação profissional.

Quer conhecer o que são as hard skills e 4 exemplos para se desenvolver na área de vendas? Então continue a leitura e aprenda!

O que são hard skills em vendas?

Antes de conhecer exemplos das hard skills necessárias para vendas, é fundamental saber o que esse termo significa. Ele é utilizado para identificar as competências e habilidades essenciais para a atuação profissional.

Além disso, essas habilidades têm uma ligação direta com a área de atuação e técnicas do setor. Assim, elas podem ser aprendidas e estudadas por meio de cursos, especializações, seminários e certificações, por exemplo.

Diferentemente das soft skills, que são competências comportamentais e sociais, as hard skills são mais diretamente ligadas à atuação profissional. Em relação ao setor de vendas, elas são habilidades que devem ser desenvolvidas por quem quer atuar com a comercialização de produtos e serviços.

Logo, as hard skills devem ser tratadas como competências básicas. Ou seja, o profissional do setor de vendas precisa tê-las para atuar. Assim, não se pode pensar nessas habilidades como capacidades extras ou que trazem apenas um diferencial.

Por que é tão importante desenvolver as hard skills?

Como você percebeu, as hard skills são habilidades básicas que podem ser aprendidas por meio de cursos e outras formas de capacitação. Agora é preciso saber por que é tão importante desenvolvê-las.

Na verdade, existem diversos benefícios em desenvolver hard skills para vendas. O primeiro deles é a possibilidade de avançar na carreira. Profissionais com hard skills mais fortes oferecem maior competência e produtividade, podendo aproveitar mais oportunidades de trabalho.

Outro aspecto que demonstra a importância das hard skills é que elas podem ser desenvolvidas antes de ingressar no mercado de trabalho. Assim, as competências permitem ter uma boa base para iniciar as atividades com mais segurança, e não ter que aprendê-las durante a atuação profissional.

Desse modo, você já terá a base teórica para a atividade e pode complementar esses conhecimentos com as habilidades práticas adquiridas com o tempo. Logo, a atuação já é potencializada desde o começo, trazendo mais diferencial em relação à experiência e desenvolvimento no trabalho.

Ademais, por serem habilidades básicas, as hard skills influenciam diretamente nas vendas realizadas. Com elas, o profissional consegue captar mais clientes e fechar vendas. Por conta desses motivos, é essencial buscar esse tipo de habilidade ao trabalhar com o público.

4 Exemplos de hard skills para desenvolver

Agora que você já sabe o que são as hard skills e a importância de desenvolvê-las, é preciso conhecer os principais exemplos em vendas. Confira a seguir 4 competências para trabalhar!

1. Boa comunicação

A primeira hard skill para se desenvolver nas vendas é a boa comunicação. Saber se comunicar e expressar ideias deve ser um foco constante no trabalho. Nesse sentido, é fundamental conseguir demonstrar ao cliente credibilidade ao falar sobre o produto ou serviço vendido.

Para isso, deve-se pensar no pitch de vendas, que pode ser entendido como um discurso para falar com o cliente. Seja ele no primeiro contato ou no momento da negociação, expressar o pitch de forma coesa e sem vícios de linguagem é fundamental.

Quando o vendedor não sabe se comunicar ou não domina a técnica falada, o cliente pode sentir insegurança na compra. Portanto, vale a pena realizar cursos de oratória ou ter outros certificados relacionados à comunicação falada e escrita.

2. Prospecção de clientes

Além de saber se comunicar e expressar-se com confiança, é preciso ter conhecimentos aprofundados sobre técnicas de prospecção de clientes. Lembre-se de que as atividades do setor de vendas podem não se limitar ao fechamento do negócio.

Assim, o vendedor pode ter que abordar clientes em potencial para fazê-los se interessar pelo produto ou serviço, por exemplo. Dessa forma, a prospecção diz respeito a encontrar consumidores entre o público-alvo da empresa.

Logo, o vendedor precisa conhecer técnicas de prospecção ativa, entrando em contato com os potenciais clientes e oferecendo os serviços ou produtos da empresa. Com isso, é possível potencializar as vendas e oferecer um diferencial no atendimento.

3. Conhecimento sobre o produto ou serviço comercializado

Outra hard skill relevante para os vendedores é ter conhecimento aprofundado sobre os produtos ou serviços comercializados. Somente com essa perícia o profissional conseguirá solucionar os problemas dos clientes e convencê-los a concretizar a compra.

É preciso pensar que o único objetivo não é fazer a venda. Se ela ocorrer, mas o cliente não souber tudo sobre o produto, pode haver problemas para o negócio. Nesse sentido, os consumidores podem se sentir enganados caso sejam omitidas informações sobre o item, por exemplo.

Isso pode impedir novas compras e a fidelização do consumidor. Ainda, a propaganda orgânica por indicação de clientes também fica prejudicada. Afinal, eles não estarão tão satisfeitos com o produto ou serviço adquirido. Em casos mais graves, pode haver abalo na imagem da empresa.

4. Saber escutar o cliente ativamente

Por fim, saber como escutar o cliente e conhecer suas dores para solucionar seus problemas e oferecer produtos e serviços compatíveis é outra hard skill importante nas vendas. Com isso, o vendedor consegue minimizar os obstáculos que podem afetar a negociação.

Logo, é preciso saber como contornar as objeções dos seus clientes em relação ao produto oferecido. Isso tem relação com escutar o consumidor ativamente e prestar atenção em seus relatos para pensar em possíveis soluções.

Existem diversas técnicas que podem ser aprendidas para desenvolver essa competência. Entre as principais atitudes para isso está evitar distrações, realizar perguntas sobre as dores do cliente e tentar não interromper quando ele está falando.

Com isso, é possível entender quais são os problemas dos clientes para resolver as objeções que os fazem não adquirir o produto ou serviço. Assim, as vendas aumentam e a captação de consumidores se torna mais efetiva.

Agora você já conhece 4 exemplos de hard skills que podem ser desenvolvidas pelos vendedores para melhorar a performance! Lembre-se de que elas são centrais para a prestação de serviços, então é importante se capacitar para o seu ramo.

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