O que é empreendedorismo verde? Entenda a importância!

O empreendedorismo verde surgiu justamente pelas mudanças da sociedade em relação ao modo como devemos tratar o meio-ambiente. Você já ouviu falar sobre ele?

Quem deseja empreender ou já empreende precisa incorporar os princípios dessa ideia para entregar algo condizente com o que as pessoas acreditam e defendem. Além disso, as empresas verdes podem atrair maior visibilidade, conquistar mais clientes e principalmente, investidores.

Então, que tal saber mais sobre o tema? Continue conosco para entender o que é empreendedorismo verde e veja as características dele!

O que é empreendedorismo verde?

Muito se fala em sustentabilidade. Com as mudanças climáticas e a forma como a natureza vem sendo destruída, os empreendedores e negócios já existentes tiveram que modificar o modo como agem em relação ao tema.

O empreendedorismo verde pode ser uma oportunidade para empresas e empreendedores proporcionarem produtos e serviços sustentáveis e econômicos para a população.

Sendo assim, o termo pode ser definido como um conjunto de ações que companhias propõem para melhorar ou inovar em atitudes que sejam benéficas para o meio-ambiente.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, cerca de 91% dos empreendedores brasileiros acreditam que a sustentabilidade gera oportunidades para novos modelos de negócios.

Quando surgiu o empreendedorismo verde?

O conceito de economia verde foi desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em 2008.  Ele se refere ao conjunto de ações que buscam promover uma economia que tem como princípios o bem-estar social, redução dos riscos ambientais e conservação do meio-ambiente.

Sendo assim, o conceito defende a produção de baixo carbono, uso sustentável dos recursos naturais e inclusão social.

Conforme o PNUMA, o empreendedorismo verde precisa estimular a geração de empregos e produção de renda para toda a população. Do mesmo modo, deve tomar iniciativas para reduzir os gases-estufa, ampliar a utilização de fontes de energias limpas e alternativas, bem como o uso sustentável dos recursos naturais.

Quais as características do empreendedorismo verde?

Se você quer tornar sua empresa ou startup em um negócio sustentável e incluir os preceitos do empreendedorismo verde, é importante se atentar as características que seu negócio precisa ter para ser enquadrado nessa categoria.

Algumas características desse modelo são:

  • forte comprometimento com a responsabilidade social e ambiental;
  • uso eficiente dos recursos naturais;
  • redução dos danos ao meio ambiente;
  • compromisso com a inclusão social;
  • baixa emissão de carbono;
  • adoção de práticas como: redução do consumo de água, separação do lixo com consciência, etc;
  • substituição de práticas, produtos e serviços por outros mais sustentáveis.
  • construção de uma boa convivência com as comunidades locais, dentre outras.

Essas práticas são vistas como um diferencial, inclusive competitivo. Ou seja, elas podem melhorar a imagem da empresa perante a mídia, meios de comunicação e a comunidade.

Além disso, os consumidores passam a confiar e se tornar fãs da marca, principalmente por perceberem a preocupação da empresa com o futuro do planeta e das próximas gerações.

Diante dessa razão, os econegócios podem ter vantagens competitivas também aos olhos dos investidores. Portanto, estude a fundo o tema e comece a aplicá-lo na prática no seu negócio!

Gostou do tema? Então que tal continuar aprendendo sobre outros assuntos relacionados a esse? Então confira agora o que é e o que fazer para sua empresa ser um negócio de impacto social!

 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: