Índice de lucratividade: o que é e como ele pode ajudar no lucro da sua empresa

A gestão empresarial não é uma tarefa de fácil execução. É necessário ter dados em mãos e inteligência de mercado para tomar as melhores decisões estratégicas e conduzir a instituição a resultados superiores.

Por essa razão, as empresas se municiam de indicadores de desempenho para nortear suas operações e identificar quais pontos precisam de ajustes para que seja possível ir mais longe, superar a concorrência, ganhar a confiança do mercado consumidor e proteger o balanço patrimonial.

Uma das métricas mais importantes para a administração empresarial de qualidade é o índice de lucratividade. Estamos falando de um indicador para analisar o fluxo de caixa e o potencial financeiro de uma instituição, ou seja, um dado que todo gestor precisa conhecer.

No post de hoje você vai descobrir mais sobre a importância do índice de lucratividade e como ele pode auxiliar na obtenção de bons índices financeiros para sua empresa. Boa leitura!

O que é índice de lucratividade?

O índice de lucratividade (IL) faz parte do rol das métricas financeiras de alto impacto na gestão empresarial. Essas estatísticas concedem aos administradores a capacidade de analisar o movimento financeiro e o potencial de lucro da instituição.

Ele se junta a outros índices (como o de rentabilidade, liquidez e estrutura de capital) como os principais norteadores das mudanças que uma empresa precisa executar para tornar suas operações financeiramente positivas, o que se apresenta como fator indispensável para a manutenção das operações e da estrutura corporativa.

O IL é o indicador ideal para aferir a capacidade lucrativa de um empreendimento ou projeto em desenvolvimento. Ele serve para analisar se vale a pena seguir com um projeto (ou formato de atividades empresarial) ou executar mudanças para que ele seja mais interessante para toda a estratégia da instituição.

Resumindo: o indicador da lucratividade vai além de apresentar um “sim” ou “não” para a empresa. Sua aplicação dá margem para a tomada de decisões estratégicas sobre a continuidade de projetos, equipes e inovações que a empresa está procurando executar.

Como calcular o Índice de Lucratividade?

Existem duas formas de mensurar o índice de lucratividade, o primeiro deles é considerado o cálculo simples e o segundo é mais detalhado. Vamos começar com a versão simplificada:

Cálculo Simples do IL

Pegue sua calculadora e vamos começar com uma operação bem básica. O IL simplificado é resultante da divisão da receita total pelo lucro líquido.

IL: Receita total / lucro líquido

A receita representa os valores financeiros adquiridos pelo pagamento dos produtos/serviços comercializados pela empresa, já o lucro líquido é obtido ao retirar da receita todos os gastos operacionais envolvidos na produção. Fique atento pois o cálculo do lucro líquido engloba:

  1. Recursos consumidos com as operações;
  2. Custo de impostos;
  3. Despesas com pessoal.

Se o cálculo do lucro líquido não for bem executado, seu índice de lucratividade pode não estar condizente com a realidade, ainda mais porque o lucro líquido é o fator de divisão, ou seja, se calculado com valor menor, o IL será mais elevado, e sua empresa não deve trabalhar com base em métricas imprecisas.

Vamos a um exemplo. Tendo como base uma empresa que obteve receita total de 1,98 milhões de reais e lucro líquido de 740 mil reais, teremos o seguinte índice de lucratividade:

IL: 1.980.000 / 740.000

IL: 2,675

Para facilitar a interpretação dos dados, multiplique o valor por 100 para obter um resultado em forma de porcentagem (neste caso, 267,5% de índice de lucratividade).

Cálculo detalhado do IL

No cálculo detalhado, a matemática se torna um pouco mais complexa, veja só:

IL =

Vamos ao passo a passo da fórmula. Para começar, tenha em mente que o numerador da operação é o valor do fluxo de caixa somado ao valor residual do investimento. O denominador é composto pelo valor do investimento em si.

Atenção: Tenha em mente que executar este cálculo com uma calculadora financeira é o jeito mais prático e rápido para mensurar o IL detalhado.

Como interpretar o IL?

Interpretar o índice de lucratividade é bem mais fácil do que executar o cálculo aprofundado da métrica. De maneira geral, quando o IL é superior a 1, o projeto analisado é recomendável. Pense assim: para cada real investido, o retorno será superior e a empresa vai ganhar dinheiro com a continuidade das ações.

Caso o índice de lucratividade tenha valor menor do que, o retorno não é interessante. Na verdade, a empresa terá prejuízos com a continuidade do projeto, já que o retorno para cada real investido será menor do que o valor aportado.

Resumindo: Quanto maior o IL, melhor o ROI (retorno sobre investimento).

As vantagens de calcular o índice de lucratividade

Dentre as principais vantagens do cálculo do IL pode-se destacar que o índice considera o valor do dinheiro sobre o tempo. Desta forma, o indicador leva em consideração que o valor se altera conforme o tempo passa, seja com juros ou depreciação, por exemplo.

Outro ponto de destaque tangencia a análise de projetos. Com o cálculo do IL é possível entender bem o que um projeto ou modelo de operação oferece para uma empresa, especialmente quando estamos falando de projetos que envolvem desembolsos regulares.

Em um projeto é necessário executar vários investimentos para dar continuidade a ele, e todos esses dados são incluídos no cálculo aprofundado do índice de lucratividade.

As desvantagens de calcular o índice de lucratividade

Como fator negativo do cálculo do IL está a complexidade do mesmo. Como você pôde conferir neste conteúdo, a operação matemática não é das mais simples possíveis, e pode demandar o uso de calculadora financeira ou de um software de planilhas.

Outro ponto de atenção é que os valores das entradas são remuneradas em cima de uma única taxa, contudo, dependendo do tempo de execução do projeto, essa taxa pode ser alterada para cima ou para baixo.

Em resumo, podemos dizer que o índice de lucratividade auxilia no lucro empresarial ao demonstrar quais são os projetos financeiramente viáveis e capazes de dar retorno. Com isso, a empresa ganha inteligência operacional e critérios sólidos para tomar decisões sobre continuidade de projetos e melhoria de sua gestão financeira.

Sua empresa executa o cálculo do IL? São utilizados outros indicadores para aferir a pertinência de um projeto? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: