Você sabia que existem diferentes perfis de empreendedor no mundo do empreendedorismo? E quanto mais se estuda sobre o tema, mais novos perfis vão aparecendo.

Por mais que todos tenham características em comum e o desejo de ter a liberdade de colocar suas ideias em prática, é impossível dizer que todo empreendedor é igual. Afinal, cada um possui suas vivências, ideias e convicções próprias.

Então, que tal saber mais sobre os principais perfis de empreendedor que existem? Continue a leitura do artigo e descubra qual é o seu perfil!

Nato

Esse perfil corresponde aos indivíduos que buscam realizar seus sonhos, sendo consistentes no que acreditam. Como possuem o empreendedorismo como parte das suas habilidades, costuma ter ideias e querer empreender a todo momento, mesmo que esteja trabalhando de forma tradicional.

O empreendedor nato é aquele que tem uma ideia e persiste nela até dar certo, não tendo medo de falhar. Entendem que empreender envolve riscos e um empresário de sucesso é aquele que não desiste. Determinação é a qualidade mais alta nesse perfil.

Precavido

Um dos tipos de empreendedor que pode ser comum entre os mais jovens ou iniciantes nessa área. O precavido é aquele indivíduo que, por mais que tenha a ideia, a estuda a fundo para se certificar de que ela é boa.

Cada passo que pretende dar precisa ser analisado à exaustão e visto por vários olhares antes de ser posto em prática.

Pode ser um pouco mais avesso a riscos financeiros e menos preocupado em fazer o negócio crescer rapidamente. Ou seja, se colocar a ideia em prática, pode ter mais paciência em fazê-la dar certo conforme o tempo.

Pesquisador

Perfil de empreendedor que tem características interessantes. São aqueles que continuam em constante aprendizado. Costumam pesquisar a todo momento sobre diversos assuntos para encontrar novas possibilidades e estratégias para melhorar algo existente ou começar uma nova ideia totalmente do zero.

O ponto fraco desses tipos de empreendedores é que eles podem pesquisar sobre diversos assuntos, se perderem nos brainstormings e acabar não colocando em prática para validá-las. Logo, o excesso de informação pode ser um problema.

Experiente

Nesse grupo estão os indivíduos que possuem um histórico longo no mundo do empreendedorismo.

Ou seja, estão há anos empreendendo e aprimorando seus conhecimentos em negócios. Por ter essa grande carga de experiência, costumam ser mais conscientes no que fazem, entendem de riscos e podem até enxergar o que pode ou não ter êxito.

Os experientes costumam ser professores dos iniciantes, estando sempre à disposição para ajudar novos empreendedores. São pessoas que podem ser vistas como fonte de consulta para resolver os mais diversos problemas e dúvidas.

Imitador

Ser um imitador pode ser ruim em um primeiro momento, mas esse perfil pode ser bem comum. São aqueles que observam o sucesso dos outros e acabam pensando em ideias parecidas. Em alguns casos, fazem uma cópia exata do que lhe chamou atenção.

Não há nada de errado em utilizar ideias de terceiros, mas é importante moldá-la e ter algum diferencial. Isso porque copiar o mesmo plano de negócio, dentre outros detalhes, acaba não sendo indicado.

Esse tipo precisa ter cuidado e saber a diferença entre copiar uma ideia e se inspirar. O imitador pode ser aquele que precisa estimular um pouco mais a criatividade.

Herdeiro

O herdeiro é aquele que nasceu ou cresceu em um ambiente no qual todos tinham ideias inovadoras e empreendiam. Por aprender que o empreendedorismo é algo interessante e natural, acaba sendo mais aberto a colocar em prática seus planos sem ter medo dos possíveis riscos que podem ter.

Idealizador

O idealizador gosta de pensar em ideias que possam mudar o mundo à sua volta. Geralmente são os que querem melhorar alguma realidade e fazer a diferença na vida de um determinado público.

Costumam empreender como forma de trazer melhorias para a sociedade, criando negócios de forte impacto social e preocupados com causas socioambientais.

Aqui você viu alguns perfis de empreendedor que podem ser comum de encontrar. Você conseguiu identificar o seu?

Continue agora aprimorando seus conhecimentos sobre esse tema e veja 7 comportamentos que todo empreendedor deve adotar para superar os tempos de crise!