O que é gestão por resultados? Descubra!

Uma empresa, independente do tamanho, sabe da importância de ter foco para alcançar os resultados almejados. Uma das melhores formas de garantir que sua equipe caminhe na direção correta e de forma eficiente é adotando a gestão por resultados.

Esse tipo de gestão ajuda a empresa a tomar melhores decisões com base em dados concretos e, dentre os benefícios, está a otimização do tempo da equipe, o que evita os retrabalhos e a perda de foco dos colaboradores em atividades que não tenham sido devidamente planejadas e organizadas, sem direção e sem controle.

Mas, o que é gestão por resultados e como desenvolvê-la na sua empresa? Continue a leitura do artigo e saiba como aplicar essa estratégia!

O que é gestão por resultados?

De maneira simples, a gestão por resultados pode ser entendida como um processo ou um modelo de administração de negócios. O termo também é conhecido em inglês como: Management by Objectives (MBO) e Management by Results (MBR).

A origem desse conceito deu-se nos anos de 1950 por Peter Drucker em seu livro “The Practice of Management”.

A gestão por resultados visa administrar uma empresa focando principalmente nos resultados da atuação de todos os profissionais que estão envolvidos no negócio.

Assim, o objetivo é buscar melhorar o desempenho de toda a companhia. Além de focar no processo, a gestão por resultados atenta para as metas que precisam ser atingidas. Na prática, muitas empresas ainda olham para os processos e acabam esquecendo do fator final, que são os resultados.

Quais os benefícios da gestão por resultados?

Fazer uma gestão com foco nos resultados ajudará a empresa em diversos aspectos, como:

  • melhora as chances de reter profissionais qualificados;
  • aumento da produtividade dos colaboradores;
  • melhora e otimiza o trabalho em equipe;
  • cria um ambiente muito mais focado e produtivo;
  • deixa os objetivos da empresa mais transparentes;
  • deixa as métricas mais alinhadas;
  • melhora a comunicação entre todos os profissionais da equipe;
  • cria uma cultura empresarial focada em alcançar e bater resultados.

 

Nessa estratégia, o gestor ou quem está no cargo de liderança define as metas e são elas que orientam os esforços da equipe para que sejam atingidas.

Os resultados pretendidos precisam ser tangíveis e claros, pois servem de referência para todo o processo de gestão. Ainda, é importante lembrar que toda a equipe será responsável pelos resultados que forem ou não atingidos.

Todos os colaboradores precisam estar em sintonia e alinhar seus trabalhos para que caminhem juntos em direção aos resultados.

Como aplicar a gestão por resultados?

Sempre é bom lembrar que o foco da gestão por resultados está nos resultados obtidos e não no processo. Para implementar esse tipo de gestão, é essencial seguir 5 passos. Veja cada um deles a seguir.

1. Entender os objetivos da empresa

Nesse primeiro momento, você precisa revisar e ter bem claro em sua mente quais são os objetivos da empresa, aonde ela quer chegar e quais as estratégias deseja utilizar para chegar no ponto definido.

2. Estabelecimento das metas da equipe

Feito o passo 1, toda a equipe deve reunir-se para estabelecer metas e prazos para o cumprimento do que foi acordado.

3. Estabelecer encontros periódicos

Esses encontros durante o processo devem ser realizados para que todos analisem conjuntamente se os esforços empregados estão sendo voltados para alcançar os resultados almejados.

Esse momento deve ser utilizado para discutir sobre possíveis dúvidas, problemas ou modificar certos aspectos do projeto ou do processo.

4. Avaliação do desempenho da equipe

A quarta etapa da gestão por resultados consiste em avaliar o desempenho da equipe e de cada um dos integrantes individualmente.

5. Entrega de recompensa

Quando sua empresa atinge os resultados estabelecidos, uma forma de agraciar a equipe seria recompensando todos que tiveram papel nessa conquista. Além de servir como estímulo para outros momentos, ajuda a equipe a descansar e faz com que todos sintam-se valorizados.

Outras dicas na hora de implementar a gestão por resultados

Os 5 passos dados anteriormente ajudam a implementar a gestão baseada em resultados na empresa. No entanto, algumas dicas podem colaborar com você na hora de trabalhar com sua equipe.

Uma delas é ter cuidado na hora de cobrar os resultados da equipe. Saiba ser gentil e evite cansar a equipe exigindo a todo momento de forma agressiva que batam a meta. Obedeça os prazos estabelecidos e seja justo com todos.

Além disso, é ideal que os resultados esperados sejam revisados para que não sejam esquecidos. Revise de tempos em tempos os objetivos estabelecidos em conjunto (lembre do passo 2) e, principalmente, verifique o andamento do processo (conforme explicado no passo 3).

Antes de começar a gestão por resultados, entenda que isso pode impactar e mudar significativamente a forma como os colaboradores desempenham suas funções. Dessa forma, comece a implantar a gestão de resultados aos poucos para que as mudanças não impactem com peso todos dentro da empresa.

Quais são os pilares da gestão por resultados?

Importante ter em mente que, sem alguns requisitos, a gestão por resultados não será eficiente. Acima de tudo, deve haver transparência tanto da empresa para com seus colaboradores quanto entre os componentes de uma equipe. Todos precisam ser claros e sinceros em relação ao seu desempenho e às suas tarefas para evitar que o seu trabalho prejudique o alcance dos resultados.

Além disso, o engajamento entre todos é essencial. Uma equipe engajada no trabalho ajuda ainda mais a alcançar as metas estabelecidas.

Outro pilar é a objetividade. Tudo deve ser explicado e dito de forma clara. As conversas, as metas e os resultados precisam ser delegados sem que restem dúvidas a respeito. Objetividade também tem a ver com simplificar os processos para alcançar os resultados.

Vale também citar o diálogo, que deve ser constante e consiste em uma ferramenta poderosa para que todos exerçam o trabalho sem problemas e sem desentendimentos.

Conclusão

Os métodos de gestão por resultados podem ser a maneira ideal de fazer com que o conjunto de integrantes da empresa caminhem em sintonia rumo a um objetivo comum. Além de ajudar a otimizar o tempo e o trabalho dos seus colaboradores, faz com que todos exerçam suas tarefas de forma harmônica e a empresa evidencie os seus objetivos principais.

Dessa maneira, tudo o que a empresa almeja ficará claro para os componentes da equipe. A gestão por resultados também ajuda a equipe em geral a sentir-se produtiva e, no fim, a recompensa valerá a pena não só para a empresa, mas para todos que participaram do processo.

Sua empresa do ramo financeiro precisa chegar em bons resultados e conseguir mais clientes? Então não espere mais e entre agora em contato com a nossa equipe que lhe ajudaremos nisso!

 

 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: