Imagem profissional: entenda a importância e saiba como construir a sua

Com o aumento no número de universidades e de pessoas se formando nas mais variadas áreas, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Se no passado ter uma graduação ou falar outro idioma era um diferencial, agora esses costumam ser requisitos básicos para se destacar no mercado. 

Diante profissionais mais qualificados, desenvolver habilidades e competências pessoais pode colocar você à frente dos demais. Entre elas, está a imagem profissional que, ao contrário do que muitos acreditam, não está relacionada a ter uma boa aparência ou se vestir bem.

Quer saber a importância e como construir uma boa imagem profissional? Acompanhe este post até o final!

O que é imagem profissional?

A imagem profissional pode ser definida como um conjunto de qualidades que representam a personalidade e as competências de um indivíduo. Ela é composta por comportamentos, postura, reputação, ética, mentalidade, conhecimentos e competências no trabalho.

Independentemente do ambiente que o profissional está ou será inserido, o comportamento apresentado pode dizer muito sobre ele. Embora a aparência externa seja relevante para causar uma boa impressão, a postura de cada pessoa também é considerada.

Qual é a importância de ter uma boa imagem profissional?

Depois de ver o conceito de imagem profissional, é pertinente conferir qual é a importância de dar atenção a esse quesito. No mundo corporativo e empresarial, hábitos e comportamentos cotidianos podem deixar uma impressão positiva ou negativa a seu respeito.

Sem passar uma boa impressão, você pode perder oportunidades, tanto de emprego quanto de crescimento na sua vida profissional. Ainda que o conhecimento técnico seja relevante para se qualificar em uma vaga, por exemplo, ter uma boa imagem profissional pode ser um critério de seleção.

Logo, construir e desenvolver uma boa imagem profissional pode trazer uma série de vantagens para você. Por exemplo, se destacar em processos seletivos, abrir portas na sua carreira, possibilitar o seu crescimento na empresa, fechar mais negócios ao empreender etc.

Como construir uma boa imagem profissional? 

Para construir uma boa imagem profissional é necessário tomar atitudes e mudar comportamentos visando desenvolver hábitos positivos no seu dia a dia. Ser proativo, pontual, confiante e desenvolver uma boa comunicação são passos iniciais nessa jornada.

Também é importante construir uma boa rede de contatos e interagir com ela. Por exemplo, manter o seu LinkedIn atualizado, fazer postagens, criar artigos sobre temas relevantes e atuais podem aprimorar o seu perfil e abrir portas para diferentes oportunidades.

Caso você precise de ajuda nessa tarefa, vale contar com o apoio de profissionais qualificados. É o caso da ABContent, uma empresa especializada em produção de conteúdo que oferece suporte a quem deseja manter suas redes profissionais ativas, entregando valor e autoridade.

Agora que você viu o que é imagem profissional e qual é a importância de aprimorá-la para alcançar mais oportunidades profissionais, o que está esperando para desenvolver a sua? Lembre-se que se você precisar de ajuda poderá contar com o suporte especializado da ABContent.

Quer entender melhor sobre os serviços prestados pela ABContent? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: