Planejar um negócio escalável é provavelmente uma das melhores alternativas para crescer e se destacar perante a concorrência.
Graças à volatilidade do mercado, a escalabilidade se tornou um requisito essencial para garantir um rápido crescimento e adaptação. Então acompanhe a leitura do artigo, entenda o que é um negócio escalonável e veja as características dele!
O que é um negócio escalável?
Um negócio escalável tem uma definição simples. Basicamente, é aquele que consegue expandir seus lucros e tamanho sem aumentar as despesas na mesma proporção.
Isso significa que, conforme a companhia cresce, as despesas passam a ser na melhora dos processos, contratação de funcionários, adoção de soluções tecnológicas e inovadoras, dentre outros. Logo, os gastos não se direcionam mais a construção de novos espaços ou compra de maquinário, por exemplo.
Para uma empresa se tornar escalável, ela deve padronizar seus processos para que possam elevar a produção com menos recursos, custos e mais agilidade. É assim que se consegue diminuir despesas e aumentar o lucro.
Quais as características de um negócio escalável?
Um negócio escalável e repetível tem algumas características que o tornam único. Saiba mais sobre elas a seguir!
Automatização
Independente do tamanho da organização, uma das características é a automatização. Quanto mais automatizado os processos, mais rápida é a produção e a colocação do produto no mercado. Além disso, menos recursos são utilizados.
Logística
A empresa escalável consegue atender as demandas do seu público-alvo. Ou seja, ela precisa estar sempre à frente das ações da equipe de marketing para atender os consumidores, tendo boas estratégias de logística.
Forte ações de marketing
Para crescer, a companhia precisa expandir sua visibilidade e atrair potenciais compradores. Por isso, ela desenvolve ações que atraem os consumidores de maneira eficiente, de modo a estabelecer uma boa conexão com eles.
Quais os benefícios de ter um negócio escalável?
Escalar um negócio tem certas vantagens. Confira abaixo algumas delas!
Melhora na qualidade do atendimento
Com a padronização dos processos, as atividades passam a ser melhor executadas. Dessa forma, há uma melhora no atendimento ao consumidor e/ou nas entregas dos produtos.
Aumento no valor do mercado
Um negócio escalável tende a ter um crescimento no seu valor de mercado. Os empreendimentos com esse modelo de gestão costumam ser bastante valorizados pelo mercado financeiro e por investidores, que podem aplicar recursos para ampliá-los ainda mais.
Que tipo de negócio pode ser escalável?
É possível escalar um negócio em qualquer nicho. Há alguns modelos que são mais propensos a isso. Confira!
Aplicativos de dispositivos móveis
Aplicações para celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos são alternativas de negócios escaláveis. Esse modelo cresceu muito nos últimos anos e ainda é forte no mercado, principalmente devido à utilização dos smartphones.
Softwares
Desenvolver e oferecer softwares na nuvem para um determinado público pode ser uma opção bastante rentável. É possível desenvolver programas para todos os nichos, como marketing, gestão financeira, fotografia, dentre outros.
Uma vez desenvolvido, pode ser vendido inúmeras vezes. Outra vantagem é que eles são digitais, excluindo preocupações com custos de envio e logística.
E-books
Além de serem simples e terem um custo baixo de produção, os e-books são altamente escaláveis. Os livros digitais também podem ser vendidos inúmeras vezes após produzidos, são de fácil consumo e atraem pela rápida entrega.
Cursos online
A procura por cursos online cresceu, principalmente pela facilidade de consumo que proporciona, pois podem ser consumidos em qualquer local e horário que a pessoa deseja.
Ter um negócio escalável não é impossível e você pode criar o seu de diversas formas. Portanto, utilize as dicas do artigo e comece agora mesmo a planejar o seu!
Continue aprendendo no blog! Veja agora como escrever um artigo web de qualidade e comece a encantar seus clientes!