Pai Rico, Pai Pobre: 6 lições que você pode aprender com esse livro!

O livro “Pai Rico, Pai Pobre” traz lições que são valiosas para todos. Em especial, para aqueles que desejam empreender e ser uma pessoa bem sucedida.

A obra já é bastante conhecida e até virou best seller. Ela é, inclusive, considerada por muitos como um dos livros mais interessantes para aprender a lidar com dinheiro e cuidar do próprio negócio.

A vida financeira de um empreendedor precisa ser organizada e levada a sério. Afinal, se essa questão não estiver sob controle, é difícil ter uma empresa próspera. Foi pensando em ajudar você a ter uma vida financeira mais equilibrada que preparamos este artigo!

Acompanhe a leitura e confira 6 lições importantes do livro “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki!

1.Entenda a importância de estudar

No livro, Kiyosaki evidencia o fato de que os estudos não se limitam à faculdade ou pós-graduação. Segundo o autor, nunca devemos parar de aprender. O aprendizado constante é essencial para que as pessoas sigam crescendo e ganhando mais conhecimento.

Por isso, ele diz que é preciso não só continuar os aprendizados em nossa área de atuação e formação, mas principalmente aprender sobre outros assuntos. Inclusive, temas que não fazem parte diretamente do nosso trabalho, mas que nos interessam.

Quem tem uma empresa ou startup e deseja que ela tenha sucesso precisa adquirir o hábito do aprendizado constante. Procure se atualizar, principalmente, sobre o mercado, o seu nicho e as principais inovações ou mudanças no setor.

2. Fuja da corrida dos ratos

Um dos primeiros ensinamentos do livro tem a ver com a corrida dos ratos. Você provavelmente conhece pessoas que vivem nessa corrida. Talvez até seja uma delas, mesmo sem perceber.

A corrida dos ratos tem a ver com o fato de que as pessoas nunca melhoram sua condição de vida porque, quanto mais ganham, mais gastam. Ou seja, mesmo que a renda delas aumente muito, a condição não muda, pois as dívidas acompanham o crescimento.

Então, o primeiro passo para sair da corrida dos ratos é parar de aumentar o padrão de vida conforme sua situação financeira melhore. O melhor é manter o consumo sobre controle de forma estratégica.

A ideia pode ser também aplicada ao mundo dos negócios. Várias empresas passam a gastar mais quando conseguem lucros maiores. Por exemplo, fazendo investimentos no negócio que não eram tão urgentes assim.

Se isso acontece na sua empresa, é melhor avaliar. Eleja prioridades e seja cauteloso no momento em que for investir ou realizar algum gasto — seja no negócio ou nas finanças pessoais.

3. Nunca deixe de empreender

“Pai Rico, Pai Pobre” também traz lições relacionadas diretamente ao empreendedorismo. O autor acredita que as pessoas deveriam sempre buscar formas de empreender. Para ele, quem já é empreendedor também pode buscar novas maneiras de fazer negócio.

A lição é: empreenda sempre que puder. Seja em casa, dentro da própria empresa ou no seu emprego. Isso porque o empreendedorismo pode impulsionar muito os seus resultados financeiros.

Então, mesmo que você seja o líder do seu negócio, continue empreendendo! Além de ajudar a exercitar a mente, trará mais aprendizado e experiência e pode melhorar ainda mais sua empresa.

4. Não trabalhe pelo dinheiro

A obra “Pai Rico, Pai Pobre” traz lições e frases que podem ajudar todos a questionarem seus hábitos financeiros e a forma como levam a vida. Uma delas é:

“Se você trabalha pelo dinheiro, está cedendo poder a seu empregador. Se seu dinheiro trabalha para você, você mantém e controla o poder”.

O que isso significa? Que muitos se preocupam apenas em trabalhar em troca do dinheiro. Contudo, o que as pessoas deveriam fazer é procurar formas pelas quais o dinheiro trabalhe para elas.

Quem tem um negócio também deve buscar isso. Quantas empresas existem no mercado que trabalham apenas para fazer dinheiro, mas não colocam parte do lucro para trabalhar em prol do empreendimento?

Se você deseja ser bem sucedido na vida pessoal e nos negócios, não tenha o dinheiro como fim. E sim como um meio para conseguir rentabilidade e alcançar a independência financeira.

5. Tenha cuidado com crenças limitantes

Grande parte das pessoas desenvolve crenças limitantes sobre o dinheiro. Elas podem vir de valores familiares, da falta de educação financeira etc. Tais crenças são armadilhas que tornam seu crescimento e enriquecimento mais desafiadores.

Algumas crenças limitantes comuns são:

  • “estude muito para conseguir um trabalho em uma boa empresa”;
  • “não se pode ter tudo na vida” ou “não posso comprar o que desejo”;
  • “o dinheiro é a fonte de todo o mal”;
  • “empreender é só para os ricos”.

Quem escutou muito frases assim tende a repeti-las. Além disso, as crenças podem ser desenvolvidas sem que você perceba de forma consciente. Para não deixar que elas prejudiquem o seu sucesso, tente mentalizar frases como:

  • “estude muito para poder ter sua própria empresa de sucesso”;
  • “eu consigo conquistar e ter o que mais quero” ou “o que posso fazer para adquirir o que desejo?”;
  • “a falta de dinheiro é a fonte de todo o mal”;
  • “empreender é para todos”.

6. Não negligencie a educação financeira

Essa é uma das lições mais importantes de “Pai Rico, Pai Pobre”. A educação financeira é essencial para abrir a mente, enxergar e questionar os nossos hábitos financeiros e saber o que deve ser feito para modificá-los.

Ela não é importante apenas na vida financeira pessoal, mas também no próprio negócio. Então, vale a pena sempre buscar aprimorar seus conhecimentos financeiros. A estratégia lhe ajudará a gerir seu dinheiro e a utilizá-lo da maneira mais eficiente possível.

Frases interessantes de “Pai Rico, Pai Pobre”

“Pai Rico, Pai Pobre” tem diversos ensinamentos, como os que você viu até aqui. Para absorver ainda mais lições, confira algumas frases interessantes de Robert Kiyosaki no livro!

“Há uma diferença entre ser pobre e estar quebrado. Estar quebrado é algo temporário. Ser pobre é algo eterno”.

“Gente demais se preocupa excessivamente com dinheiro e não com sua maior riqueza, a educação”.

“A inteligência resolve problemas e gera dinheiro. O dinheiro sem a inteligência financeira desaparece depressa”.

E então, gostou de conhecer mais sobre o livro “Pai Rico, Pai Pobre”? Ela é considerada uma obra que ensina a enriquecer. Logo, pode ser excelente para empreendedores melhorarem a forma como cuidam do dinheiro do negócio!

Gostou deste conteúdo sobre empreendedorismo? Continue seu aprendizado. Veja agora os perfis mais comuns de empreendedores e descubra qual é o seu!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: