Meritocracia: o que é e por que é importante para qualquer empresa?

Meritocracia é um conceito bastante distorcido na atualidade, pois muitos não sabem definir o que realmente é e outros tendem a supervalorizar suas ações. Algumas pessoas ainda encontram dificuldades em reconhecer e diferenciar questões de mérito ou de privilégio, especialmente nas empresas.

Na prática do mercado de trabalho, de forma geral, existem muitas empresas que não aplicam devidamente quesitos meritocráticos. Dessa forma, além de poder fomentar desigualdades, perde-se competitividade ao contratar e promover pessoas por critérios subjetivos, como o fato de possuir laços de amizade, em vez de analisar o mérito das suas reais capacidades.

Esse assunto é bastante delicado, mas é certo que adotar a meritocracia da maneira adequada pode trazer diversos benefícios para a empresa. Continue a leitura e entenda mais!

O que é meritocracia?

Meritocracia pode ser entendido como um modelo que hierarquiza e premia as pessoas baseando-se nos méritos de cada um. Podemos dizer que serve para dar reconhecimento aos que se esforçaram mais e conseguiram alcançar aquilo que era pretendido por meio desse esforço empregado.

Logo, em um sistema meritocrático, estaria em uma posição hierarquicamente superior àquele que despendeu mais esforço. Ocorre que muitos acreditam que a meritocracia é um mito, socialmente falando, especialmente em cenários de desigualdade.

Saindo da esfera social, no entanto, a meritocracia pode ser adotada dentro das empresas em relação aos seus funcionários. O lado bom disso é que esse sistema, quando aplicado corretamente, pode trazer bons resultados para a empresa.

O que é meritocracia na empresa?

No cenário corporativo, a meritocracia deve ser utilizada para dar mais reconhecimento aos que obtiveram melhor desempenho em suas funções. Ou seja, a hierarquia acaba sendo construída com base nos méritos conquistados por cada um.

Dessa forma, o colaborador que teve melhor desempenho seria gratificado, seja com prêmios, com um salário maior ou cargos mais elevados.

Esse sistema pode ser utilizado como uma forma democrática de distinguir o desempenho dos funcionários de uma empresa, sendo uma forma de analisar os resultados obtidos individualmente e avaliar o desempenho de cada um, além de estimular a produtividade individual.

Na prática, a meritocracia não acontece em grande parte das empresas. Primeiro porque muitas companhias não adotam formas de premiar ou bonificar quem teve melhores desempenhos.

Outras atitudes que acontecem em empresas que não são meritocráticas:

  • promoção de funcionário baseado em motivos pessoais ou de afinidade;
  • contratação por indicação sem levar em conta o perfil ou o currículo do candidato;
  • dar aumentos iguais para todos independente se teve ou não bom desempenho;
  • demissão de colaborador que apresenta resultados adequados, por motivos fúteis (gravidez, acidente pessoal, falta de afinidade com o superior hierárquico, etc.).

Essas atitudes, além de não demonstrarem profissionalismo por parte da corporação, pode prejudicar a empresa, fazendo com que não consiga os resultados almejados. Afinal, os melhores funcionários acabam não sendo reconhecidos e o capital social da empresa corre o risco de não apresentar ganho de produtividade.

Como aplicar a meritocracia na empresa?

Como mencionado, empresas que não adotam a meritocracia correm risco de não aumentar a produtividade. Isso se deve ao fato de que o funcionário pode não se esforçar, pois acredita que a sua remuneração sempre será a mesma e o emprego está garantido.

Por isso, a maior vantagem desse sistema é aumentar a produtividade e, consequentemente, os resultados.

Além disso, os colaboradores poderão sentir-se produtivos e valorizados e buscarão melhorar constantemente. A empresa também consegue reter os melhores talentos dessa forma.

Mas como implantar esse sistema na prática? Veja a seguir algumas dicas.

1. Estabeleça os critérios de mérito

Crie indicadores de meritocracia na sua empresa e deixe-os especificados para todos os colaboradores. Dessa forma, você poderá avaliar e premiar os funcionários levando em consideração as metas estabelecidas.

Tenha em mente que essas metas precisam ser realistas e alcançáveis! Não adianta criar critérios que tornem impossíveis as possibilidades de se alcançar o que foi estabelecido.

Lembre-se de avaliar o desempenho individual! Exemplo de critérios específicos são: fazer x vendas até determinada data, trazer x clientes para a empresa por mês, dentre outros.

Confira esse artigo relacionado ao tópico: Indicadores de desempenho: por que ficar de olho neles?

2. Seja justo

Trate todos de igual maneira! Ou seja, você não pode dar bônus para um funcionário apenas porque ele é seu amigo ou deixar de dar um aumento para um funcionário produtivo por ter menos afinidade com ele. Você precisa ser imparcial e pautar-se somente por critérios objetivos!

Faça as avaliações de desempenho em períodos determinados e seja objetivo, analisando sempre os resultados obtidos, jamais considerando opiniões pessoais ou de terceiros sobre a pessoa como critério para determinar seu desempenho.

3. Comunique-se sempre

O diálogo deve ser uma característica presente, pois você precisa estar em constante comunicação com os seus colaboradores para que todos tenham conhecimento das suas tarefas, das metas estabelecidas e dos critérios que serão avaliados.

4. Dê feedbacks

Se quiser ter bons resultados, os feedbacks são mais do que obrigatórios, pois ajudam os colaboradores a entenderem o que está sendo correta ou não e possibilita que eles corrijam e aprimorem o respectivo trabalho.

Não há como basear-se no mérito sem dar os devidos feedbacks para todos. Se isso acontece, o desempenho dos que receberam feedbacks poderá ser maior do que dos demais que não o receberam, o que impede a igualdade de oportunidades.

Veja como dar bons feedbacks para a sua equipe neste artigo.

5. Estabeleça boas premiações

Dê premiações valiosas e que demonstrem para o colaborador que a receber o quão  importante é o trabalho que ele desempenhou e como ele é essencial para a empresa. Além de incentivar os funcionários e torná-los mais produtivos, as premiações fazem com que sintam-se valorizados e motivados para atingir os próximos resultados.

Quer saber como deixar seus funcionários motivados? Confira o artigo do blog sobre esse tema aqui.

6. Adote a remuneração variável

Em geral, os salários da maioria dos trabalhadores são fixados no ato da contratação. Contudo, além desse salário obrigatório, você pode estabelecer uma porcentagem ou um valor específico a mais, conforme aumenta o desempenho dos seus colaboradores ou pelo atingimento de metas.

Por exemplo, estabelecer que a cada contrato novo fechado com clientes, o funcionário receberá x percentual da venda ou algo semelhante.

7. Revise os planos de carreira

Ter plano de carreiras e permitir que as pessoas possam crescer na empresa de acordo com o desempenho pessoal também é uma boa forma de manter o seu quadro de funcionários motivados e produtivos. Além de ajudar a reter talentos e colocá-los no posto ideal.

Cuidados na hora de aplicar o conceito

Converse com toda a empresa e deixe claro todos os critérios que precisam ser avaliados e as atitudes que são proibidas na hora de medir o desempenho dos colaboradores para que todos sejam avaliados da mesma forma.

A meritocracia nas empresas pode ser utilizada como uma forma de aumentar a produtividade e conceder igualdade de oportunidades para os funcionários, baseando-se no desempenho e no merecimento de cada um.

Por essa razão você deve começar aplicar esse conceito imediatamente na sua empresa caso queira manter-se competitivo no mercado. Mas não esqueça de certificar-se de estar sendo verdadeiramente meritocrático e justo com todos os funcionários!

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