O que é o ROI e por que considerar esta métrica nos seus projetos?

Imagine que sua empresa queira fazer um investimento e tem algumas opções. A melhor delas, logicamente, será aquela que proporcionará um melhor retorno, certo?

Do mesmo modo, suponha que sua organização tenha investido em marketing de conteúdo para alavancar as vendas de um novo produto. Como saber se o desempenho das ações atingiu o resultado esperado?

Tanto para encontrar o investimento que trará mais retorno à empresa, quanto para analisar se a estratégia de marketing foi bem-sucedida, existe um indicador que pode ajudar: o ROI.

O que é ROI?

ROI é acrônimo para Return on Investments, que em português significa Retorno sobre Investimento. Refere-se a uma métrica financeira de lucratividade amplamente usada para medir o retorno ou o ganho de um investimento.

O ROI é muito utilizado para identificar retornos financeiros passados e potenciais. Basicamente, ele representa o benefício financeiro recebido (ou que será recebido) de todas as ações da empresa visando um lucro.

Pela análise deste indicador é possível saber quais investimentos valem a pena e quais projetos darão dinheiro para a organização, bem como avaliar como potencializar uma ação que já está sendo lucrativa.

Quais são as aplicações do ROI?

O ROI pode ser utilizado tanto em avaliações de investimentos quanto de projetos diversos. Praticamente qualquer despesa de uma empresa pode ser calculada em termos de ROI.

Como exemplos das utilizações desta métrica, citamos o ROI:

  • Em ações de produção de conteúdo;
  • Do SEO;
  • De novos produtos;
  • De treinamentos para as equipes;
  • Das oportunidades de investimentos;
  • De equipamentos para produção de produtos;
  • De eventos
  • Etc.

Por que o ROI é importante para organizações?

O ROI possui muita versatilidade. A métrica pode ser usada para avaliar a eficiência de um único investimento ou para comparar retornos de diferentes investimentos.

Além disso, o cálculo do ROI ajuda a entender o que está funcionando e o que não está funcionando no seu negócio. Por exemplo, se as campanhas no Google Adwords não estão gerando lucro, será necessário fazer alterações no anúncio para melhorar o ROI.

O indicador pode também avaliar o sucesso de investir no desenvolvimento de um novo produto, analisando a receita gerada em relação ao custo de criá-lo, promovê-lo e vende-lo.

Tenha em mente que sempre quando se trata de ROI, o objetivo da métrica é o de obter o máximo retorno para um investimento mínimo. Ou seja, este indicador ajuda gestores a analisarem se a empresa está recebendo mais em seus projetos do que gastando.

É também por meio do ROI que a área comercial consegue planejar metas de venda baseando-se em resultados muito mais tangíveis.

Ainda sobre a importância da métrica, mas focando em seus benefícios, pode-se dizer que a maior vantagem do ROI é o fato de ele ser um indicador fácil de calcular e intuitivamente fácil de entender.

Isso porque ele se trata de uma medida universal e padronizada de lucratividade com a mesma conotação em qualquer lugar do mundo. Desse modo, dizer que um investimento tem um ROI de 20% será interpretado da mesma maneira tanto no Brasil, quanto na Alemanha ou na Índia.

Como calcular o ROI?

O ROI é importante para qualquer negócio e para qualquer projeto. Sua fórmula é bem simples:

ROI = ((Receita – Custos) / Custos) x 100

Sendo que:

  • Receita é todo o dinheiro que entrou na empresa por conta das vendas relacionadas a uma estratégia. Por exemplo, se você quiser calcular o ROI de um novo produto, a receita deve ser proveniente das vendas deste produto.
  • Os custos representam tudo que sua empresa gastou para viabilizar o investimento em questão, ou seja, os esforços para o desenvolvimento, divulgação e comercialização do novo produto.

Exemplo

Suponha que uma empresa tenha vendido R$ 140 mil em produtos e que o equivalente a R$ 90 mil foram provenientes do lançamento.

Para desenvolver e produzir o produto foram necessários R$ 20 mil. Neste caso, o ROI do novo produto seria:

ROI = 90.000 – 20.000 x 100
20.000

ROI = 70.000 x 100
20.000

ROI = 350%

Isso significa que a empresa teve 350% de retorno, ou seja, a cada 1 real investido, recebeu R$ 3,50 de lucro.

Caso a empresa do nosso exemplo queira analisar quais produtos precisam de melhorias, ou quais necessitam de mais divulgação, ela pode futuramente verificar o ROI de cada um. Dependendo da estratégia, aquele que tiver o retorno mais alto pode ser o escolhido para novos investimentos.

Importante!

Compreender o retorno do investimento de qualquer projeto ou campanha de marketing ajuda a identificar o que é uma prática bem-sucedida e o que não é.

Uma das falhas da fórmula do ROI é que ela não considera o tempo envolvido. Por isso, o recomendado é que a métrica seja usada em conjunto com a taxa de retorno de um ativo ou projeto, que considera o período de tempo. Ainda, para cálculos mais precisos de ROI, pode-se incorporar o valor presente líquido (VPL), que responde por diferenças no valor do dinheiro ao longo do tempo devido à inflação.

Portanto, tenha em mente que o ROI é uma métrica muito importante, mas existem outras que também devem ser utilizadas para acompanhar o sucesso dos seus projetos.

E se você precisa de ajuda para potencializar as estratégias digitais do negócio e obter um bom ROI nos seus projetos de marketing de conteúdo, entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: