Toda empresa quer saber como atrair funcionários capacitados, produtivos e motivados. Mas, mais do que isso, é fundamental encontrar maneiras de mantê-los na organização, principalmente porque a retenção de colaboradores se traduz em lucro.

Então, como ter capacidade de atrair e reter talentos? Existem algumas boas práticas que podem ajudar nesse sentido. É sobre elas que falaremos neste artigo. Confira!

Estratégias para atrair talentos

Como ações que sua empresa pode tomar para atrair bons funcionários, destacamos:

Mostre que sua empresa é um bom lugar para trabalhar

Com as redes sociais conseguimos ter uma noção de como é trabalhar na empresa X, e isso pode ser uma fonte de atração de colaboradores. Nesse ponto, a cultura de trabalho é algo que chama a atenção especialmente das gerações mais novas. Por isso, procure destacá-la em suas redes sociais.

Faça o mesmo nas descrições de cargos, enfatizando sempre que fizer alguma divulgação de vaga como é o dia a dia da empresa. Essas são ótimas maneiras de mostrar aos funcionários em potencial como é estar diariamente dentro da organização e como é o ambiente interno.

Um ponto importante aqui é: seja verdadeiro. Não adianta divulgar um estilo descontraído se no dia a dia o ambiente de trabalho é formal.

Ofereça remuneração e benefícios atraentes

Há quem diga que atualmente salários e benefícios não são o primeiro fator de decisão quando alguém tem mais de uma opção de empresa para trabalhar. Quem tem essa opinião acredita que a cultura pesa mais na balança.

Independentemente de você concordar – ou não – com essa visão, o fato é que a questão salarial sempre acaba sendo considerada de maneira forte. Tenha em mente que bons funcionários inevitavelmente terão mais opções.

Se sua intenção é que eles escolham sua empresa em detrimento da concorrência, pague a eles o que eles realmente valem.

Caso tenha dúvidas quanto ao salário, faça uma pesquisa de quanto outras organizações estão pagando. Leve em consideração o conjunto de habilidades, o nível de educação, a experiência exigida e o tamanho da sua empresa.

O mesmo vale para os benefícios. Veja o que o mercado está oferecendo e busque por diferenciais. Oferecer bons benefícios é uma estratégia tanto para atrair quanto para reter talentos também.

Vá atrás de bons talentos

Quer saber como atrair funcionários mais qualificados? Vá atrás deles! O RH não precisa ficar sentado esperando que um bom currículo caia na mesa ou entre na caixa de e-mails. Utilize as redes sociais (o LinkedIn é uma boa rede social para isso), busque por indicações e aborde os profissionais.

O “sim” não é algo garantido, mas sempre pode-se deixar plantada uma semente. Dessa maneira, quando a pessoa decidir mudar de emprego lembrará da sua empresa.

Estratégias para reter talentos

A cultura da organização, bem como os salários e benefícios que oferece, valem como estratégia para ambos: atrair e reter talentos. Além delas, e pensando agora na retenção de colaboradores, destacamos:

Reconheça o trabalho dos funcionários

Geralmente gestores e líderes chamam a atenção do colaborador quando ele faz algo errado, mas esquecem-se de reconhecer dedicação e bom desempenho. Todos nós gostamos de ser reconhecidos, pois isso faz com que tenhamos a certeza de que nossos esforços estão valendo a pena (e estão sendo vistos).

Quando um projeto for bem-sucedido ou uma meta for batida, não hesite em reconhecer os esforços individuais e da equipe. Faça reuniões de feedback frequentemente e escute também o que seus funcionários têm a dizer.

Na hora de reconhecer um bom trabalho, use palavras de agradecimento e incentivo, mas lembre-se igualmente de sempre atualizar o salário dos seus colaboradores para que eles mantenham-se motivados a ficar.

Invista em seus colaboradores

O investimento nos colaboradores é essencial para atrair e reter talentos. Principalmente empresas que estão crescendo e que pretendem expandir sua força de trabalho devem investir no desenvolvimento da carreira dos seus profissionais, para que ele se sintam mais confiantes sobre o seu futuro na organização.

Entenda que quando uma empresa investe em seus funcionários ela reconhece o quão importante eles são para o negócio e mostra que tem interesse em retê-los.

Tenha um plano de carreira

Plano de carreira é outra estratégia que não pode faltar quando o assunto é reter colaboradores. Pense o seguinte: você conseguiu atrair um bom funcionário para sua empresa. O salário dele é compatível e os benefícios oferecidos são muito bons. Esse funcionário rapidamente se destaca e começa a receber mais funções e responsabilidades.

O que o futuro reserva para ele? Para reter talentos é preciso que eles saibam que têm espaço para crescer e que à medida que o tempo passa conseguirão ganhar um salário maior. Um plano de carreira funciona como uma bússola para o profissional saber qual será sua trajetória na empresa.

Além disso, o plano é um ótimo incentivo de modo que a pessoa se esforce em adquirir novos conhecimentos e habilidades para conseguir subir na empresa.

Concluindo

Algumas funções encontram mais desafios em atrair e reter talentos que outras. Dependendo do nível do cargo e do conhecimento e grau de experiência que ele exige, pode ser que você tenha um trabalho maior.

O fato é que, mesmo se este não seja o seu caso, sempre haverá um desafio para encontrar e manter bons profissionais.

As dicas que demos neste artigo foram separadas em duas partes para facilitar a leitura, mas procure adotar todas em sua empresa mesmo que sua preocupação no momento seja apenas a de contratar.

Por esse motivo, se sua organização precisa melhorar a cultura, a comunicação entre líderes e liderados ou até mesmo o salários dos colaboradores, trabalhe para arrumar essas questões. Com o tempo você verá bons currículos chegando até você.

Gostou deste artigo? Para mais conteúdos como este, acompanhe nossas publicações em nosso blog. E se este post foi útil a você, compartilhe-o em suas redes!