O que é e como funciona a gestão da qualidade?

Falar de gestão não é uma tarefa fácil, porque existem diferentes tipos e implantar mais uma pode parecer trabalhoso. Só que a gestão da qualidade pode fazer a diferença na sua empresa, pois possibilita que a deixe muito mais competitiva.

No entanto, é necessário colocá-la em ação se você quiser que a sua organização tenha um posicionamento forte no mercado. Mas, como ela mantém a organização com maior competitividade? Buscando garantir a satisfação do cliente!

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o artigo e saiba como implantar essa forma de gestão no seu negócio!

O que é gestão da qualidade?

A gestão da qualidade, assim como qualquer outro tipo de gestão, é uma estratégia que tem o condão de implantar uma visão sistêmica do negócio.

As ferramentas da gestão da qualidade buscam controlar e direcionar todos os processos organizacionais, sejam eles referentes à contabilidade, finanças, gestão de pessoas ou outros, no intuito de alcançar a melhoria dos produtos e dos serviços ofertados pela companhia.

Todos esses esforços têm como objetivo garantir a satisfação completa das necessidades dos clientes e alcançar as melhores expectativas deles em relação à empresa.

Por que a gestão da qualidade é importante?

Novos negócios surgem diariamente, inclusive do mesmo nicho que o seu. Logo, a concorrência tende a ficar cada vez mais agressiva. Esse cenário fez com que as companhias começassem a se preocupar com a qualidade dos produtos e serviços que oferecem, para poderem ficar competitivamente fortes.

Além de auxiliar os negócios a garantir que as soluções oferecidas são de extrema qualidade – aumentando a satisfação do cliente e se posicionando bem no mercado, a gestão da qualidade ajuda a eliminar fatores que afetam a companhia negativamente.

Esses fatores, geralmente presentes na qualidade, produtividade, competitividade e desempenho podem ser:

  • modelos de trabalhos antiquados;
  • capacitação precária dos colaboradores;
  • tomada de decisões sem fundamento em fatos e dados;
  • liderança fraca, etc.

Essas desvantagens podem ser aprimoradas com a implantação da gestão da qualidade, que proporciona uma análise minuciosa e identifica os fatores que precisam de melhorias.

Assim, sua organização garante processos mais otimizados e desenvolve um vínculo maior com os clientes, gerando fidelização.

Quais os benefícios da gestão da qualidade?

Como visto, a gestão da qualidade acaba aperfeiçoando todos os processos, tanto os relacionados aos produtos e serviços quanto outros internos, para que a empresa entregue sempre o melhor para seus consumidores.

Além disso, podemos citar outros benefícios. Confira abaixo:

1. Melhora o desempenho empresarial

A gestão da qualidade ajuda as companhias a alcançarem os objetivos definidos. Isso porque ela visa garantir confiabilidade nas relações técnicas e nos equipamentos e recursos que a organização utiliza.

Quando as atividades estão alinhadas, a produção e a comercialização de produtos e serviços costuma ser de melhor qualidade.

2. Consistência na qualidade do produto

A gestão da qualidade também garante que os recursos e o tempo dos seus colaboradores sejam utilizados de maneira eficiente e com coerência e eficácia, resultando em aumento nos lucros e redução de gastos.

3. Ajuda a determinar as melhores práticas na empresa

A gestão de qualidade segue padrões e utiliza-se de conhecimentos aplicados no mundo todo. Ou seja, ela assegura que a organização adote as melhores práticas do mercado e para o negócio.

Tais práticas ajudam as organizações a manter a consistência da produção com base em um cronograma definido. Dessa maneira, os processos e os produtos/serviços podem ser melhorados continuamente por meio de técnicas modernas de industrialização e controle de qualidade.

4. Aumento da produtividade

A produtividade acaba aumentando de forma significativa por conta da ampla execução dessas melhorias. Além do mais, como os processos passam por uma otimização, evitam-se desperdícios e o retrabalho, que são dois fatores que prejudicam a produtividade dos colaboradores.

5. Melhora a comunicação interna

Para que tudo fique otimizado, as equipes devem se comunicar melhor. Logo, todos os níveis da hierarquia da companhia serão envolvidos no processo e passarão a dialogar mais entre si, para que não existam desentendimentos ou distorções nos processos.

6. Melhora as finanças da empresa

A gestão da qualidade afeta diretamente as finanças da corporação. Como mencionado, o desempenho da organização melhora e há redução de custos. Além do mais, como a companhia tende a ficar mais organizada, as chances de utilizar dinheiro em atividades que não trazem resultados são praticamente eliminadas.

A gestão financeira tem seu desempenho melhorado também porque o controle das despesas, o planejamento dos gastos e o fluxo de caixa são feitos de forma mais eficiente, o que pode garantir excelentes resultados no tocante à lucratividade do seu negócio.

Como implantar a gestão de qualidade na empresa?

Embora você possa implantar a gestão da qualidade seguindo alguns passos, são necessários estudos para compreender melhor o funcionamento dessa forma de gestão. Confira abaixo como você pode implantá-la:

1. Mapeie os processos

Antes de tudo, você precisa entender os processos da sua companhia e como ocorre a integração entre eles. Por isso, mapeie todos os processos de forma completa e procure captar a sua correlação e também as falhas contidas em cada um.

2. Utilize metodologias eficazes

Certas metodologias utilizadas na gestão da qualidade são bastante conhecidas. Uma delas é a análise SWOT que, com certeza, você utilizará em algum momento no seu estabelecimento. A SWOT serve para definir as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do seu negócio, dando uma noção do que precisa ser feito.

Outras metodologias que você pode implantar nessa gestão é o Diagrama de Pareto e o Ciclo PDCA.

3. Realize as mudanças aos poucos

Depois de identificar os problemas e definir as melhores soluções, você pode começar a implantar as mudanças. Contudo, essa etapa precisa ser feita aos poucos e de forma controlada.

O ideal é que se faça a incorporação de uma solução por vez, para que a sua equipe não seja impactada bruscamente.

4. Otimização dos resultados

Depois de implementar as mudanças, você precisa manter-se em constante acompanhamento dos resultados obtidos nessa nova etapa. Verifique cada mudança e os resultados que trouxeram para a companhia.

Aperfeiçoe o que ainda não está no nível desejado e, mesmo que os resultados esperados sejam alcançados, é interessante buscar constantemente por novas otimizações.

Artigos relacionados

Conclusão

A gestão da qualidade é mais uma das formas de gestão que visam melhorar a empresa como um todo. Por mais que o objetivo seja garantir a satisfação dos clientes, buscando sempre entregar o melhor para eles, a implementação acaba ajudando o negócio como um todo, em diferentes aspectos.

Por isso, não deixe de implantá-la, melhore a qualidade dos seus produtos e serviços e fidelize seus clientes!

Assim como a gestão da qualidade ajuda você a se destacar entre seus concorrentes, o marketing de conteúdo também! Confira agora 9 motivos para você apostar no marketing de conteúdo.

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: